Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

quinta-feira, 30 de junho de 2011

[saborearte] ENC: Vinho Quente ou Quentão

 

 

 

 




 

Vinho Quente ou Quentão


Receitas

Você já ouviu o ditado: "Todos os caminhos levam a Roma"... Isso também é verdade para as receitas! Existem muitas receitas e formas diferentes de preparo, mas não acho que exista certo ou errado. Existe, sim, tradição e preferências, e algumas formas melhores de fazer as coisas.
Quentão... nossa!!! Onde começar? Na verdade esta receita é um legado... e existem várias formas de preparo e até nomes diferentes. No estado de São Paulo consiste em uma mistura aquecida de aguardente, gengibre, açúcar e especiarias. Já no Rio Grande do Sul, o quentão é feito com vinho tinto e infusão de canela. Resumindo, o quentão pode ser feito de várias formas, pode ser feito com vinho tinto ou mesmo uma mistura de vinho tinto com cachaça ou só de cachaça ou até sem álcool para as crianças... Ou seja, quase tudo é possível. Mas esta receita é, com certeza, a minha favorita e sempre, sempre fez muito sucesso nas minhas festas juninas, espero que ela lhe dê a mesma sorte...

2 garrafas de vinho tinto de mesa suave
½ copo de cachaça
Cravos
Canela
1 laranja Bahia
1 laranja
1 limão siciliano (de preferência, se não, pode usar o normal)
3 colheres (sopa) de açúcar
1 maçã
Gengibre

Numa panela média verta o vinho tinto suave e acrescente a cachaça. Isso feito está na hora de juntar os aromatizantes. Comece espetando as laranjas com os cravos (é uma técnica francesa de aromatização sem deixar os cravos soltos no líquido, utilizada tipicamente no vin chaud) e adicione-as ao vinho. Em seguida, acrescente as raspas do limão siciliano, a canela (partida para liberar mais aroma), o gengibre cortado em fatias e a maçã em 4 (estes dois últimos ingredientes irão aromatizar levemente com o seu sabor e, quando os retirar no final, poderá degustar a maçã como um lanche rápido... recompensa da Chef!). Junte as 3 colheres de açúcar e, se gostar de um quentão mais doce, coloque um pouco mais.
Ligue o fogo, deixe aquecer e, no momento que atingir uma suave fervura, deixe-o em fogo baixo por 10 min. e o seu Quentão de vinho tinto e cachaça já está pronto. Agora é só aproveitar com um bom grupo de amigos e familiares! Boas festas...

 

Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...