Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 22 de março de 2010

[saborearte] MASSA BOA DE PÃO

 

Procurando uma receita boa de massa de pão e que também servisse para vários usos. Encontrei esta numa Cláudia Cozinha antiga.

Na sexta-feira, fiz uma receita inteira de massa. Dividi ao meio e com uma metade fiz 4 calzones de berinjela (bem grandes). Com a outra, um rocambole de geléia de morango e ricota. No sábado, a vontade de comer massinha feita em Casa persistia. Tornei a fazer uma receita e aí fiz esfihas de carne. Na verdade, a massa não é bem de esfiha, porque ela tem uma certa crocância na casquinha, o que também é muito bom. Além disso, preferi fazer o recheio de carne refogada e não crua, como manda a tradição esfihística. Então, posso dizer que fiz um pão com recheio de carne moída em formato de esfiha, já que fugi um pouco do original. Mas valeu a pena. A receita rende de 25 a 30 esfihas.

Se você não quiser rechear, é só fazer bolinhas com a massa e assar. O resultado são pãezinhos deliciosos.


MASSA BOA DE PÃO

1. Primeiro, faça a esponja:

- 1 tablete (15g) de fermento biológico fresco
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 300ml de leite morno
- 1 xícara (120g) de farinha de trigo

Misture tudo numa tigela, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Truque: ligue o forno por uns 3 minutos. Desligue e ponha a vasilha dentro. Num ambiente aquecido, a massa cresce mais rápido.

2. Passado o tempo, misture numa outra vasilha:

- 100g de manteiga gelada em cubinhos
- 3 xícaras (360g) de farinha de trigo

Com as pontas dos dedos, faça uma farofa. Aí, junte:

- 2 ovos em temperatura ambiente ligeiramente batidos
- 1 colher (chá) de sal
- a mistura DA esponja

Misture tudo muito bem. A massa deve ficar meio mole. Sem problemas. Enfarinhe uma superfície de trabalho, ponha a massa e sove por cerca de 10 minutos, acrescentando farinha aos poucos, até ficar menos grudenta (nesse processo, vai cerca de 1 xícara de farinha a mais do que na receita). Faça uma bola com a massa e ponha numa vasilha untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora, em local protegido (sugiro o forno desligado).

3. Enquanto isso, aproveite para fazer o recheio, que deve estar frio (ou pelo menos morno) na hora de rechear. Para OS calzones, cortei 2 berinjelas em cubinhos e deixei de molho na água com 1 colher (sopa) de sal por 20 minutos. Escorri e refoguei com cebola e alho e temperos a gosto. Quando esfriou, juntei 1 boa colher de requeijão e queijo prato ralado no ralo grosso.

Para o rocambole (não tirei foto), simplesmente amassei a ricota com 2 colheres (sopa) de açúcar e umas gotas de essência de baunilha. Na hora de montar, passei a geléia no rocambole (deixe as pontas sem recheio), cobri com a ricota e enrolei, fechando as pontas.

Para as esfihas, fiz um refogadão básico de carne. Temperei com zatar, uma pitada de canela e um toque de hortelã e, quando esfriou, coloquei suco de ½ limão e uma colherada de tahine.

Há milhares de sugestões de recheio: presunto e queijo, só queijo, tomate seco, escarola, maçã com canela... Invente o seu.

4. Etapa final: a massa cresceu e o recheio tá pronto. Vamos à montagem. Enfarinhe a superfície de trabalho e abra a massa (polvilhe farinha no rolo para não grudar)

Para OS calzones, abra a massa em círculos de cerca de 15cm de diâmetro. Ponha o recheio e feche as bordas, enrolando-as sobre is mesmas.

Para o rocambole, abra a massa em círculo até cerca de 1cm de espessura. Ponha o recheio, deixando um espaço na borda. Enrole e feche as pontas.

Para as esfihas, abra a massa em círculos de cerca de 10cm. Ponha o recheio e feche em triângulo, passando um pouco de água nas bordas para que não abram.

Para qualquer um dos formatos, quando terminar de rechear, deixe descansar por mais 20 minutos antes de assar em forno médio preaquecido. Se quiser Dar um aspecto mais dourado, pincele uma gema ligeiramente batida por cima DA massa. 



 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"O que preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons..."

.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...