Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

[saborearte] ENC: [a_cozinheira] Pedido - para Marcia Souza

 

 

Conheca os beneficios de 58 frutas e legumes que traz à saude

Nos alimentarmos de forma correta traz incontáveis benefícios para nossa saúde e o bem-estar. Veja na sequência uma lista mais de 58 frutas e legumes, que pode ser consumidos natural ou em forma de sucos, conheça as suas respectivas propriedades terapêuticas.

abacate
Abacate:
Rico em: vitaminas B, E, potássio e gordura monoinsaturada.
Vantagens: reumatismo, bronquite, cálculos renais, diarreia, dor de cabeça , eczema, pela seca, parasitas intestinais, colesterol, úlcera gástrica e duodenal, tosse, rouquidão e artrite. Alem de saciar a fome, estimula a cicatrização. Por ser rico em vitamina E, é bom para pessoas com doenças cardiovasculares. Pois a vitamina E reforça também o sistema imunitário.

que abacaxi!
Abacaxi:
Rico em: vitaminas A, B, C, fosforo, cálcio, potássio e bromelaína. É indicado na má digestão, aparelho urinário, pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromelina  é uma enzima presente no abacaxi que ajuda na digestão, e ainda pode ser eficaz para dissolver coágulo sanguíneos.
Acerolas
Acerola:
Uma fruta ria em vitaminas A, do complexo B, C, ferro e cálcio. Otimo nos sintomas de resfriado , gripe e anemia.
lunch time
Agrião:
É fonte de vitamina C e ferro, iodo e betacoroteno. Ele atua diretamente no sistema digestivo, circulatório e respiratório. Ideal para quem fuma, pois age como antídoto aos efeitos tóxico do tabaco. Também pode ajudar no tratamento do câncer do pulmão, cãibras e cegueira.
alface1
Alface:
Rica em: potássio, cálcio, fosforo, ferro e vitamina A, C e niacina. A alface age como sedativo, calmante, analgésico, cicatrizante, depurativo e desintoxicante. Auxilia no tratamento contra insónia e perturbações gerais do sistema nervoso, dores de cabeça cronicas e tosse, para além disso pode ajudar o organismo e combater o câncer.
aipo
Aipo:
Rico em: cálcio, potássio, e vitaminas A e  C , suas propriedades dietéticas e ao mesmo tempo hidratante, ainda auxilia na eliminação dos gases intestinais e na eliminação das toxinas, na eliminar do acido úrico do aparelho digestivo. Útil para quem sofre de gota e infecções urinarias. Pode ajuda a reduzir inflamações e artrite.

mais alho
Alho:
Rico em: potássio, magnésio, cálcio. Tem propriedades: Anti-virais, antibiótico, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-asmática, Anti-oxidante, Anti-cancerígeno, colesterol alto, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, e tem uma eficácia nos tratamento de câncer de mama e próstata.
alperce
Alperce:
Rico em: betacaroteno, fibra, magnésio, fósforo, cálcio, flavonóides, ferro, zinco e ainda vitaminas do complexo B e C. É um excelente antioxidante, e fortalece o sistema imunológico.

alcachofra

Alcachofra:
Rica em: fosforo, magnésio,  potássio, sódio, acido folico, as vitaminas B3, C e K. É excelente para purificar o fígado, diurético, auxilia nas dietas de emagrecimento, reduz os níveis de colesterol no sangue.
ameixa
Ameixa:
Rica em: potássio, fosforo, sódio, magnésio, cálcio, betacaroteno, fibras e vitaminas C e E. O suco é um poderoso antioxidante, estimula o sistema imunitário e é útil para combater o envelhecimento, rouquidão, gripe, tosse, problemas digestivos, gastrite e cólicas.
cur_aspargo
Aspargo:
Contem: vitaminas A, C, cálcio e ferro. É indicado para quem tem eczema, doenças de pele, acne, e afecções de rins. Por ser pobre em calorias e hidrato de carbono, é bom para pessoas que precisam manter e perder peso.
azeitonas
Azeitona:
Rica em: vitaminas A, B1, D e E. Indicado nas doenças de pele, como eczema, acne, psoríases, sardas, envelhecimento da pele, problemas digestivo, e falta de apetite sexual.

banana1

Banana:
Rica em: potássio, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, betacaroteno, ácido fólico, vitamina C, e do complexo B. Indicado para pessoas que pratica esporte, quem sofre de depressões, anemia, pois estimula a produção de hemoglobinas, pressão arterial, nervos e ulceras.

batatas1

Batatas:
Rica em: cálcio, potássio, fibras, carotenos e vitamina C. Ajuda no tratamento de câncer, dores de estômago e enfermidades do intestino, evita a formação de coágulo sanguíneo e reduzir o risco de doença cardíaca. E a batata doce  ajuda proteger contra o câncer.
beterrabas2
Beterraba:
Rica em: açúcar, proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, vitamina C, sais minerais como: ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. É muito bom para combater anemia, perda excessiva de líquidos, e problemas de fígado e prisão de ventre.
brocoliss1
Brócolos (brocolis)
Rico em: vitaminas A, C.Sais minerais: potássio, cálcio, ferro, selênio,  cromo e tambem fibras. Este vegetal tem propriedades antioxidante, e anticancerígenas, age contra o câncer de próstata, pulmão, cólon e mama e ainda ajuda a reduzir o colesterol.

cerejas
Cereja:
Rica em: vitamina C, acido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fosforo e flavonódes. É um fruto poderoso antioxidante e ajuda fortalecer o sistema imunitário. Muito bom para tratamento de gota, acne, insónia, reumatismo e inflamação da garganta.

caju
Caju:
Rico em: vitaminas do complexo B, vitamina C e ferro. É indicado para caso de febre, impotência sexual, diabetes, bronquite, gripe e tosse e ainda ajuda proteger o sistema imunológico.

cenoura
Cenoura:

Rica em: Vitaminas, A, C, E, fibras, betacoroteno potássio, ferro, cálcio, e zinco.  Tem propriedades dietética, alivia azia, é benéfica para o estômago e o aparelho digestivo. É indispensável para gestante, pois melhora e aumenta a produção do volume sanguíneo  e também a produção do leite. Alguns estudos revela que a cenoura pode proteger contra o câncer da boca.

cebolas

Cebola:
Rica em: vitaminas C e do complexo B, potássio, fosforo, ferro e cálcio. É indicada para enfermidades do estômago, intestino, reumatismo, arteriosclerose , parasitas, resfriados, gripes, tosse, bronquite, asma, ajuda depurar o sangue e o fígado.

couves
Couve:
Rica em: Vitamina C, ferro, cálcio, fosforo, betacaroteno e fibras. Por ser rica em fibras é um otimo laxante, também para dores reumáticas, úlceras gástricas, combate artrite e cálculos renais. Pode ainda ajudar a prevenir e tratar o câncer de mama e doenças cardíacas.

couve-de-bruxelas

Couve-de-bruxelas.
Rica em: vitamina C, folatos, potássio e betacaroteno. Possui grande concentração de folatos, necessário para a produção dos glóbulos brancos.

couve-galega

Couve-galega.
Rica em: vitamina C, ferro, cálcio, caroteno e fibras. Por ser pobre em gordura e baixo teor calórico, é indicado para quem quer emagrecer. Também estimula o sistema imunitário.
couve-florr

Couve-flor:
Rica em: Vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, fosforo, e fonte de folato. Suas folhas é muito eficaz no combate as anemias, falta de apetite e também a prisão de ventre.

chicoria

Chicória:
Rica em: vitaminas A, complexo, B, C e D, potássio, betacaroteno e folatos. É indicado na prevenção da osteoporose, anemia. Por ser de baixo valor calórico, é otimo para dietas de emagrecimento.

coentros

Coentros:
Rico em: vitaminas A, B1, B3, B6, vitamina C, cobre, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, selénio e flavonódes. É um tónico para o estômago e o coração.
coco

Coco:
Rico em: vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C, e sais minerais como, potássio, cálcio, fosforo, magnésio, sódio, e cloro, também é rico em fibras, proteínas, carboidrato e gorduras. São vários benefícios que agua de coco nos proporciona, ajuda a reduzir colesterol, reduz a pressão arterial, desidratação, diarreia, trata ulcera estomacal, depura o sangue, preveni e auxilia no tratamento da artrite, estado febril, hidrata a pele e acima de tudo evita vómitos e náuseas na gravidez.

damasco

Damasco:
Rico em: vitaminas A, B1, B2, B3, C, fosforo, ferro e potássio. É indicado nos casos, afecções do fígado, problemas de visão, nicotina e câncer.

dente-de-leaos1

Dente-de-leão:
Rico em: ferro e cobre. Usado nos casos de diabetes, hemorróidas, gota, artrite, ajuda aliviar a retenção de líquidos e reduz a hipertensão arterial.

ervilhas

Ervilhas:
Rico em: vitaminas A, C, fosforo, cálcio, ferro, e potássio. São vários benefícios que a ervilhas traz a nossa saúde, combate a dores de estômago, intestino, laxante e coágulo no sangue.

espinafre

Espinafre:
Rico em: vitaminas A do complexo B, possui minerais como, ferro, fosforo, cálcio, folatos e betacoroteno. O espinafre é recomendado para pessoas anémicas, desnutridas, também é um bom para combater a pressão arterial, cálculos renais, artrite, diarreias, acima de tudo ajuda a desintoxicar o organismo.

framboesa1

Framboesa:
Rica em: vitaminas A, B1, B5, C, ferro, cálcio, fosforo, magnésio e potássio. A framboesa é utilizada no tratamento de inflamação, na garganta, gengivas, prisão de ventre, hemorróidas, reumatismo, doenças dos rins, fígado.

figo

Figo:
Rico em: fosforo, cálcio, potássio e magnésio. É indicado para dores de garganta, gripe, tosse, bronquites, cálculos, ulceras gástricas e duodenal, diarreia, insónia e queimaduras do sol.

kiwi

Kiwi:
Rico em: vitaminas A, C, cálcio, ferro, carboidratos e fibras. É indicado no casos de problemas digestivos, prisão de ventre, arteriosclerose, artrite, reumatismo, resfriado, gripe.
goiaba2

Goiaba:
Rico em: vitaminas A, B1, C, fosforo, ferro, cálcio, zinco e fibras. A goiaba é uma fruta de grande beneficio para o nosso organismo, auxilia no combate as infecções, reduz o nível do colesterol, tosse, diarreia, hemorragias e ajuda no emagrecimento.

groselha

Groselha:
Rica em: vitaminas  B, C, E, cobre, ferro, fosforo, potássio e magnésio. É um poderoso antioxidante, anti-inflamatório, e fortalece o sistema imunológico.

gengibre

Gengibre:
Rico em: selenio e zinco. É muito utilizado em caso de resfriados, dores de garganta, gripe, tosse e também auxilia no caso de emagrecimento.

hortela

Hortelã:
Rico em: magnésio, cálcio, ferro e folatos. É muito útil para a digestão, refresca o hálito, tremores nervoso, vómitos, cólicas, catarro brônquios e auxilia a expectoração.

laranja

Laranja:
Rica principalmente em vitamina C, potássio, caroteno. Ajuda a combater resfriados, gripe, diminui o colesterol, ainda tem propriedades anticancerigenas.

limao

Limão:
Rico em: vitamina C, potássio, cálcio. Eficaz nos tratamento resfriados, gripe, infecções por parasitas, melhor a circulação sanguínea, e muito bom para o sistema nervoso.

maca

Maçã:
Rica em: vitaminas do complexo B, vitamina C, E, magnésio, cálcio, fosforo, potássio, cobre e zinco, e ainda peticina. É eficaz nos tratamento da obesidade, problema intestinal, digestivo, fígado, colesterol, cálculos, reumatismo, arteriosclerose, artrite, febre, resfriado, cistite e fortalece o sistema imunitário. Sua casca possui nutrientes, antioxidante e substancia que evitam a proliferação de células cancerígenas, incluindo as células do cólon, da mama e do fígado.

mamao

Mamão:
Rico em: vitaminas A, do complexo B, e vitamina C, ferro, cálcio, fosforo e potássio. Este fruto possui uma enzima chamada papaína, que auxilia na digestão, fígado, prisão de ventre, gripe, hérnias, desidratação. Além de proteger o organismo contra o câncer.

manga

Manga:
Rico em: vitaminas C, do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, fosforo, potássio, fibras e caroteno. São vários os benefícios que a manga traz para nossa saúde, auxilia no combate acidez, doença do estômago, problemas cardíacos, diurético e ainda ajuda controlar a tensão arterial, a tratar anemia e fortalece o sistema imunitário.

morango

Morango:
Rico em: vitaminas B5, vitamina C, ferro, potássio e fibras. O morango é muito bom para dietas de emagrecimento, ajuda prevenir o câncer, e algumas doenças cardíacas, e a reduzir o nível do colesterol, males dos rins, anemias, fadigas e doenças da pele.
melancia

Melancia:
Rica em: vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fosforo e betacaroteno. Ajuda amenizar os sinais de envelhecimento, previne contra o câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, além de limpar o estômago, intestino e obesidade.

melao

Melão:
Rico em: vitaminas A, do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, potássio,  fosforo e betacaroteno. Ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, é um hidratante, também auxilia contra a obesidade, o seu suco é otimo na menopausa.

nabo

Nabo:
Rico em: vitaminas A, do complexo B, e vitamina C, cálcio,  ferro, fibras e betacaroteno. Por ser rico em fibras é eficaz no tratamento intestinal, reduz o colesterol, diabetes, cálculos, obesidade e ajuda preveni contra o câncer .

pepinos

Pepino:
Rico em: ferro, enxofre, potássio, fosforo e betacaroteno. O pepino é diurético, e ajuda a eliminar o excesso acido úrico, é muito bom para a pele e o envelhecimento.
frutas-e-verduras-041

Pêra:
Rica em: vitaminas A, do complexo B, vitamina C. silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras. A pêra é indicada para diabéticos, e para quem faz dieta para emagrecer, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga,aparelho urinário, indigestão, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação.

pessegos

Pêssego:
Rico em: vitaminas A, C, D, iodo, magnésio, ferro, cobre, fosforo, cálcio, fibras, caroteno e flavonóides. Pelo os nutrientes que possui, beneficia o intestino, aparelho digestivo, sistema nervoso, reduz o colesterol, reumatismo, reduz a hipertensão arterial, e ainda pode contribui para proteger contra o câncer e doença cardíaca.

rabanete

Rabanete:
Rico em: vitaminas B2, C, cálcio, fosforo, ferro e potássio. o rabanete tem varias vantagens para nossa saúde, estimula a digestão, purifica o sangue, os rins, bexiga, reumatismo, artrite, alivia a congestão nasal, bronquite, resfriado, inflamações interna, erupções da pele, previne a formação de coágulos  e contribui para a diminuir o risco de câncer do pulmão e estômago.

repolho1

Repolho:
Rico em: vitaminas A, C, potássio, cálcio, e fosforo. O repolho ajuda a purificar o sangue, estimula a digestão, age contra o envelhecimento precoce, auxilia na queima de gordura, diabetes, colesterol, ulceras e canceres.

roma

Romã:
Rico em: vitaminas A, do complexo B, ferro e  cálcio. A romã é otimo para visão, pele, auxilia na má circulação, também ajuda na eliminação de líquidos, e é capaz de afastar doenças cardíacas e tumores.

salsas

Salsa:
Rico em: vitaminas A, C. A salsa é anticancerígena, alivia dores de estômago e ajuda na eliminação de gases, é diurético, elimina o excesso de líquidos, da celulite, inflamações da vias urinarias, cálculos renais, melhora os distúrbios menstruais, refresca o hálito e fortalece estrutura do colagénio da pele.

toranja

Toranja:
Rica em: vitamina C, potássio, cálcio folatos e caroteno. A toranja é muito bom para a visão, evitando a formação de cataratas, facilita a digestão, ainda é recomendado para a proteção contra o câncer do cólon e do estômago.

frutas-e-verduras-0331

Tomate:
Rico em: vitaminas A, B, C, fosforo, ferro, magnésio, potássio, fibras, licopeno, betacaroteno. São varias vantagens do tomate que nos traz para nossa saúde. Podemos citar algumas como: previne contra o câncer, artrites, gota, reumatismos, próstata, cistite, furúnculos, prisão de ventre, problemas estomacal e garganta.

uva

Uva:
Rico em: vitaminas do complexo B, C, potássio e carotenos. A uva é uma fruta saborosa e de grande vantagens para saúde. É indicado nos casos de ácido úrico, colesterol, obesidade, prisão de ventre, bronquite, previne contra o câncer, reduz a hipertensão arterial e alivia as perturbações urinarias.


OUTRAS

  AÇAÍ

  Dentro dos benefícios/resultados reportados desta fruta roxa estão:

 

  . previne arteriosclerose

  . fornece suporte anti-alérgico

  . ajuda prevenir coágulos sanguíneos

  . altos níveis de fibras dietéticas

  . alto níveis de amino ácidos essenciais e minerais essenciais

  . altos níveis de esteróis de plantas, o que tem sido apontado como um ajudador do controle do colesterol

  . proporção de ácidos graxos essenciais que é semelhante à do azeite, que já foi comprovado como útil no combate à doenças cardíacas

  . perfil de proteínas semelhante ao dos ovos

  . pouca quantidade de açúcar

  . mais energia/vigor

  . maior concentração mental

  . previne e trata a ALZHEIMERS

  . melhor sono

  . melhora a digestão

  . melhora a função sexual

  . apoio ao sistema imunológico

  . altos níveis de anti-oxidantes

  . apoio ao anti-envelhecimento

  . promove melhor circulação

 

  UVAS – ROXAS E BRANCAS

  A variedade de cores das uvas traz todo um leque de poder protetor anti-oxidante a esta versátil fruta.

  Tem sido reportado que os componentes no suco de uva reduzem o risco de câncer, ataque do coração, doenças cardíacas e perda de memória.

  As uvas roxas contêm Resveratrol, o poderoso anti-cancerígeno anti-oxidante encontrado no vinho tinto e outros produtos feitos da uva, fazendo manchetes por todo o mundo.

  O suco de uva também tem sido apontado como um provedor de benefícios nas áreas de:

  . anti-envelhecimento

  . anti-bacterial/viral

  . anti-inflamatório

  . anti-oxidante

  . flexibilidade arterial

  . saúde do cérebro, pele e olho

  . saúde cardiovascular

  . saúde gástrica

  . inibidor do câncer de próstata

 

  PERAS NASHI

  Tendo já sido reservada como uma fruta a ser servida apenas aos ricos e nobres chineses, as pêras Nashi cresceram, foram cultivadas e comidas durante séculos.

  Pouco se sabe sobre sua origem... estima-se que elas começaram a aparecer pelo menos a 3 mil anos atrás na China.

  As pêras Nashi é uma ótima fonte de fibras dietéticas, e elas também contêm alto nível de potássio e outros minerais essenciais.

  Elas contêm quase 10% do USRDA para vitamina C, essencial para a atividade metabólica e produção de glóbulos vermelhos do sangue.

 

  CRANBERRIES

  As cranberries são ricas em muitos fitonutrientes e proantocianidinas (PAC´s) responsável por prevenir a adesão de certas bactérias associadas à infecções do trato urinário à parede deste trato.

  Estas propriedades anti-adesivas também são pensadas no sentido de inibir a bactéria associada a doenças da gengiva e úlceras estomacais. Historicamente, as cranberries tem sidos usadas para:

 

  . anorexia

  . antibiótico (E Coli, H Pylori)

  . desordens sanguíneas

  . desordens do fígado vesícula biliar

  . indigestões

  . promove regularidade

  . prostatite

  . proteção contra câncer de próstata

  . proteção contra câncer do trato urinário

  . reduz o risco de doenças da gengiva, úlceras e doenças cardíacas

  . dá suporte à saúde da gengiva

  . saúde do trato urinário

 

  ACEROLA

  Acerola floresce nos solos arenosos das terras tropicais. É um poderoso anti-oxidante, rico em vitaminas e minerais.

  Mais de 150 componentes nutritivos foram identificados na Acerola. Tem sido reportada por ter uma forte capacidade anti-fungos e redutora de colesterol.

  Tem sido apresentada por combater o envelhecimento celular, por ajudar com a hidratação da pele e por promover a saúde da função capilar.

  Nativos há muito tempo usam Acerola para/como:

 

  . tratamento de febre, disenteria

  . curar ferimentos

  . inflamações

  . adstringente

  . problemas no fígado

  . estimulante do fígado e sistema renal

  . diurético

  . saúde das funções cardíacas

  . ajuda nutritiva para anemia

  . diabete

  . reumatismo

  . tuberculose

 

  PÊRA

  As pêras têm sido veneradas desde os tempos antigos.

  É conhecido que o cultivo delas passa de 3000 anos atrás na Ásia ocidental, e alguns especulam que as pêras podem ter sido descobertas por povos na idade da pedra.

  Elas foram um alimento exótico na corte de Luis XIV e foram chamadas de ''presente dos deuses'' por Homer em seu épico, A Odisséia.

  Pêras são relacionadas com:

 

  . proteção anti-oxidante

  . funções anti-inflamatórias

  . mantém saúde cardíaca

  . apoio à transmissão nervosa

  . combate infecções

  . ajuda o metabolismo

  . aumenta a força capilar

  . reconstituição de tecidos

  . curar ferimentos e contusões

  . protege membranas das células

  . regularidade do intestino

  . reduz colesterol

  . limpa o cólon de químicos maléficos

  . protege a visão

  . nível saudável de açúcar no sangue

 

  ARÔNIA

  O suco de arônia contém um alto nível de antocianina e flavonóides, de cinco a dez vezes mais do que o suco de cranberry.

  Acredita-se que os seus nutrientes tais como anti-oxidantes, polifenóis, minerais e vitaminas possuem compostos que combatem especificamente o câncer e doenças cardíacas.

  Arônia contém importantes minerais essenciais e isso tem sido usado como alimento anti-diabético. Informações nutricionais:

 

  . polifenóis

  . antocianinas

  . ácido quínico

  . vitaminas

  . minerais

  . flavinóides

 

  MARACUJÁ

  O maracujá é rico em vitaminas, minerais e fibras, incluindo: cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio, enxofre e vitamina B.

  A lenda do maracujá vem desde os tempos bíblicos e o seu uso moderno diário inclui:

 

  . promove o sono

  . acalma a ansiedade

  . direciona a hiper-atividade infantil

  Os nativos das florestas tropicais têm usado o maracujá há diversas gerações para:

  . asma, saúde respiratória

  . tratamento de infecções urinárias

  . diurético suave

  . promove a saúde cardíaca

 

  BANANA

  Bananas são frutas comuns em supermercados e muitas vezes são pouco valorizadas poucos percebem os benefícios que a banana traz à saúde.

  Banana é a ÚNICA fruta que não vem de árvores ou arbustos, mas de grandes plantas que são ervas gigantes relacionadas à família dos lírios e orquídeas.

  Bananas estão ligadas à:

 

  . proteção anti-oxidante

  . controle da pressão sanguínea

  . melhor metabolismo de carboidratos

  . melhor contração muscular

  . previne o excesso de acidez sanguínea

  . melhor metabolismo de proteínas

  . ajuda na concentração e na memória

  . fornece energia instantânea

  . satisfaz a necessidade de açúcar

  . promove o bom humor

  . proteção contra doenças cardíacas

  . proteção contra câncer

  . promove melhor sono

  . alivia a prisão de ventre e diarréia

  . ajuda na proteção de colágeno

  . fortalece os nervos

  . alivia úlceras pépticas

 

  DAMASCO

  Os damascos fornecem uma grande variedade de anti-oxidantes e são abundantes em fibras solúveis, beta-caroteno, magnésio, ferro, fósforo, potássio e vitamina c.

  Eles ainda possuem um salicilato natural, que é o principal ingrediente da aspirina.

  Os nutrientes do damasco estão ligados à diminuição do risco de doenças cardíacas, derrames, cataratas e algumas formas de câncer.

  Fibras solúveis são conhecidas por fortalecerem os níveis de pressão sanguínea e promover a regularidade. Damascos são tradicionalmente usados para:

 

  . degeneração macular

  . cataratas

  . combate ao câncer

  . saúde cardíaca/vascular

  . estabilização da pressão sanguínea

  . saúde da próstata

  . prevenção de derrames

 

  AMEIXAS SECAS

  Ameixas secas são ameixas desidratadas, ricas em minerais e fenóis, e ainda têm um valor ORAC extremamente alto.

  O processo de desidratação atual multiplica o poder anti-oxidante por mais de

  seis vezes.

  Pesquisadores da USDA acreditam que pessoas idosas podem prevenir e tratar de doenças de idade simplesmente colocando ameixas secas em suas dietas.

  As ameixas secas são especialmente apropriadas para:

 

  . ajuda a densidade óssea

  . limpa e promove a regularidade do intestino

  . doenças cardiovasculares

  . limpa o fígado

  . previne perda de memória e ALZHEIMER

  . combate infecções

  . diabete

  . doenças diverticulares

  . reduz colesterol

  . reduz o risco de cânceres associados ao estrógeno

 

  CAMU CAMU

  A camu camu é a fonte mais rica de vitamina C do planeta.

  Seu conteúdo foi medido como 30-60 vezes maior do que uma quantidade igual de frutas cítricas.

  A camu camu é lendária pelo seu poder de fortalecer o sistema imunológico e curar tecidos conectivos.

  Tem poderes documentados como adstringente, anti-oxidante e emoliente (substância que abranda a inflamação). Camu camu tem se mostrado altamente efetivo contra:

 

  . infecções virais

  . resfriados comuns

  . degeneração macular e doenças da gengiva

 

  KIWI

  O kiwi contém fitonutrientes abundantes e ganhou fama como um delicioso raleador sanguíneo, alternativa à aspirina como forma de proteção à saúde do sistema cardiovascular.

  O kiwi tem capacidade de literalmente proteger o DNA no núcleo das células humanas dos danos ligados ao oxigênio.

  Essa fruta também fornece grande quantidade de vitamina E, vitamina A, vitamina C, minerais essenciais e fibras dietéticas. Informações nutricionais:

 

  . vitaminas

  . minerais

  . fibras

 

  Conhecido por tratar:

 

  . danos do DNA

  . câncer

  . problemas óticos

  . condições cardiovasculares

 

  Nativo da China, o kiwi é também comumente usado para:

 

  . controle do colesterol

  . redução dos triglicérides no sangue

  . tratamento e prevenção da degeneração macular ligada à idade

  . amarra/remove as toxinas do cólon

  . previne o câncer de cólon/próstata

  . controle do açúcar no sangue

  . protege o DNA dos radicais livres

  . inibe o câncer de pele

 

  WOLFBERRY

  Por milhares de anos na China, wolfberry tem sido conhecido como a erva da longevidade.

  Ele fornece uma combinação poderosa de anti-oxidantes e sacarídeos e melhora as atividades do sistema imunológico.

  Wolfberry também fornece 18 aminoácidos e 21 minerais essenciais. Wolfberry, como o açaí, é conhecido por ajudar a saúde sexual.

  De fato, vários links da internet sobre wolfberry enchem a internet com informações sobre um produto farmacêutico bem conhecido que promove benefícios similares.

  Entre os muitos problemas de saúde que a história e a ciência mostraram que o wolfberry podem melhorar estão:

 

  . fadiga crônica

  . dores de cabeça

  . hipertensão

  . dano ao DNA

  . artrite

  . câncer

  . diabete

  . problemas de visão

  . problemas circulatórios

  . insônia

  . disfunção sexual

  . problemas de pele

  . desidratação

 

  BLUEBERRY

  Blueberry é um potente anti-oxidante, responsável em parte por nos manter jovens, saudáveis e afiados mentalmente.

  A medicina popular nos conta que o blueberry tem uma longa história de uso em:

 

  . anti-envelhecimento

  . melhoria do apetite

  . saúde dos vasos sanguíneos

  . luta contra o câncer, especialmente da coluna cervical e mama

  . tratamento de tosses

  . proteção cardiovascular

  . diminuição do colesterol ruim

  . diabete

  . vista cansada

  . indigestão

  . degeneração macular

  . melhoria da memória

  . infecções do trato urinário

 

  ROMÃ

  O suco da romã contém mais anti-oxidantes do que o vinho tinto, chá verde, suco de blueberry, suco de cranberry e suco de laranja.

  Altamente efetivo na limpeza de placas das paredes internas das artérias.

  Alguns estudos mostraram que o suco de romã é um dos mais poderosos antioxidantes da natureza, contendo mais anti-oxidantes polifenóis do que qualquer outra bebida. Ponto final!

  Os polifenóis da romã são significativamente mais ativos do que todos os outros. Usado como remédio por milênios, o suco de romã hoje está sendo comprovado pela ciência como útil para:

 

  . prevenir ataques cardíacos

  . prevenir e tratar câncer

  . combater o diabete

  . desordens da pressão arterial

  . prevenir coágulos sanguíneos

  . problemas intestinais de todos os tipos

  . eliminação de parasitas

  . combate a infecções bacterianas e por fungos

  . problemas de colesterol

 

  BILBERRY

  Bilberry é um parente próximo do blueberry e se destaca pela propriedade de fortalecer os capilares ópticos.

  Bilberry é também muito reconhecido por desacelerar a degeneração macular associada à idade, cegueira noturna e doenças do olho associadas ao diabete.

  O bilberry é conhecido historicamente por ter um grande espectro de efeitos curativos e restaurativos em:

 

  . amenorréia

  . angina

  . cálculos renais

  . doenças do sangue

  . contusões

  . saúde capilar

  . fadiga crônica

  . formação e restauração do colágeno

  . tosses

  . diabete

  . diarréia

  . problemas digestivos

  . combate a inflamações

  . glaucoma

  . gota

  . hemorróidas

  . hipertensão

  . prevenção de ataques cardíacos

  . prevenção e tratamento de artrite reumatóide

  . tratamento de úlceras

 

  LICHIA

  Lichia é originária das florestas tropicais do sul da China e provavelmente do Vietnam.

  É cultivada na China há mais de mil anos e sem dúvida foi uma fruta silvestre muito procurada nestes dois países.

  Com 72 mg de vitamina C em cada 100 g de polpa, a lichia é uma excelente fonte desta vitamina essencial, como também de potássio e outros nutrientes.

  Muitos estudos mostraram que o consumo diário de lichia reduz a probabilidade de câncer e de muitas outras doenças.

 

  CELADRINA

 

  Celadrina é uma mistura patenteada dos ácidos graxos que mostraram melhorar a função e a reduzir a dor de pessoas que lutam contra dores e desconfortos provenientes da artrite.

  Celadrina equilibra gorduras, que contribuem com as respostas proinflamatórias, com gorduras que são associadas a agentes anti-inflamatórios.

  Celadrina também inibe enzimas destrutivas que causam inflamação.

  O desgaste excessivo visto na osteoartrite é na verdade devido à ação excessiva do enzimas proteolíticas que quebram o tecido ósseo.

  Celadrina, fabricada com um processo patenteado de esterificar óleos, é um ingrediente natural que reduz de forma comprovada cientificamente a inflamação e a dor sem efeitos colaterais.

  Já tendo sido matéria de dois artigos no internacionalmente conceituado Journal of Rheumatology, a Celadrina fornece fluidez e elasticidade às células jovens, facilita a proteção de ossos e articulações e fornece um benefício cumulativo de restauração.

 

  GLUCOSAMINA

  Glucosamina é produzido pelo corpo e é também disponibilizado comercialmente como um ingrediente natural extraído de um carboidrato das cascas dos crustáceos.

  O uso regular ajuda a manter o fluido lubrificante nas articulações, promove flexibilidade, alcance de movimento e conforto nas funções das articulações e provê uma matéria-prima natural para uma cartilagem saudável.


muito mais outras

 

 

Veja quais as frutas aqui apresentadas, mais ricas em substãncias que você necessita!

 

Calorias (ENERGIA)

1º. lugar – Açaí  – (110kcal)

2º lugar – Abacate -  (96Kcal)             

3º lugar – Banana – (92Kcal)

4º lugar – Caqui -  (71kcal)

5º lugar – Manga – (64Kcal)

 

Fibras

1º. lugar – Caqui  – 6,5g               

2º lugar – Goiaba – 6,3g

3º lugar – Abacate – 6,3g

4º lugar – Pêra – 3g

5º lugar – Ameixa – 2,4g

 

Potássio

1º. lugar – Romã – 485mg

2º lugar – Banana – 376mg

3º lugar – Maracujá – 338mg

4º lugar – Kiwi – 269mg

5º lugar – Mamão – 222mg

 

VITAMINA C

1º. lugar – Acerola – 941,mg

2º lugar – Caju – 119,7mg

3º lugar – Mamão – 78,5mg

4º lugar – Kiwi – 70,8mg

5º lugar – Morang0 – 63,6mg

 

CÁLCIO

1º. lugar – Limão – 51mg

2º lugar – Figo – 27mg

3º lugar – Mamão – 25mg

4º lugar – Kiwi – 24mg

5º lugar – Abacaxi – 22mg

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

É só descascar!

A tangerina é uma união perfeita de sabor, praticidade e vitaminas

Ela representa grande parte dos nutrientes da laranja, porém com a vantagem de poder ser consumida em qualquer lugar, a qualquer hora, graças a facilidade de ser descascada.

Com boa quantidade de vitamina C, manda para bem longe os radicais livres e a ameaça de gripes e resfriados, já que reforça as defesas naturais do organismo.

O potássio, presente em sua composição, é responsável por regular a pressão arterial; o magnésio atua no equilíbrio hormonal e produção de energia; o cálcio fortalece ossos e dentes e participa da coagulação sanguínea; e o fósforo combate a fadiga. As fibras da polpa ainda dão uma forcinha para o funcionamento do intestino.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

38kcal

Carboidrato

9,6g

Proteína

0,8g

Fibra Alimentar

0,9g

Fósforo

12mg

Potássio

131mg

Vitamina C

48,8mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Sementes poderosas!

Reforce suas defesas naturais com romã

Ao partir a fruta ao meio você vai notar a diferença. A polpa da romã é composta por pequenas sementes de alto valor nutricional.

São ricas em vitaminas do complexo A e B, que protegem a visão e fortalecem o sistema imunológico, respectivamente.

Os minerais, como cálcio, fósforo e potássio, em boa quantidade na fruta, agem no equilíbrio corporal. Já a sua casca, quando utilizada na forma de chás, é um poderoso vermífugo, combatendo ainda, problemas da boca e garganta, como gengivite, inflamações e rouquidão.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias 

56kcal

Carboidrato

15,1g

Proteína

0,4g

Fibra Alimentar

0,4g

Fósforo

40mg

Potássio

485mg

Cálcio

8,1mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Não só no bolo!

Mais do que uma frutinha decorativa, a cereja tem ação anticâncer e é antiinflamatória

Ela é pequena no tamanho e gigante nos benefícios à saúde. Já na sua cor verifica-se o seu poder antioxidante, ou seja, a neutralização dos radicais livres responsáveis por inúmeras doenças.

Assim como nas outras frutas vermelhas, a ação é do ácido elágico, auxiliado pela boa quantidade de vitamina C e antocianina, com ação antiinflamatória.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias 

36kcal

Carboidrato

8g

Fósforo

9,5mg

Potássio

73mg

Vitamina A

10mcg

itamina C

5mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

100% nacional!

A jabuticaba varre os radicais livres do organismo e reforça o sistema imunológico

Sabe o tom escuro da casca de jabuticaba? Ele se deve a grandes concentrações de antocianina, um poderoso antioxidante neutralizador da ação dos radicais livres.

Na polpa, estão doses de ferro, fósforo, vitamina C e vitamina B3, que combatem a anemia, amenizam a fadiga, reforçam as defesas do organismo e facilitam a digestão, respectivamente

Tanto na casca quanto na polpa ainda está presente a pectina, uma fibra com o poder de regular as taxas de colesterol  no sangue.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

58cal

Carboidrato

15,3g

Proteína

0,6g

Fibra Alimentar

2,3g

Fósforo

15mg

Potássio

130mg

Cálcio

16,2mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Limpa o orgarnismo!

O melão elimina as toxinas, diminui a retenção de líquidos e contribui na perda de peso

Bastante indicado em caso de insuficiência renal  e infecções urinárias, o melão promove a hidratação  e elimina as toxinas do organismo.

Cerca de 90%  da fruta é composta por água. Rico em minerais, ele auxilia na formação dos glóbulos vermelhos, dentes e ossos.

Tanto o melão-cantalupo quanto o amarelo possuem baixo valor calórico. Por isso, é a fruta ideal para quem quer perder peso e eliminar a retenção de líquidos, que causa inchaços.

Se o objetivo é combater a prisão de ventre, o melão-cantalupo sai ganhando, pois contêm maior quantidade de fibras.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

29kcal

Carboidrato

7,5g

Proteína

0,7g

Fibra Alimentar

0,3g

Fósforo

10mg

Sódio

11mg

Potássio

216mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Protege músculos e coração

O figo contém nutrientes que melhoram o desempenho do corpo

Rico em açúcares, o figo fornece energia rapidamente, e possui potássio, mineral importante para melhorar o desempenho do corpo, pois protege músculos e o coração.

Por isso, a fruta é indicada para quem pratica exercícios físicos e tem uma agitada. Ele também colabora na digestão e combate a prisão de ventre.

Mas atenção: consuma a fruta fresca, pois em conserva (enlatado, em calda) o figo possui mais calorias e carboidratos e não é indicado para diabéticos. São 184 calorias do figo em calda contra apenas 41 calorias da fruta fresca, que ainda possui 5 vezes menos carboidratos.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

41kcal

Carboidrato

10,2g

Proteína

1g

Fibra Alimentar

1,8g

Magnésio

11mg

Fósforo

15mg

Potássio

174mg

Cálcio

27mg

Vitamina C

0,8mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

A fruta que rejuvenesce

Rica em antioxidantes, a framboesa mantém os órgão saudáveis

Assim como outras frutas vermelhas, a framboesa é rica em antocianina, substância antioxidante que age contra os radicais livres, protegendo contra o câncer e o envelhecimento precoce das células e, conseqüentemente, de todos os órgãos do corpo.

Elas previnem principalmente o câncer de boca e garganta. As folhas da framboesa combatem problemas do intestino, como cólicas e diarréias, e podem ser consumidas em chás.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

57kcal

Carboidrato

13,2g

Proteína

1,2g

Fibra Alimentar

3,9g

Ferro

2mg

Sódio

3mg

Cálcio

34mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Coloração poderosa

A amora tem ação contra o câncer!

Ela faz parte do grupo das frutas vermelhas, poderosas agentes anticancerígenas. “As frutas vermelhas têm alto poder antioxidante, isso se deve principalmente ao ácido elágico contido nesses alimentos. Ele impede a formação dos temidos radicais livres que agem no envelhecimento e no câncer”, explica a nutricionista Andréia Gomes.

Rica em cálcio, a frutinha protege os ossos contra a osteoporose. Ela também é eficaz para tratar problemas de garganta, como rouquidão e irritações. Para desfrutar desses benefícios, coma 1 xícara (chá) de amoras por dia, alternando com o consumo de outras frutas vermelhas como a cereja e morango.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

57cal

Carboidrato

13,2g

Proteína

1,2g

Fibra Alimentar

3,9g

Magnésio

6mg

Ferro

2mg

Sódio

3mg

Cálcio

34mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009. 

 

Beleza e saúde em uma só fruta

Dá para sentir na pele que a manga é benéfica. Ela ajuda a prevenir problemas de saúde e deixa a pele sedosa

As mangas chamam a atenção ainda no pé: com cores vibrantes, que vão do verde ao vermelho, elas apresentam polpa macia e saborosa e mais de 40 substâncias aromáticas. Quem se rende ao cheiro e à textura da manga está se beneficiando com variados nutrientes.

 Ela é a fruta mais rica em betacaroteno, a provitamina A, que tem função antioxidante. Essa substância é considerada provitamina, pois se transforma em vitamina no organismo. A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos, da pele e das mucosas.

A manga ainda é uma das melhores fontes de vitamina E e possui boa quantidade de vitaminas C e do complexo B, magnésio, potássio, fibras, carboidratos e taninos, compostos fenólicos que atuam como antioxidantes. É por toda essa riqueza em nutrientes que a fruta é capaz de prevenir alguns problemas de saúde.

Como a fruta possui bastante potássio  e pouco sódio,  ela ajuda no controle da hipertensão. As substâncias antioxidantes contribuem para regular os níveis de colesterol sanguíneo.

Pesquisas mostram que até o diabetes pode ser controlado com o consumo moderado de manga, pois ela contribui para o bom funcionamento do pâncreas (responsável pela liberação da insulina) e regula as taxas de glicose no sangue. Por isso, se você for diabético, procure um nutricionista para saber a quantidade permitida para o consumo.

 

Bonita e saudável Para quem quer melhorar a textura da pele, deixando-a hidratada, macia e saudável, a manga é fruta ideal. É que ela possui vitaminas A e E, responsáveis para manter a boa saúde da pele. A falta dessas vitaminas no organismo deixa a pele ressecada e frágil.

Elas atuam como antioxidante e previnem o envelhecimento precoce e, como conseqüência, diminuem o aparecimento das rugas e marcas de expressão. Também ajudam na hidratação da pele, no controle da acne e na cicatrização de feridas. Além disso, o betacaroteno dá um bronzeado mais bonito e duradouro.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

64kcal

Carboidrato

16,7g

Proteína

0,4g

Fibra Alimentar

1,6g

Lipídeos

0,3g

Magnésio

8mg

Fósforo

9mg

Potássio

148mg

Cálcio

12mg

Sódio

1mg

Vitamina C

17,4mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora alto astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Seu intestino livre

Com o consumo de ameixa é possível regularizar a digestão, acabar com a prisão de ventre e, de quebra, reduzir inchaços e até celulite

Grande parte dos problemas que incomodam tanto as mulheres podem ser resolvidos com o consumo de uma substância chamada sorbitol. E ela está presente na ameixa!

“O sorbitol é uma substância que auxilia o trânsito intestinal”, explica a nutricionista Heloísa Piccinato. Facilitando o trânsito das fezes no intestino, a prisão de ventre acaba e a digestão melhora. Com isso o corpo acumula menos líquidos e toxinas nocivas ao corpo, que são em grande parte responsáveis por inchaços e celulites.

 

Quanto mais madura, melhor! Pesquisas realizadas na Universidade de Innsbruck, na Áustria, constataram que quanto mais madura a ameixa, maior a quantidade de antioxidantes presentes na fruta. Ou seja, a proteção do organismo contra os  radicais livres e, conseqüentemente, ao envelhecimento precoce, é maior quando a fruta está bem madura.

Dicas de escolha e armazenamento

  • Compre as ameixas firmes e sem rachaduras, amassados ou picadas de inseto na casca;
  • Se estiverem um pouco verdes, mantenha em temperatura ambiente para amadurecerem;
  • Guarde as ameixas maduras, por no máximo, 5 dias, na geladeira. 

Cada 100g da fruta contém:

Calorias 

53cal 

Carboidrato

13,9g

Proteína

0,8g

Fibra Alimentar

2,4g

Magnésio

5mg

Fósforo

14mg

Potássio

134mg

Cálcio

6mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Saúde em qualquer idade

O damasco proporciona o bom desenvolvimento do bebê, previne anemia em crianças, melhora a pele dos adultos e evita Alzheimer em idosos!

Também conhecido como abricó, o damasco pode ser consumido fresco ou seco, e é a fruta ideal para quem quer proteger os olhos e regular a pressão arterial, pois possui bastante potássio e quase nada de sódio.

Ele é riquíssimo em betacaroteno, a provitamina A, que previne problemas de pele e mucosa, como alergias, infecções e ressecamento. A combinação da vitamina A com as outras presentes no damasco (vitaminas C, E  e do complexo B) protegem a visão.

Por isso, o damasco é recomendado em casos de coceira ou secura nos olhos, e dá muito brilho ao olhar! O resultado? Seus olhos vão refletir saúde!

Em qualquer época da vida… … o damasco beneficia a saúde. Ele é indicado principalmente para as futuras mães, pois possui boa quantidade de ácido fólico (a vitamina B9), essencial para a boa formação do feto. Esse nutriente promove o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, protegendo o cérebro e a coluna e ainda evita o aborto espontâneo. Durante a gravidez, a pele fica mais propensa a desenvolver estrias. Nesse caso, a fruta novamente entra em ação: hidrata a pele e a deixa mais bonita!

O damasco seco concentra alguns nutrientes, como fibras, proteínas e carboidratos. É ideal para quem precisa de energia ou quer regular o intestino.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

48kcal

Carboidrato

11g

Proteína

1,4g

Fibra Alimentar

1,8g

Magnésio

8mg

Fósforo

19mg

Potássio

296mg

Cálcio

14mg

Ferro

0,5mg

Sódio

1mg

Vitamina C

10mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Polpa e castanha se completam

… e fornecem os nutrientes fundamentais para a saúde!

Vitamina C, fibras e caretenóides. São essas a substâncias presentes no caju que mais beneficiam a saúde. A fruta possui 5 vezes mais vitamina C que a laranja e só está atrás da acerola e do camu-camu.

Por isso, o caju fortalece o sistema imunológico, previne infecções, combate alergias de pele e cansaço.

Pelas cores da polpa, é possível perceber a ação anticancerígena: de casca amarela e avermelhada possui batacaroteno e licopeno, duas substâncias capazes de prevenir os câncer de pulmão e de próstata, respectivamente. Já as fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino, proporcionando boa digestão.

Da fruta, até a castanha…

…pode ser aproveitada! E não é só para não desperdiçar. A castanha do caju é rica em minerais, vitaminas E e do complexo B, proteínas, carboidratos e fibras. Se consumida moderadamente, a castanha contribui para manter a saúde de ossos e músculos, fornecer energia paras as atividades diárias, melhorar a digestão  e até regular o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue, pois possui ácidos graxos poliinsaturados.

As castanhas podem ser consumidas no café da manhã ou lanche da tarde, até 3 unidades por dia. Elas oferecem grande parte da quantidade diária recomendada de magnésio. Esse mineral contribui no controle do nervosismo, depressão, cansaço  e fraqueza. Para prepará-las, asse-as, no forno, até torrar levemente. Prefira consumi-las sem sal.

Dica de consumo Os sucos são boa opção para quem não suporta o sabor adstringente do caju! Consuma-os logo após o preparo, para aproveitar ao máximo os nutrientes da fruta.

 

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

43kcal

Carboidrato

10,3g

Proteína

1g

Fibra Alimentar

1,7g

Lipídeos

0,3mg

Magnésio

10mg

Fósforo

16mg

Potássio

124mg

Cálcio

1mg

Sódio

1mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

 A fruta que acalma

O maracujá controla a ansiedade, fortalece o sistema imunológico e regula as taxas de glicose no sangue

 Famoso por seu efeito calmante, o maracujá é uma fruta versátil e 100% aproveitável! Nesta matéria você vai conferir dicas para utilizar desde a casca até as sementes, A fruta inteira oferece nutrientes que beneficiam a saúde.

Começando pela polpa  “A polpa do maracujá é rica em vitaminas do complexo B, que ajudam na regulação da absorção de carboidratos, proteínas e lipídeos”, afirma a nutricionista Elizabete Elvira De Paola, da Vital Nutri. É na polpa também que se encontra grande quantidade de vitamina C, poderoso antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia na cicatrização de ferimentos, pois participa da síntese de colágeno na pele.

A fruta é bastante recomendada para tratar e prevenir anemia, pois é rica em ferro e a vitamina C ajuda a absorver esse mineral.

Não desperdice a casca! “Cada parte do maracujá exerce uma função diferente no nosso organismo. Suas cascas são riquíssimas em fibras que melhoram o perfil lipídico, ajudam a e emagrecer e mudam o hábito intestinal”, explica a nutricionista Elizabete.  Quem promove esses benefícios é a pectina, fibra solúvel que, no estômago, funciona como um gel e causa a sensação de saciedade, controlando o apetite.

“No intestino, a pectina tem a função de absorver as gorduras, auxiliando no controle do colesterol, ao mesmo tempo de regula a absorção de glicose e, conseqüentemente, controla o diabetes tipo 2”, destaca a especialista. A casca do maracujá, ainda possui vitamina B3, ferro, cálcio, fósforo e sódio.

Tem coisa boa nas folhas Quem nunca apostou em um copo de suco de maracujá para acalmar a ansiedade e o nervosismo? A fruta tem leve ação sedativa, mas é nas folhas do maracujá que o efeito está concentrado.  “Diversos pesquisadores mostram que o efeito calmante não está no consumo do fruto e sim nas folhas e caules, quem contêm alcalóides e flavonóides. Essas substâncias atuam no sistema nervoso central como analgésico e relaxante muscular. A folha do maracujá ajuda controlar a ansiedade, diminui o estresse, a fadiga  e a insônia” ressalta a nutricionista Elizabete.  Para obter o efeito calmante das folhas, consuma-as na forma de chás.

E por último… …até as sementes podem ser aproveitadas! Elas são ricas em ácidos graxos insaturados, que contribuem para regular as taxas de colesterol no organismo. As sementes podem ser utilizadas em caldas para bolos. Quando assadas, ficam crocantes e dão uma textura especial à receita.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias 

68kcal

Carboidrato

12,3g

Proteína

2g

Fibra Alimentar

1,1g

Lipídeos

2,1g

Magnésio

28mg

Fósforo

51mg

Potássio

338mg

Ferro

0,06mg

Sódio

2mg

Vitamina C

19,8mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Dê adeus à imunidade baixa!

Descubra como a goiaba reforça as defesas de seu organismo e traz muito mais saúde para o seu dia-a-dia

 Com um aroma inconfundível, a goiaba reúne três qualidades que a colocam entre as frutas tropicais ideais para garantir a saúde do organismo: baixo teor calórico, poder antioxidante e boa quantidade de fibras solúveis.

Uma força na dieta Quem está acima do peso já pode comemorar. A goiaba é mais uma aliada na luta contra a balança. Em 100g  do tipo vermelho da fruta há apenas 54 calorias, uma opção para os lanches entre as refeições principais ao longo do dia.

Mas os benefícios não param por aí. As fibras, em boa quantidade na casca e polpa da fruta, ainda garantem a sensação de saciedade, ou seja, ao consumi-la você não sentir a fome bater tão cedo.

A cor da saúde “O principal composto funcional presente na goiaba é o licopeno, que confere a cor vermelha à fruta. Ele é um poderoso antioxidante, que mantém a juventude das células e previne contra o surgimento de câncer”, esclarece a nutricionista Elizabete Elvira De Paola, da Vital Nutri.

O licopeno ganha um reforço com a grande quantidade de vitamina C da fruta, também um poderoso antioxidante, que da mesma forma age contra os radicais livres. Quem ganha é o organismo, uma vez que fica protegido do envelhecimento celular e outras mutações que podem desencadear o câncer, por exemplo, entre outras doenças.

De bem com o intestino As fibras, presentes na casca e polpa da fruta, aliadas ao consumo regular e abundante de líquidos (o ideal é consumir até 2 litros de água por dia) aumentam o bolo fecal e reduzem a prisão de ventre.

“Por ser rica em fibras, ela ajuda no funcionamento do intestino. Sem falar que alguns estudos mostram que médicos a indicam como antibiótico a crianças, para combater as bactérias que estão no seu intestino, conferindo, assim, seu poder bactericida”, ressalta Elizabete De Paola.

Outros benefícios A goiaba ainda se apresenta como fonte de vitamina A, que garante a saúde dos olhos e aumenta a imunidade; vitaminas do complexo B, principalmente a niacina, que previne as dores de cabeça de enxaqueca, indigestão, diarréia, entre outros problemas; e a vitamina C. “Por ser rica em vitamina C, a goiaba é uma forte arma na proteção contra infecções, processos alérgicos e fadiga”, esclarece a nutricionista Andréia Gomes.

A fruta também apresenta um mineral bastante importante em sua composição, o potássio, que participa das contrações musculares, equilibra a quantidade de líquidos  no corpo e regula a pressão arterial.

Cada 100g da fruta contém:

VERMELHA OU BRANCA?

Calorias 

54kcal

 Apesar de concentrar os mesmo nutrientes, alguns deles em quantidades superiores, como é o caso do mineral potássio (220mg em 100g da fruta), o tipo branco não contém o licopeno, substância aclamada por seu poder antioxidante, ou seja a capacidade de combater os radicais livres. A dica é variar entre os dois tipos, para não deixar de aproveitar os benefícios de nenhuma das especialidades.

Na hora da compra, para não se confundir, preste atenção na coloração da casca da goiaba. Se tiver um verde bastante claro, é o tipo branco; já com a cor verde mais viva caracteriza a vermelha.

Carboidrato

13g

Proteína

1,1g

Fibra Alimentar

6,2g

Lipídeos

0,4mg

Fósforo

15mg

Potássio

198g

Manganês

0,09mg

Ferro

0,2mg

Zinco

0,1mg

Vitamina B6

0,03mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009. 

 

Quer hidratar o organismo?

Aposte na melancia. Ela é composta por 90% de água, além de vitamina C, minerais e licopeno

 Os dias quentes de verão pedem opções refrescantes, capazes de repor as quantidades de água e sais minerais perdidos durante a transpiração.

 Nessa hora, a melancia se apresenta como uma das melhores opções. “Ela é um excelente alimento para hidratação, possui cerca de 90% de água, é rica vitaminas e minerais que auxiliam no equilíbrio orgânico”, esclarece a nutricionista Barbara Rescall Sanches, da VP Consultoria Nutricional.

Ação anticancerígena A melancia é aclamada por seu poder antioxidante, ou seja, sua capacidade de combater os radicais livres, produzidos a partir do metabolismo das células “ruins”, que em excesso, podem ser responsáveis pelo surgimento de diversas doenças.

Essa função da melancia é possível graças à presença de vitamina C licopeno em sua composição, que juntos têm grande força contra os radicais livres. “O licopeno é um poderoso antioxidante, estudado, principalmente, como auxílio de alguns tipos de câncer, em especial o câncer de próstata” ressalta a nutricionista Barbara.

Pressão arterial controlada  O potássio, mineral presente na composição da melancia, é o responsável por manter a pressão arterial nos níveis ideais. É que ele garante a elasticidade dos vasos sanguíneos e reduz arritmia cardíaca. Além disso, equilibra a quantidade de água presente nas células, diminuindo inchaços, e também participa das contrações musculares, inclusive do coração.

Amiga dos homens A impotência sexual, que se caracteriza pela dificuldade em iniciar ou manter uma ereção, é condição que assusta grande parte dos homens. Na maioria dos casos, ela acontece por fatores emocionais ou então pela dificuldade do sangue circular até o membro, decorrente do excesso de peso, pressão alta, colesterol elevado, entre outros problemas de saúde.  “A melancia tem o poder de vasodilatação, que melhora a circulação e também facilita a ereção dos homens”, ressalta Barbara.

Diabéticos, atenção! A melancia é rica em frutose, um tipo de açúcar e, por possuir baixa quantidade de fibras, esse açúcar cai na corrente sanguínea rapidamente, podendo elevar a taxa de glicose, se consumida em excesso. Sendo assim, os diabéticos devem procurar a orientação de um nutricionista para degustar a fruta e aproveitar seus benefícios sem prejuízos.

Cada 100g da fruta contém:

Tire suas dúvidas!

Calorias

33Kcal

 

 

  •       Evite comer melancia logo após as refeições principais. Pela grande quantidade de água que possui, ela pode dificultar a digestão e originar aquela sensação de peso no estômago.

 

 

  •      A parte branca da melancia não deve ser consumida em excesso. Isso porque ela possui uma substância que o organismo não é capaz de digerir, chamado celulose. Esse fato faz com que o organismo trabalhe para expulsá-la por meio da evacuação, podendo provocar dores de barriga.

Carboidrato

8,1g

Proteína

0,9g

Fibra Alimentar

0,1g

Magnésio

10mg

Fósforo

12mg

Potássio

104mg

Cálcio

8mg

Manganês

0,14mg

Ferro

0,2mg

Cobre

0,04mg

Zinco

0,1mg

Vitamina C

6,1mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Melhor do que a maçã?

Ao menos na prevenção de doenças cardíacas, o caqui ganha.

 Se não estiver totalmente maduro, ele “amarra” a boca. Há quem coloque um pouquinho de álcool no  cabinho ou enrole em jornais para amadurecer mais rápido, Tem quem o prefira mole e os que só consomem a variedade crocante (caqui chocolate).

 Apesar de todos esses pormenores sobre a cultura e o consumo do caqui, o importante é que essa fruta doce e perfumada ajuda na prevenção da asterosclorose e da pressão alta, suaviza a mucosa intestinal, melhora a digestão e diminui o risco de doenças cardíacas.

Pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry (EUA) revela que o caqui é melhor do que a maçã na prevenção de doenças cardíacas, pois tem maior concentração de fibras alimentares, minerais e compostos fenólicos (substâncias que combatem a formação de placas de gorduras nas artérias).

1 caqui por dia é suficiente para usufruir os benefícios dessa fruta

 Tipos de caqui

Rama Forte: de forma achatada e coloração bem vermelha, é consumido mole. É o tipo mais consumido pelos brasileiros.

Giombro: oval e com variedade de tons entre o vermelho, alaranjado e amarelo, é consumido duro (crocante).

Fuyu: de coloração alaranjada, arredondado e achatado, esse tipo de caqui é consumido crocante.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

71kcal

Carboidrato

19,3g

Proteína

0,4g

Fibra Alimentar

6,5g

Magnésio

9mg

Manganês

0,05mg

Fósforo

18mg

Potássio

164mg

Cálcio

18mg

Zinco

0,2mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas. v.1, n.1. 2009.

 

Feio por fora, bonito por dentro…

…. mas, o mais importante: delicioso e faz muito bem para a saúde! Esse é o kiwi.

 Se alguém olha apenas para a casca, pode imaginar até que se trata de algum bicho. Ainda bem que a aparência não diz nada sobre essa fruta, porque detrás da casca peluda, se esconde um alimento rico em vitamina C, potássio, cálcio, proteínas e fibras alimentares.

 

Corpo em equilíbrio Rico em fibras, o kiwi auxilia no funcionamento do intestino e do aparelho digestivo, melhorando prisão de ventres, dores abdominais, azia e queimação no estômago. Por conter pectina, controla os níveis de colesterol no sangue.

Sua elevada concentração de potássio faz com que essa fruta seja recomendada na prevenção de fadiga e depressão leve e moderada. Por fim, os minerais presentes no kiwi reforçam as defesas do organismo contra vírus bactérias, regulam a pressão arterial e aumentam a capacidade de concentração.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

51kcal

Carboidrato

11,5g

Proteína

1,3g

Fibra Alimentar

2,7g

Magnésio

11mg

Fósforo

33mg

Potássio

269mg

Cálcio

24mg

Manganês

0,17mg

Vitamina A

70,8mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.  

 

Pequena e poderosa

Rainha da vitamina C, a acerola também é fonte de betacaroteno e minerais

 Alguém poderia imaginar que uma frutinha tão pequena, que muitas pessoas têm no quintal de casa, seria tão benéfica?

 Com pouquíssimas unidades de acerola, é possível prevenir uma série de problemas de saúde. Ela é uma das melhores fontes de vitamina C, ganhando fácil quando comparada a outras frutas: possui 80 vezes mais que a laranja!

Confira todos os benefícios da acerola, quanto você deve consumir e por que a vitamina C é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo.

Não é só isso! ”A acerola é fonte de provitamina A, ferro e cálcio e tem baixo valor calórico”, afirma a nutricionista Elizebete Elvira De Paola, da Vital Nutri. A provitamina A é o famoso betacaroteno, substância antioxidante, capaz de prevenir o envelhecimento precoce e problemas cardiovasculares.

Os minerais da acerola também são essenciais para o organismo. O ferro, por exemplo, previne anemia, pois participa da síntese de células vermelhas no sangue e ajuda a distribuir oxigênio pelo corpo. Já o cálcio contribui para a saúde dos ossos, prevenindo osteoporose.

 Viva a Vitamina C! O ser humano não consegue sintetizar nem armazenar essa vitamina. Portanto, é preciso repor diariamente as doses, a partir do consumo de alimentos ricos nesse nutriente. É a vitamina C quem previne diversas infecções, pois fortalece o sistema imunológico. É antioxidante e combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, protegendo as artérias e o coração. Também deixa cabelos e dentes muito fortes.

“A deficiência da vitamina C pode ser observada quando as gengivas estão inchadas e inflamadas e as feridas não cicatrizam devido à diminuição na síntese do colágeno”, explica a nutricionista. A falta dela também pode causar cansaço e dores nas articulações.

“Estudos mostram que o seu consumo durante  35 dias ajuda no tratamento da anemia”, diz a especialista. É ela quem ajuda o organismo a absorver o ferro presente nos vegetais – e como a acerola tem ferro e vitamina C, ela é completa para o combate à anemia.

Quando e quanto consumir? Precisamos de vitamina C todos os dias. Alguns especialistas recomendam o consumo, no mínimo, 60mg do nutriente. A ingestão de 2 a 4 acerolas por dia é capaz de suprir as necessidades diárias de vitamina C de um adulto! Para crianças menores de 10 anos, 1 acerola por dia já é o suficiente.

Pode guardar! É possível colher acerola quase o ano inteiro e a árvore oferece frutas em grande quantidade. Se quiser armazená-las e consumi-las alguns dias depois, lave bem as acerolas em água corrente, segue, coloque em um saco plástico limpo e congele. Se preferir guardar em polpa, lave as frutas, bata-as no liquidificador, coe, separe em saquinhos plásticos e congele, A fruta congelada preserva grande parte dos nutrientes.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

33kcal

Carboidrato

8g

Proteína

0,9g

Fibra Alimentar

1,5g

Magnésio

13mg

Fósforo

9mg

Potássioo

165mg

Cálcio

13mg

Vitamina B3

1,38mg

Vitamina C

941,4mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v. 1, n.1, 2009.

 

De canudo e colher

Refresque-se e sacie a fome! Tanto a água como a polpa do coco oferecem nutrientes benéficos. Confira!

 Deseja matar a fome e a sede com um alimento só? Escolha o coco, que, além de fornecer água fresca e alimento sólido, previne alguns problemas de saúde, como artrose, osteoporose e dores musculares.

 A fruta é rica em minerais, e o mais importante é o magnésio, pois sua quantidade ultrapassa a de alimentos de origem animal.

“O magnésio contido no coco reforça os ossos e as cartilagens”, afirma a nutricionista Daniela Jobst. Não é só o cálcio que previne a osteoporose. É o magnésio quem colabora para mandar o cálcio direto para os ossos, preservando sua saúde. E é esse mineral também que previne artrite e hipertensão e ajuda o organismo a absorver proteínas.

Refrescante e nutritiva Livre de gorduras, a água-de-coco é uma opção para quem quer se beneficiar com os nutrientes da fruta, sem a culpa de consumir muitas calorias. “A água-de-coco é um produto natural e praticamente livre de contaminações. Possui baixo teor calórico e considerável valor nutricional”, explica Daniela Jobst.

A água-de-coco além de rica em magnésio,  possui outros minerais, como o potássio e cálcio, importantes para a saúde dos músculos e ossos. Também contém sódio, e por isso pessoas com hipertensão não devem abusar dessa bebida. Para quem quer matar a sede e se nutrir, a água de 1 coco apenas já é o suficiente!

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

402kcal

Carboidrato

9,8g

Proteína

3,8g

Fibra Alimentar

5g

Lipídeos

41,7g

Magnésio

41mg

Fósforo

107mg

Potássio

370mg

Ferro

1,7mg

Sódio

11mg

Vitamina C

1,6mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n. 1, 2009.

 

Vestido de veludo

Com casca singular, o pêssego oferece um equilíbrio de nutrientes e regula o organismo

Assim como a maioria dos alimentos de tons alaranjados, o pêssego é rico em betacaroteno. Além de proteger a saúde dos olhos e o sistema imunológico, ainda dá uma forcinha à beleza: deixa pele, cabelos e unhas mais bonitos.

Para deixar a saúde e aparência em dia, consuma só o necessário: até 3 unidades de pêssego por dia.

O pêssego fornece importantes vitaminas, necessárias para o equilíbrio do organismo. As vitaminas C e E, por exemplo, atuam como antioxidantes e, por isso, protegem o coração e previnem o envelhecimento precoce. Também é rico em potássio e niacina, que eleva o nível do bom  colesterol (HDL), e contém pouquíssimo sódio, por isso evita a hipertensão.

E não é só isso: a fruta também tem ação diurética e suaviza o aparelho digestivo, funcionando como leve laxante. Por isso, é recomendada em casos de prisão de ventre e insuficiência renal.

Benefícios lisinhos O pêssego possui a casca aveludada, que apesar de ser atraente, pode causar alergias em pessoas sensíveis. A nectarina é uma opção para usufruir os benefícios do pêssego sem o inconveniente da casca. É uma fruta bem próxima do pêssego e oferece praticamente a mesma quantidade de nutrientes: betacaroteno, potássio e muitas vitaminas.

Qual a melhor forma de consumo?  Prefira pêssegos frescos, pois a fruta em conserva (enlatados, com calda) possui quantidade bem menor de vitaminas e minerais e,  contém mais açúcar, por isso não é recomendada para diabéticos ou pessoas acima do peso.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

36kcal

Carboidrato

9,31g

Proteína

0,8g

Fibra Alimentar

1,4g

Magnésio

4mg

Fósforo

15mg

Potássio

124mg

Cálcio

3mg

Vitamina C

3,3mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v. 1, n.1, 2009.

 

Inimiga do colesterol e da prisão de ventre

Rica em fibras, a pêra bem que mereceria ser mais consumida pelos brasileiros. Descubra as razões para incluir essa fruta no seu dia-a-dia

 Pouco calórica, a pêra está presente em quase todas as dietas de emagrecimento. No entanto, ela não serve apenas para dar uma forcinha na hora de perder os quilinhos extras. Também fortalece o coração, os ossos e previne queda de cabelo e intestino grosso.

Nutrientes e benefícios Fibras. São os principais nutrientes presentes na pêra, e sua importância vai além da prevenção à prisão de ventre e melhoria do processo digestivo. Elas equilibram os níveis de açúcar no sangue, reduzem o colesterol e diminuem risco de câncer de cólon.

Outros nutrientes presentes na pêra são: potássio,  cálcio, enxofre, magnésio, silício, e vitamina C, que auxiliam no equilíbrio do sistema nervoso e no fortalecimento das funções cardíacas.

Atenção na escolha! O ideal é escolher as peras sem cortes, rachaduras ou manchas, pois estes sinais podem indicar que algum inseto passou pela fruta.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

53kcal

Carboidrato

14g

Proteína

0,6g

Fibra Alimentar

3g

Magnésio

6mg

Fósforo

12mg

Potássio

116mg

Cálcio

9mg

Vitamina C

2,8mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

Pequena notável

Apesar do seu tamanho, essa frutinha tem poder antiinflamatório, digestivo e é indicado para crianças e adolescentes que precisam ganhar peso

 Há mais de uma década, o açaí ganhou papel de destaque nas academias de musculação de todo o Brasil. Riquíssimo em calorias (energia) e ótimo para auxiliar no fortalecimento dos músculos, na prevenção de câimbras e no combate ao desgaste físico, essa frutinha escura, proveniente da região norte do país, pode ser benéfica para todas as pessoas que desejam melhorar a saúde de maneira natural.

Nutrientes na tigela “O açaí é rico em potássio, cálcio e antocinaninas, um composto funcional que age como um poderoso antioxidante, inibindo os radicais livres produzidos no nosso organismo. Ainda tem poder aintiinfalamatório e previne contra o câncer”, ressalta a nutricionista Elizabete Elvira de Paola, da Vital Nutri Assessoria e Consultoria em Nutrição e Qualidade de Vida.

Substituto da refeição O açaí é um ótimo alimento energético, indicado para as pessoas que precisam ganhar peso rapidamente, como esportistas ou mesmo crianças e adolescentes de baixo peso que apreciam o seu sabor.

No Brasil, é muito consumido, como substituto de refeições. Em geral, nas lanchonetes e restaurantes é servido com banana e granola, tornando-se uma ótima pedida para o café da manhã ou mesmo lanche da tarde, decorrente do seu alto valor calórico. “100 gramas da polpa do açaí contêm 110 calorias, destas 30% correspondem a gorduras monoinsaturadas. Não existe uma melhor forma de consumi-lo, o indicado é consumir como substituto da refeição”, explica a nutricionista Elizabete Elvira de Paola.

 

O mito da boa fonte de ferro “Diferentemente do que coloca a crença popular, o açaí não pode ser considerado uma boa fonte de ferro, pois além de ter baixa biodisponibilidade, ou seja, ele é pouco absorvido pelo organismo, não contém grandes quantidades de nutriente em sua composição, informa a especialista em nutrição.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

110cal

Carboidrato

21,5g

Proteína

0,7g

Fibra Alimentar

1,7g

Magnésio

13mg

Fósforo

11mg

Potássio

75mg

Cálcio

22mg

Vitamina C

10,3mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte:  Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009. 

 

Dê uma banana para sua saúde!

Afinal, essa fruta barata e nutritiva contém potássio, magnésio, cálcio, fibras e até Vitamina C.

 Basta descascar e comer! Não precisa lavar, não tem caroço e é muito nutritiva. A banana é a fruta mais prática do mundo e uma das mais benéficas à saúde.

 Riquíssima em potássio – 1 banana fornece quase 1/3 do que necessitamos desse nutriente por dia -, essa fruta originária da Ásia, previne câimbras, regulariza a pressão arterial, dá energia e melhora o funcionamento do intestino

Sem câimbras Como já é destacado, a banana contém grande quantidade de potássio. Esse nutriente é o maior defensor contra aquelas contrações musculares que causam dores e, em alguns casos, dificuldade de locomoção. Cálcio e magnésio também auxiliam no combate às câimbras, e estão presentes na composição da banana.

Pressão alta e colesterol Novamente o potássio é protagonista. O consumo excessivo de sal, que eleva a pressão arterial, é amenizado com o consumo de potássio, ou seja, dá-lhe banana! Tanto é verdade, que a FDA (Food and Drug Administration), agência que controla alimentos e remédios nos Estados Unidos, autoriza que os produtores e comerciantes de bananas informem a capacidade da fruta na redução do risco de pressão alta e infarto. A farta quantidade de fibras solúveis da banana ainda ajudam a diminuir as chances de elevação do colesterol ruim na corrente sanguínea.

Preferida dos atletas Se você já freqüentou ou pelo menos passou em frente a uma academia de ginástica, certamente já percebeu que a banana é a fruta preferida dos atletas. Isso porque 2 bananas-nanicas fornecem energia suficiente para 1 hora e 30 minutos  de exercícios pesados. A grande vantagem da banana é que os carboidratos deste alimento são de fácil digestão, garantindo a recuperação rápida da energia e a revitalização dos músculos.

Intestino funcionando Basicamente pelo alto teor de fibras (em espacial, a pectina), a banana auxilia no funcionamento do tubo digestivo e na formação do bolo fecal, reduzindo a prisão de ventre.

Outros benefícios Além de todas as vantagens já apresentadas que a banana pode oferecer para a saúde, seu consumo regular ainda previne anemia (por causa do ferro); estimula a atenção e capacidade mental (graças ao potássio) reduz depressão e tensão pré-menstrual (pois contém tripofano, aminoácido que se converte em serotonina e melhora o humor); e, por incrível que possa parecer, é recomendada para quem deseja abandonar o cigarro, já que contém vitaminas C, A, B6, B12, potássio e magnésio, nutrientes que controlam os efeitos da abstinência da nicotina.

Além do escorregão Ela não serve só para fazer as pessoas escorregarem e caírem: a casca da banana também pode ser aproveitada em benefício da saúde. “Em casos de queimaduras, inflamações, inchaço, feridas, chagas e nevralgia, basta usar a casca fresca da banana e aplicá-las sobre a parte afetada. A casca deve ser presa ao ferimento sem apertá-lo e renovada a cada 2 ou 3 horas”, afirma a nutricionista Daniela Jobst.

Amarela e verde  Embora tenhamos o hábito de consumir apenas a banana madura, ou seja, amarela, a fruta verde é bastante positiva para o organismo. Cozida ou na forma de farinha (vendida em supermercados e lojas especializadas), o consumo da banana verde ajuda na prevenção do diabetes tipo 2, câncer de cólon, doenças coronárias (que afetam o coração) e ainda combate a obesidade, já que dá sensação de saciedade

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

92kcal

Carboidrato

23,8g

Proteína

1,4g

Fibra Alimentar

1,9g

Magnésio

28mg

Fósforo

27mg

Potássio

376mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v. 1, n.1, 2009.

 

Fruta proibida?

 
De jeito nenhum! A maçã está mais que liberada! Conheça 10 razões para adotá-la em seu cardápio diário

Ela conquistou o paladar dos brasileiros. Originária de países de clima frio do sudeste europeu e asiático, a maçã ganhou seu espaço e se adaptou ao clima brasileiro, principalmente da região sul do país. Mas qual a razão de tamanho sucesso? Ele certamente vai além de seu gostinho adocicado. Está nos benefícios que a fruta traz à saúde. Confira.

  1. Xô radicais livres! Eles aceleram o envelhecimento das células e podem desencadear doenças como o câncer. No entanto, sua formação no organismo acontece a partir do metabolismo das células, um procedimento normal. Os radicais livres são preocupantes quando estão em quantidade exagerada, podendo comprometer algumas funções do organismo. Para barrar essa produção acelerada, entram em cena os alimentos antioxidantes: entre eles a macã.
  2. Controle do colesterol A união da pectina, um tipo de fibra solúvel, com os flavonóides, substâncias que protegem o organismo contra radicais livres, impede a oxidação do colesterol nas artérias, o que faz com que ela não se acumule e não interrompa a passagem de sangue. Segundo um estudo divulgado pelo Journal of Medicine Food (EUA), o consumo diário de 2 maçãs , durante 12 semanas, provocou uma diminuição de 20% dos níveis de LDL (colesterol ruim) oxidado, em média.
  3. Faxina bucal Os dentes, gengivas, a garganta e também as cordas vocais estão protegidos com o consumo regular de maçã. A fruta age como um adstrigente  e tonificante, eliminando as bactérias e garantindo a saúde dessas estruturas. Porém, os cuidados com a higiene bucal devem ser mantido.
  4. De bem com o intestino A maça possui em sua composição uma fibra solúvel chamada pectina. Ela é responsável por facilitar o trãnsito intestinal, já que aumenta o volume do bolo fecal e estimula a sua eliminação. Porém, para isso, é também preciso ingerir diariamente uma boa quantidade de água, caso contrário o efeito é inverso.
  5. Glicose sob controle A maçã é composta por um tipo de açúcar chamado frutose, que em união com a boa quantidade de fibras da fruta, é liberado mais lentamente na corrente sangüínea em relação à sacarose, o açúcar extraído da cana-de-açúcar. Por esse motivo, a maçã é uma das opções para os diabéticos, por manter o nível de glicose estável no sangue.
  6. Coração protegido Quando o assunto é saúde do coração, mais uma vez a pectina entra em ação. É que ela protege o coração ao reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Sem falar na boa quantidade de potássio presente na maçã, determinante para que a pressão arterial se mantenha nos níveis ideais. Livre do colesterol nas artérias e com a pressão arterial controlada, o coração trabalha melhor. 
  7. Prevenção ao câncer Com grandes quantidades de antioxidantes, a fruta atua como uma verdadeira barreira contra doenças, entre elas o câncer. Já as fibras solúveis, que estimulam o trabalho do intestino, também agem contra os tumores, já que eliminam impurezas com potencial para desencadeá-los. 
  8. Melhora na respiração Os nutrientes da maçã reduzem inflamações que acometem os brônquios. A fruta é recomendada para quem sofre com problemas respiratórios, em especial a asma. Além disso, com o consumo regular da fruta, o organismo se torna mais resistente às alergias, grandes responsáveis pelas crises de asma.
  9. Poucas calorias Se você está de dieta, aqui está mais uma razão para consumir maçã. Em 100g da fruta são apenas 56kcal, ideal para aquele lanchinho entre as refeições principais. Sem falar que ela é rica em fibras, que aumentam a saciedade e ainda ajudam no funcionamento do intestino.
  10. Variedade e praticidade Cansou de comer maçã vermelha? Mude para a maçã verde, ou ainda vá experimentando os diferentes tipos da fruta. Cada um deles possui uma particularidade que diferencia seu sabor e consistência. Os tipos mais consumidos no Brasil são: Fuji, Gala, Red Delicious e Granny Smith.  

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

56kcal

Carboidrato

15,2g

Proteína

0,3g

Fibra Alimentar

1,3g

Cálcio

2mg

Magnésio

2mg

Manganês

0,03mg

Fósforo

9mg

Ferro

0,1mg

Potássio

75mg

Cobre

0,06Mg

Vitamina B6

0,03mg

Vitamina C

2,4mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n.1, 2009.

 

De vilão a mocinho

Entenda por que o abacate vem perdendo a fama de “mau” e conquista, a cada dia, consumidores que se preocupam com a saúde e o bem-estar.

Ao olhar para o abacate, é difícil imaginar que, por trás de sua aparência nem tanto apetitosa, se escondem importantes vitaminas e minerais para a manutenção da saúde, além, é claro, de um sabor inconfundível.

“Algumas pessoas estudam o poder do abacate na inibição do crescimento de células cancerígenas, auxiliando na prevenção do câncer. Outras, porém, mostram que existem componentes funcionais que auxiliam na diminuição dos sintomas de osteoartrite, na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom  (HDL), prevenir doenças cardiovasculares”, esclarece a nutricionista Elizabete Elvira de Paola, da Viltal Nutri.

As qualidades de mocinho O abacate sempre foi temido por sua grande quantidade de gordura. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que essa é uma “gordura do bem”. É o tipo de gordura chamada monoinsaturada, que aumenta os níveis de colesterol bom (HDL), aquele que retirará o acúmulo de gordura das artérias, e reduz o colesterol total. Já um outro fitonutriente, uma substância natural da planta que funciona como nutriente e ajuda a prevenir doenças, chamado de beta sitosterol, também auxilia na redução dos níveis de colesterol total.

Vilão? Só contra o câncer!  Por apresentar boa quantidade de vitaminas C e E em sua composição, ambas com poder antioxidante, que barra a ação dos radicais livres responsáveis por desencadear o envelhecimento e destruição das células, o abacate evita o desenvolvimento de inúmeras doenças, entre elas o câncer, que se origina a partir de uma mutação nas células.

As vitaminas do complexo B, também presentes na fruta, reforçam a função antioxidante do abacate, já que promovem o desenvolvimento saudável das novas células e tecidos.

Pesquisas recentes apontam ainda que o abacate é importante fonte de glutatoína, também um fitonutriente com ação antioxidante. Ele barra a ação dos radicais livres e pode impedir o desenvolvimento de cânceres de boca e garganta, entre outros.

 

Mais benefícios O abacate ainda possui vitamina A e minerais com cálcio, ferro e fósforo, que garantem o equilíbrio de que organismo necessita. Uma pesquisa japonesa, realizada na Universidade de Shizuoka, verificou que o abacate, além dos benefícios citados acima, também pode proteger o fígado, reduzindo danos semelhantes aos provocados por hepatites. Os cabelos e a pele também recebem os benefícios da fruta, graças á proteína vegetal, os deixa hidratados e macios. 

Na hora do consumo Não sabe o que fazer com o abacate para que ele não escureça logo após ser cortado? É simples. Basta passar um pouco de suco puro de limão na superfície cortada. O limão impede a oxidação e, em conseqüência, o escurecimento. Já se for guardar uma das metades para consumir posteriormente, mantenha nela o caroço. Isso faz com que ela não estrague com facilidade.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

96kcal

Carboidrato

6g

Proteína

1,2g

Fibra Alimentar

6,3g

Magnésio

15mg

Fósforo

22mg

Lipídeos

8,4g

Potássio

206mg

Cálcio

8mg

Manganês

0,17mg

Ferro

0,2mg

Cobre

0,15mg

Zinco

0,2mg

Vitamina B2

0,04mg

Vitamina C

8,7mg

Vitamina E

1mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas. v.1, n.1, 2009.

 

Refrescante, saboroso, nutritivo…

 

Conheça os benefícios do morango para sua saúde!

Bastante utilizado em bolos, tortas e outras guloseimas, o morango é originário da Europa e está adaptado ao clima frio. Porém, a partir da década de 60, ele ganhou espaço no Brasil e, desde então, sua produção por aqui não parou de crescer.

 A fruta se adaptou de tal forma às condições climáticas e de solo brasileiros que hoje é produzida em diversos estados com características distintas, tais como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal.

 De acordo com dados da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a cultura do morango é praticada por pequenos produtores rurais que utilizam mão-de-obra familiar e destinam a maior parte de sua produção ao mercado “in natura”.

Por que ele faz tão bem? De sabor levemente azedo, esconde uma infinidade de benefícios. A começar pela cor, ele é rico em licopeno, substância responsável pelo seu tom vermelho e que barra a ação de radicais livres. Sim, são eles os grandes vilões do envelhecimento do corpo humano, já que atacam as células com um todo.

“O morango possui três ativos (ácido elágino, catequina e delphinidin) compostos fenólicos  com ação antioxidante (que combate os radicais livres). O ácido elágico, em especial, possui mais de uma atividade anticancerígena.”, ressalta a nutricionista Daniela Jobst.

Fonte de beleza! Os radicais livres também afetam as células da pele e as fibras capilares, O uso de máscaras para o rosto e cabelo feitas com morango é uma opção eficaz para neutralizá-los, uma vez que a vitamina C e os polifenóis  da fruta combatem sua ação.

 

Quando aplicado na pele, o morango estimula a circulação sanguínea, devolvendo seu brilho e maciez, além de deixá-la mais clara. Já no cabelo, a fruta é responsável por garantir mais brilho e prevenir a queda.

Dicas de higienização Por ser mais suscetível ao ataque de pragas, o morango é exposto aos agrotóxicos com maior intensidade. De acordo com um estudo divulgado em 2009 pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos – Para, coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, dos 17 alimentos avaliados, que incluem grãos, frutas e verduras, o morango ocupou a segunda posição, com teores de resíduos acima dos permitidos. Ele só perdeu para o pimentão, outro campeão quando o assunto é uso de agrotóxicos.

Por esse motivo, tomar algumas medidas antes de consumir a fruta tornam-se essenciais para impedir que ao invés de contribuir com a melhoria da sua saúde, o efeito seja contrário.

Se possível, opte pelos produtos orgânicos, produzidos sem a adição de agrotóxicos. Se isso não for possível, pela dificuldade em encontrá-los em feiras e supermercados ou em razão de seus altos preços, retire as folhas e o cabinho verde da fruta, lave bem e, em seguida, deixe de molho por pelo menos 30 minutos em uma solução de 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária. Após o período indicado, enxagüe as frutas em água corrente antes de consumir.

A fruta ideal Saber comprar morango é o primeiro passo para evitar desperdícios em casa. É que a fruta é bastante perecível e pode ser armazenada por 3 ou 4 dias, no máximo.

Assim, é preciso verificar a cor: ele deve estar com o tom vermelho bastante vivo, além das folhas e o cabinho bem verdes. É importante verificar se não há partes moles na fruta nem manchas escuras, pois indicam que ela não está própria para o consumo.

Uma dica importante na hora de levar o morango para a geladeira é não lavá-lo antes, ou então lavá-lo e secá-lo muito bem, pois a fruta molhada apodrece com facilidade.

Cada 100g da fruta contém:

ANOTE PARA NÃO ERRAR!

Calorias 

30kcal 

  

  •        De preferência, coma a fruta inteira. Quanto mais for cortada, maior a superfície de contato com o oxigênio e maior é a perda de substâncias antioxidantes. 
  •       Ao preparar sucos, bata a fruta o menos possível no liquidificador, também para não perder muitos de seus nutrientes. 

 

  •     Não deixe os sucos preparados por muito tempo. Tome logo em seguida ao preparo, senão os seus benefícios vão todos embora.

Carboidrato

6,8g

Proteína

0,9g

Fibra Alimentar

1,7g

Magnésio

10mg

Fósforo

22mg

Lipídeos

0,3g

Potássioo

184mg

Ferro

0,3mg

Cálcio

11mg

Vitamina C

63,6mg

Vitamina B2

0,03mg

Vitamina B6

0,03mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas,. v.1, n.1, 2009.

 

Nutritiva até o bagaço!


A laranja é antioxidante, controla os níveis de açúcar e colesterol no sangue e combate a prisão de ventre. O que você está esperando para aproveitar estes benefícios?

Se você faz parte do grupo de pessoas que identifica a Vitamina C com o único benefício que a laranja traz ao organismo, saiba que essa fruta esconde muitos outros nutrientes essenciais para a manutenção da saúde.

Além da Vitamina C, a laranja é rica em fibras, possui cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno, algumas vitaminas do complexo B.

Descubra, a seguir, o que cada um desses nutrientes faz pela manutenção do seu organismo.

Um fruta completa A Vitamina C e o betacaroteno são dois antioxidantes, o último responsável pela coloração da fruta, que protegem as células contra a ação dos radicais livres.  Os minerais atuam no fortalecimento dos ossos e músculos e na absorção de outros nutrientes  (cálcio e magnésio), na regulação da pressão arterial e elasticidade das artérias (potássio), favorecendo as funções cardíacas.

Coração batendo forte Uma das grandes ameaças à saúde cardíaca é o colesterol total elevado. Quando em excesso no sangue, ele passa a se depositar na parede das artérias e impede a circulação normal. Quem sofre é o coração, que pode entrar em colapso pelo não recebimento de sangue ou pelo esforço excessivo para bombardeá-lo pelas artérias, além, é claro, de outras doenças decorrentes do impedimento da circulação, como os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), por exemplo.

Quando consumida com o bagaço, a laranja auxilia no controle do colesterol. Isso tudo graças à pectina, uma fibra solúvel presente na polpa da fruta que regula essas taxas.

Controle da glicemia As fibras solúveis ainda reduzem a absorção intestinal de glicose para a corrente sanguínea, sendo uma opção para quem sofre de diabetes. Porém, como cada organismo reage de uma forma, o ideal é procurar um nutricionista para avaliar a quantidade de fruta a ser consumida em caso de diabetes.

Um verdadeiro relógio! Mais uma vez as fibras são o destaque a fruta. Presentes no bagaço da laranja, ao serem consumidas elas garantem a sensação de saciedade e ainda dão volume ao bolo fecal, fato que favorece o trânsito intestinal e dá fim à prisão de ventre.

Mas, lembre-se: para que as fibras desempenhem sua função, você também precisa ajudar. Consuma pelo menos 2 litros de líquidos diariamente.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

37kcal

Carboidrato

8,9g

Proteína

1g

Fibra Alimentar

0,8g

Lipídeos

0,1g

Magnésio

9mg

Manganês

0,05mg

Fósforo

23mg

Potássio

163mg

Ferro

0,1mg

Cobre

0,03mg

Zinco

0,1mg

Vitamina B1

0,07mg

Vitamina B2

0,02mg

Vitamina C

53,7mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas. v.q1, n.1, 2009.

 

Amiga n° 1 do coração!


A uva é uma grande aliada na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Rubi, Itália, preta, rosada… existem uvas para todos os gostos.  Cada um desses tipos possui cor, sabor e textura singulares e apresentam variadas quantidades de nutrientes.

As uvas de coloração vermelha ou roxa (com a uva rosada ou preta) possuem grande quantidade de flavonóides, que aumentam o colesterol bom (HDL), melhoram a circulação e previnem danos contra as artérias, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

Antioxidantes naturais Os flavonóides  são substâncias encontradas nos vegetais e atuam como antioxidante no nosso organismo. São tipos de polifenóis, responsáveis pela defesa das plantas: protegem contra ataques de fungos, bactérias e até da radiação de ultravioleta. Se os polifenóis já tem essa função nos vegetais, imagine então quando nós os consumimos! Eles são capazes de combater a ação dos radicais livres e, assim, previnem o envelhecimento precoce.

Além de proteger as artérias (pois reduzem o risco de aterosclerose e baixam os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea), os flavonóides funcionam com aintiinflamatório e, por isso, podem aliviar dores.

Revestarol  Encontrada em abundância na casca de uvas pretas, o revestarol é uma substância (polifenol) antioxidante que ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL) na corrente sanguínea. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, da perda de vitalidade e do envelhecimento precoce. Além isso, tem ação antiinflamatória, prevenindo doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como a asma e a bronquite.

É só escolher… Ao observar uvas de diversas cores e nomes no mercado, geralmente as pessoas vão escolher aquela que mais agrada ao paladar. E isso não é errado, pois qualquer tipo de uva que levarem para a casa vai estar acompanhada de muitos nutrientes saudáveis. Apesar de as uvas avermelhadas serem mais ricas em flavonóides, toda uva traz benefício à saúde.

Todos os tipos de uvas possuem boa quantidade de minerais, em especial o potássio, que está presente nas contrações do coração, é essencial para a saúde dos músculos e equilíbrio da pressão arterial.

Os cachos também são repletos de fibras solúveis, que favorecem o bom funcionamento do intestino. Por ser rica em açúcares (glicose e frutose), a fruta fornece energia rapidamente e sacia a fome levemente. A uva ajuda a tratar afecções renais e a eliminar o ácido úrico,  pois tem ação diurética e alcalinizante.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

49cal

Carboidrato

12,7g

Proteína

0,6

Fibra Alimentar

0,9g

Magnésio

6mg

Fósforo

23m

Potássio

159m

Cálcio

8mg

Sódio

85mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Ediotora Alto Astral. O poder das frutas. v.1, n.1. 2009. 

 

Papaína e Betacatoteno

Não conhece? São as substâncias que fazem o mamão combater problemas gastrointestinais e doenças de pele.

 Inúmeras são as vantagens que o consumo regular de mamão pode oferecer à saúde. As principais são a aceleração da cicatrização, regularização do funcionamento do intestino e combate à indigestão. Os méritos são da papaína e do betacaroteno.

O mamão ingerido em jejum  eficaz contra o diabete. Ajuda a tratar doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminose e verruga.

Vitamina A Quando ingerido, o betacaroteno (substância que dá o tom alaranjado ao mamão e outros alimentos como a cenoura) se transforma em Vitamina A, fundamental para combater doenças de pele, queda de cabelo e na prevenção da cegueira.

Amiga da digestão Outra substância importante para a saúde, e encontrada no mamão, é a papaína, enzima que atua na digestão de proteínas, diminuindo a incidência de problemas gastrointestinais. Os benefícios desta substância podem ser conseguidos com a simples ingestão da fruta.

A papaína também é utilizada na indústria têxtil (para amaciar as fibras das roupas), em compostos farmacêuticos (para fazer gazes que agilizam a cicatrização) e até em produtos odontológicos (no tratamento de lesões ocasionadas por cáries).

Ventre livre Ótima fonte de fibras, o mamão facilita a formação do bolo fecal e seu trânsito no intestino, um santo remédio para prisão de ventre.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

45kcal

Carboidrato

11,6g

Proteína

0,8g

Fibra Alimentar

1,8g

Magnésio

17mg

Fósforo

11mg

Potássio

222mg

Cálcio

25mg

Vitamina C

78,5mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas. v. 1, n. 1. 2009.

Descasque 0 abacaxi!  E ganhe saúde!

 A fruta é rica em fibras, vitaminas A e C, além de minerais e uma enzima pra lá de eficiente: a bromelina.

Por ser rico em Vitaminas e Minerais, o abacaxi, quando consumido com regularidade, é capaz de afastar problemas de saúde e aumentar a imunidade do organismo.

O rei das frutas Não é só por sua aparência imponente que o abacaxi está entre as frutas tropicais que mais trazem benefícios ao organismo. Em sua composição, estão presentes minerais importantes como:

  •         Cálcio: está presente na composição dos ossos e dentes, participa da coagulação sanguínea, facilita o deslizamento e contração das fibras musculares, regula a divisão celular, facilita a transmissão de impulsos nervosos e controla os batimentos cardíacos.
  •      Magnésio: direciona o cálcio para ser absorvido pelos ossos, previne doenças cardiovasculares, pressão alta e arritmia, participa na absorção de proteínas e carboidratos, reforça o sistema imunológico e atua na formação de proteínas.
  •         Potássio: equilibra a quantidade de água presente nas células, controla a pressão arterial, aumenta a elasticidade das artérias e age nas contrações musculares.

No que diz respeito às Vitaminas, a fruta é uma boa fonte de Vitamina A, responsável por garantir a saúde dos olhos; Vitamina B1, que atua na conversão de açúcar em energia, na síntese de neurotransmissores e no reforço da imunidade; Vitamina C, que aumenta as defesas do corpo contra infecções, combate a ação dos radicais livre e auxilia no processo de cicatrização dos ferimentos; e Vitamina D, essencial para a absorção de cálcio e fósforo no organismo.

E a bromelina?  Devido a presença de bromelina em sua composição, uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, o abacaxi facilita a digestão e estimula um melhor aproveitamento dos outros nutrientes.  Ela também dissolve o muco ou o catarro dos pulmões, facilitando a expectoração, e age, como antiinflamatório.

E onde se encontra a bromelina no abacaxi? Ela está em grande concentração na parte central da fruta, aquela mais dura, que normalmente é descartada antes do consumo. Para aproveitar seus benefícios, bata o miolo do abacaxi em sucos e vitaminas.

Fibras poderosas Elas estão presentes no abacaxi e, por essa razão, ele é uma ótima opção de funcionamento do intestino. É que as fibras, associada à ingestão diária de boa quantidade de líquidos, formam e dão peso ao bolo fecal, facilitando seu trânsito no intestino e permitindo, assim, que ele seja eliminado mais facilmente. Elas ainda participam acelerando a digestão. É por essa razão que, junto com a bromelina, as fibras ajudam a diminuir a sensação de peso no estômago após excessos alimentares.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias

48kcal

Carboidrato

12,31g

Proteína

0,9g

Fibra Alimentar

1g

Lipídeos

0,1g

Magnésio

18mg

Fósforo

13mg

Potássio

131mg

Manganês

1,62mg

Ferro

0,3mg

Cobre

0,11mg

Zinco

0,1mg

Vitamina B1

0,17mg

Vitamina B2

0,02mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas. v. 1, n. 1. 2009.

 

Limão. Barato, saudável e multiuso

  

O limão tem função antioxidante, fortalece o sistema imunológico e serve até como produto de limpeza!

Apenas 1 limão médio é capaz de fornecer a quantidade diária recomendada de Vitamina C. Ela participa da produção de anticorpos no organismo e, por isso, protege o nosso corpo contra infecções: nada mais propício em situações de baixa imunidade do organismo.

A Vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, ainda ajuda o organismo a absorver ferro, Quem sofre de anemia deve consumir verduras verde-escuras, que são ricas nesse mineral, e, se temperá-las com limão, terão a dupla necessária para combater esse problema.

E não é só em sucos e chás que o limão oferece tantos benefícios. Esse azedinho serve como tempero de salada, é ingrediente de molhos e dá um gostinho a mais ao refrigerante. Rico em flavonóides, tem função anticancerígena, atua como antiinflamatório e ajuda a eliminar o colesterol ruim (LDL) do sangue.

Como do limão tudo é aproveitado, a casca pode ser ralada em tortas e até mesmo batida em suco. A limonada suíça, por exemplo, utiliza o limão inteiro, com casca e bagaço e, por isso, oferece todos os nutrientes presentes na fruta, em especial a pectina, substância presente na parte branca, entre a polpa e a casca. Ela ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e glicose no organismo.

Os óleos essenciais ainda contribuem na eliminação do ácido úrico do organismo que, em excesso, pode causar artrite (inflamação das articulações), nefrite (inflamação dos rins) e cálculos renais.

O consumo de limão também pode prevenir problemas de circulação, pois seus flavonóides reforçam a parede dos vasos sanguíneos e dão mais elasticidade às artérias.

O suco de fruta também serve como produto de limpeza natural. Os produtos industrializados podem irritar a pele e as unhas e, além disso, prejudicam o meio ambiente. O excesso de espuma, jogado no esgoto todos os dias, favorece a proliferação de algumas plantas aquáticas e desequilibra a cadeia alimentar em rios e mares. Para ser ecologicamente correto, utilize 100 ml de suco puro de limão para cada  1 litro de água, misture bem e é só aplicar em vidros, azulejos, fogão, etc.

Cada 100g da fruta contém:

PARA OBTER OS BENEFÍCIOS dO LIMÃO….

Calorias 

32kcal

…é preciso tomar alguns cuidados na hora da utilização. A acidez dessa fruta pode causar irritações, por isso:

Carboidrato

11,1g

Proteína

0,9g

Fibra Alimentar

1,2g

  • Algumas pessoas  que sofrem de gastrite podem ter sensibilidade ao limão. Porém, o consumo só é proibido se a pessoa sentir algum desconforto ao ingeri-lo.

Magnésio

10mg

Fósforo

24mg

Lipídeos

0,1g

  • O esmalte dos dentes também pode ficar prejudicado, assim, recomenda-se não escovar os dentes logo após ingerir limão; aguardar 1 hora para que o efeito do ácido se neutralize.

Cálcio

51mg

Sódio

1mg

Vitamina B1

0,3mg

  • Após manusear a fruta. é preciso lavar muito bem as mãos e outras áreas que tiveram contato com ela e não se expor ao sol, pois o sumo pode causar manchas na pele.

Vitamina C

38,2mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas. v. 1, n. 1. 2009.

 



Espero que seja útil

Abração

Henry Courcy










__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...