Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

[saborearte] RECEITAS COM CARA OU INHAME

 

Receitas com Inhame ou cará

Uns dizem que é hortaliça, outros, raiz, mas especialistas afirmam que o inhame é um rizoma, ou seja, um caule modificado que leva água e nutrientes para a planta.

Inhame é originário da Índia e é altamente fácil de produzir, não precisa de muitas técnicas para plantar, nem colher e dificilmente esta sujeito a pragas ou doenças e, por isso mesmo, é alvo de pequenos produtores.

Suas propriedades são das mais variadas, como:
  • Carboidrato;
  • Cálcio que ajuda na formação dos ossos;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Vitamina B1 que auxilia o crescimento das crianças;
  • Vitamina B2 que auxilia o sistema imunológico;
  • Amido, ou seja, é um energético natural;
  • Fibras que favorecem o funcionamento do intestino;
  • Além de ser rico em hormônio, que ameniza os sintomas da menopausa.
Para que todas as propriedades do inhame possam ser aproveitadas é necessário que ele seja bem cozido, caso contrário, se torna indigesto.

O inhame pode auxiliar na digestão e na fermentação do bolo alimentar, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo um bom alimento para diabéticos e pessoas que tem problemas com gastrite.


Purê de inhame
Depois de cozinhar os inhames no vapor ou na água, solte a casca e amasse com um garfo; unte um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, misture bem. Não precisa ir ao fogo de novo.

Inhame sauté
Depois de cozidos e descascados, corte os inhames em rodelas ou pedaços; esquente manteiga ou azeite numa frigideira; ponha os inhames e sobre eles bastante folhas verdes picadinhas (salsa, cebolinha, manjericão, coentro ou orégano), umas pitadinhas de sal marinho; mexa rapidamente, baixe o fogo e deixe grudar um pouquinho no fundo para ficar crocante.

Nhoque de inhame
Faça exatamente como se faz o nhoque de batata. Cozinhe os inhames, descasque e amasse com a farinha de trigo e uma pitada de sal marinho. Enrole em cordões, corte, ponha para cozinhar de pouco em pouco numa panela com água fervendo. Quando os nhoques subirem é que estarão cozidos. Se puder substitua parte da farinha de trigo comum por integral.

Bolinhos de inhame
Cozinhe, descasque e amasse ligeiramente os inhames com um pouco de cebola ralada, cebolinha verde picadinha ou alho-porró em fatias fininhas, umas pitadas de cominho e outras de sal; junte farinha de trigo para dar liga e frite em óleo bem quente, ou asse no forno até a superfície secar. Pincele com gema de ovo se desejar. Pode rechear com queijo fresco.

Forminhas de inhame
Descasque e rale os inhames crus na parte mais fina do ralador, para obter uma papa líquida. Junte fubá de milho ou farinha de arroz integral até conseguir uma consistência boa, mas ainda úmida. Tempera a seu gosto: com as sementes de cominho ou de erva-doce, umas pitadinhas de sal, talvez uma pitadinha de queijo ralado ou uma azeitona. Unte forminhas encha com a massa e ponha em forno bem quente durante cinquenta minutos.

Engrossando o caldo
Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão, que eles desmancham e o caldo fica bem grosso.

Pizza de sardinha
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; unte um tabuleiro, achate com as mãos o inhame amassado e vá cobrindo com eles o fundo e os lados do tabuleiro. Asse quinze minutos em forno alto. Numa panela refogue bastante cebola e ponha por cima sardinhas frescas pequenas abertas, sem espinha, temperadas com alho, sal e limão. Deixe cozinhar com a tampa por quinze minutos. Tire a massa do forno, despeje o recheio, enfeite com rodelas de pimentão e tomate, pique bastante cheiro verde e espalhe por cima. Leve novamente ao forno por mais dez minutos. Como variação desta receita, você pode não assar a massa antes de colocar o recheio; pode também reservar parte da massa para tampar a pizza, fazendo um pastelão.

Pizza de frigideira
Rale inhames crus, misture com farinha de arroz ou de milho, temperar a gosto; achate a massa numa frigideira antiaderente e deixe assar dez minutos de um lado, de outro. Com alguma pratica dá para fazer isso numa chapa bem quente, levemente untada. O ponto da massa não deve ser nem seco nem aguado.

Bolo salgado de inhame
Deixe de molho duas xícaras de triguilho durante duas ou três horas e esprema; junte duas xícaras de inhame cozido e duas de farinha de arroz. À parte refogue alguns legumes com um pouco de temperos, mas não deixe cozinhar. Tire do fogo e misture à massa Ponha numa forma untada, espalhe queijo ralado por cima e leve ao forno alto por quinze minutos; ponha a chama em ponto médio e deixe mais quinze minutos.

Pasta de inhame
São ótimas para passar no pão e substituem muito bem as pastas de queijo nas festas. A base é um purê de inhames cozidos e amassados, ao qual se acrescentam azeite ou manteiga, folhas verde picadinhas (salsinhas, manjericão, coentro, cebolinha) ou orégano; uma beterraba cozida e batida no liquidificado com inhame e um tantinho de água vai produzir uma pasta rosada; inhame batido com azeite, alho, água e sal faz um delícia de molho tipo maionese. Use a sua criatividade e ofereça aos amigos uma coisa nova de cada vez!

Sopa de inhame com missô
O missô, que é desintoxicante, é um alimento tradicional japonês muito usado como tempero, feito de soja fermentada com cereais e sal. Vem em forma de pasta. É muito rico em enzimas, proteínas e vitamina B12, devido ao seu processo de fermentação. Limpa o pulmão de fumantes, restaura a flora intestina, e acima de tudo dá um gosto todo especial à sopa.Portanto cozinhe os inhames descascados com o mesmo tanto de água, uma ou duas folhinhas de louro e alguns dentes de alho inteiros; depois bata no liquidificador para obter um creme fino.Acrescente uma colher de missô, na base de uma colher de chá cheia por pessoa. Cebolinha verde picada por cima combina muito.

Creme de inhame com agrião
Faça como na receita anterior. Depois de bater no liquidificador devolva ao fogo, ponha sal se for o caso, espere ferver e junte um bom punhado de agrião cru, lavado e cortado. Deixe cozinhar um minuto, apague o fogo e sirva. Com missô, se não tiver posto sal.

Torta de inhame em camadas
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; cozinhe e amasse a terça parte de abóbora; refogue uma verdura picadinha tipo espinafre, acelga, agrião, chicória, etc. Unte um pirex com manteiga ponha uma camada de inhame e sobre ela uma de abóbora; outra de inhame e sobre ela uma de abóbora; outra de inhame e sobre ela a verdura refogada; mais uma de inhame. Pincele ou não com ovo, enfeite com rodelas de cebola, espalhe queijo ralado , leve ao forno para secar durante 20 minutos.

INHAME DOCE
O inhame ajuda a dar consistência a qualquer creme, molho, pasta. Substitui perfeitamente a bata, por exemplo, na feitura do molho de maionese. Seu sabor não interfere com a maioria dos pratos é tão suave e neutro que pode ser usado também no preparo de doces.

Torta de inhame com abacaxi
Cozinhe os inhames, descasque, amasse e forre com essa massa uma assadeira untada, espalhe por cima uma compota de abacaxi feita com sementinhas de erva doce e cravo-da-índia, quase sem água pois o abacaxi solta caldo. Leve ao forno quente durante meia hora. Substitua por outra compota se desejar.

Bolo doce de inhame
Misture duas xícaras de inhame cozido com duas de aveia em flocos e duas de farinha de arroz integral, meio litro de suco de laranja ( ou outro líquido doce, como leite de coco adoçado com melado) uma colher de sopa de manteiga se quiser, umas pitadas de noz moscada e canela em p, frutas secas e castanhas picadinhas, ou banana maduras cortadas em rodelas. A consistência da massa deve ser pastosa _ nem aguada nem dura. Unte uma forma e leve ao forno quente durante meia hora, mais ou menos, mantendo a chama alta durante quinze minutos e baixando então para um ponto médio. Você sabe que o bolo está no ponto quando cheira. A partir daí ele vai secando, e quanto mais tempo ficar no calor mais firme será sua consistência. Se quiser um bolo mais fofo, junte uma colherinha de café de bicarbonato de sódio dissolvida em suco de laranja no final do preparo da massa.Esse bolo dá um ótimo panetone quando leva frutas cristalizadas e é assado em forma alta.

Biscoitos de inhame
A massa é a mesma do bolo. Unte um tabuleiro e despeje com a colher pequenas porções .Asse em forno alto até chegar ao ponto desejado. Como todo biscoito que leva aveia, este também, endurece depois que esfria.

Musse de inhame com ameixa
Ponha no liquidificador uma parte de inhames cozidos com uma parte de ameixas prestas sem caroço, cozidas com canela; aproveite a calda para bater a massa. Repita a recita usando maçãs ou bananas em compota em vez de ameixas. Para fazer a compota não é necessário adoçar, pois essas frutas já têm bastante açúcar natural.Basta que estejam bem maduras . Leva se ao fogo baixo, em panela tampada, com uma pitadinha de sal só um dedinho de água. Quanto mais cozinharem mais doce ficam.

 
"A comida sem tempero é como a vida sem paixão: não tem sabor e desconhece-se o prazer." Fingalwills
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br


From: Ana Angelica <angelicapdr@terra.com.br>
To: saborearte@yahoogrupos.com.br
Cc: 'Ana Angelica ' <angelicapdr@terra.com.br>
Sent: Sunday, February 19, 2012 12:23 PM
Subject: [saborearte] LEGUME CARA



Pessoal,
Bom dia
Peço a gentileza de que puder enviar receitas com o LEGUME CARA, nunca fiz e tenho muitas duvidas de como fazê-lo e o que pode acompanhá-lo, que puder me ajudar agradeço muito.
Edson D. Rosa
 




__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
Que tal começar 2012 com um novo namoro?

Ache modelos de Ar Condicionado com os melhores preços. Dê um Zoom!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...