BERINJELAS RECHEADAS À MODA GREGA 
2 berinjelas grandes
450 g de carne moída (patinho, de preferência)
100 ml de polpa de tomate
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de uva-passa
1 colher (sobremesa) de canela (opcional)
2 colheres (chá) de orégano
½ xícara de vinho tinto ou branco seco
50 g de queijo parmesão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Molho branco 2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
500 ml de leite
Noz-moscada ralada a gosto
Sal
Lave bem e corte OS pedúnculos das berinjelas. Corte-as ao meio, no sentido do comprimento. Com uma colher, cave a polpa até que fiquem com a casca fina (cerca de 0,5 cm). Faça com cuidado para não furar. Deixe de molho em água e sal para que não escureçam.
Pique a polpa DA berinjela e reserve. Refogue a carne moída em um pouco de óleo até ficar soltinha e sequinha. Junte a cebola e o alho e refogue até murchar. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a polpa reservada, a uva-passa, a canela e o orégano e refogue até a polpa ficar cozida. Junte o vinho e a polpa de tomate. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe apurar até o molho ficar espesso.
Unte uma fôrma com óleo. Seque as barquinhas de berinjela com papel-toalha. Recheie com a carne moída e ajeite na fôrma. Cubra com papel alumínio e asse em forno médio por 40 a 45 minutos (até a berinjela estar cozida).
À parte, faça o molho branco. Derreta a manteiga numa panela e junte a farinha. Com um fuê, mexa bem até começar a dourar. Junte o leite frio aos poucos, mexendo com o fuê sem parar. Tempere com sal e noz-moscada. Cozinhe por uns 5 minutos.
Quando as berinjelas estiverem assadas, tire o papel alumínio e cubra as barquinhas com o molho branco. Salpique com o queijo parmesão ralado e leve novamente ao forno para gratinar. Sirva com arroz branco.
0 comentários:
Postar um comentário