Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

domingo, 21 de agosto de 2011

[saborearte] ENC: receitas saudáveis

 

 



MINIQUICHES

 

 

Massa


. 7 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 2 gemas
. 1 pitada de sal
. 2 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga

Recheio


. 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
. 2 ovos batidos
. 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
. 1 pitada de sal ( o queijo já é salgado)
. 2 colheres (sopa) de salsinha picada
. 1/2 xícara (chá) de alho-poró picado e refogado em um fio de azeite

 

Misture os ingredientes da massa com as pontas dos dedos. Faça uma bola, embrulhe com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Com a maior paciência do mundo, pegue um pouco da massa e forre forminhas de empada. Comece pelo fundo e vá subindo pelas bordas. A massa deve ficar fina, sem furar!

Depois das forminhas forradas ( mais ou menos 20, depende da espessura da massa), disponha as forminhas em uma assadeira grande. Bata o leite, os ovos, o queijo ralado e o sal no liquidificador.

Em metade das forminhas distribua um pouquinho do alho-poró refogado e, em seguida, despeje o recheio batido sobre ele. Na outra metade, despeje o recheio sobre a massa e polvilhe com um pouco da salsinha picada. Asse em forno médio preaquecido a 200° C até que estejam douradas. Sirva bem quentinhas.

 

 

TORTA DE CAMARÃO COM PALMITO

 

 

Massa


. 7 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 2 gemas
. 1 pitada de sal
. 2 e ½ colheres (sopa) de manteiga

 

Misture os ingredientes da massa com as pontas dos dedos. Faça uma bola, embrulhe com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, faça o recheio.

Recheio


. 1/2 vidro de palmito pupunha picado
. 1/2 kg de camarão limpo
. 1 cebola picada
. 1 colher (sopa) de azeite
. 1 colher (sopa) de farinha de trigo
. 1 xícara (chá) de leite
. Salsinha picada, sal e pimenta do reino a gosto

 

Refogue a cebola no azeite até murchar. Junte o palmito e refogue mais um pouco. Dissolva a farinha no leite frio e despeje sobre o palmito. Mexa sem parar, até engrossar . Junte o camarão e tempere com a salsinha, o sal e a pimenta. Mexa mais um pouco e deixe esfriar.

Montagem


Abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível. Despeje o recheio frio e, com o restante da massa aberta, faça tirinhas médias. Cubra o recheio com um trançado das tirinhas, pincele com uma gema e asse até dourar em forno médio preaquecido a 200° C.


 

PÃO INTEGRAL COM COMINHO

 

 

 

Para a esponja- a primeira parte do pão

 

. 1 sachê de fermento biológico instantâneo
. 1 colher (sopa) de açúcar demerara orgânico
. 300 ml de cerveja morna ( isso mesmo, tem de aquecer)
. 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada

 

Misture o fermento com o açúcar e junte a cerveja morna. Mexa e acrescente a farinha peneirada – deve ficar como um mingau grosso. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe descansar por 15 a 20 minutos.

Acrescente 2 colheres (sopa) de azeite, 1 ovo grande batido, 1 colher (sobremesa) de sal e 2 colheres (chá) de sementes de cominho, misture bem e adicione aos poucos 1 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo e 1 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo integral peneiradas.

Em uma superfície lisa e enfarinhada, sove a massa por 3 minutos e faça uma bola. Unte a massa com azeite e, com uma faca afiada, faça uma cruz na massa.

 

Esse corte em cruz ajuda a massa crescer

Ponha em uma tigela e cubra com o pano de prato.

Deixe descansar na temperatura ambiente até dobrar de volume. Isso deve levar mais ou menos 1 hora, dependendo da temperatura do dia.

Retire a massa da tigela, sove mais um pouco e modele o pão como um cilindro. Ponha em uma forma de bolo inglês enfarinhada e deixe descansar por 15 minutos.

Enquanto isso, aqueça o forno a 200° C e pincele com azeite a superfície do pão. Deixe a massa descansar novamente por mais 15 minutos e asse até que, ao enfiar um palito, ele saia seco e o pão estiver dourado

 




__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...