Resumo

Com a chegada do frio, a preferência pelos alimentos mais quentes entra em evidência. O caldo de feijão é uma boa opção não apenas para se aquecer, mas também para saborear um prato gostoso e nutritivo. Veja como preparar esta delícia de uma forma bem simples.

 

Você precisa de

Feijão mulatinho 2 xícaras (chá)
Pimentão picado 2 colheres (sopa)
Cebola picada 1
Água 2 xícaras (chá)
Bacon 60 g
Louro 2 folhas
Alho 4 dentes
Paio 1 gomo pequeno
Cebolinha e coentro picados a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Passos

1

Coloque em uma panela de pressão o feijão, o paio sem pele, as folhas de louro e cubra tudo com água. Deixe cozinhar por 35 minutos.

2

Quando terminar o tempo de cozimento, retire a panela do fogo e deixe-a esfriar. Em seguida, retire o paio, corte-o em fatias finas e deixe-o reservado.

3

Pique o bacon e frite-o em fogo baixo em uma panela com azeite de oliva para liberar a gordura. Quando estiver bem quente, acrescente a cebola, o alho e o pimentão picado.

4

Refogue bem e despeje na panela o feijão, temperado com sal e pimenta-do-reino, e leve novamente ao fogo, deixando ferver por 10 minutos.

5

Deixe esfriar um pouco e bata o conteúdo em um liquidificador. Em seguida, peneire para que fique somente o caldo.

6

Na hora de servir, ponha em cada cumbuca uma fatia do paio que foi reservado, para dar um gosto mais saboroso ao caldinho. Sugestão: acrescente uma fatia de pão tostado na hora.

Importante

  • Se você gosta quer dar mais sabor ao caldinho, acrescente cebolinha, coentro e pimenta a gosto no passo 4.
  • Você também pode reservar uma pequena parte do feijão cozido e acrescentá-lo na hora de servir o prato, assim você terá um caldinho com alguns feijões inteiros para mastigar.
Atenção
Este texto foi publicado pela equipe do Bem Simples e não pode ser modificado pela comunidade.