Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

quarta-feira, 7 de abril de 2010

[saborearte] Temperos de A a S

 


A

NOME

ORIGEM &

CARACTERÍSTICAS

USO

PROPRIEDADES

ABSINTO

------------ --------- VIDE LOSNA------- --------- ----

AÇAFRÃO

São os pistilos de uma flor de cor violeta, originária do Oriente, cultivada na Espanha e no Paquistão.
O verdadeiro açafrão tem um preço elevado devido às dificuldades 
no cultivo. Especiaria de forte aroma, sabor amargo e coloração vermelho-alaranjada . 
 

Utilizado no preparo de arroz, risotos, massas, carnes, sopas, cremes, crustáceos, carnes brancas, pães, doces e biscoitos. Indispensável na paella, no risoto milanês. 
Deve ser dissolvido na água, em caldos, no azeite ou óleo quente antes de qualquer preparo.

Os estigmas da flor

do açafrão têm propriedades antiespasmódicas e sedativas. Como infusão, usa-se no tratamento da asma,coqueluche, histeria, cálculos dos rins, fígado e bexiga. No combate às hemorróidas é usado como cataplasma quente.

AÇAFRÃO DA TERRA

Também conhecido como falso açafrão, açafrão de raiz, gengibre dourado ou açafrão do amazonas, são nomes populares da cúrcuma, especiaria mais econômica utilizada como alternativa ao verdadeiro açafrão. 
De coloração amarelo-dourado que tem um sabor ligeiramente amargo e perfume almiscaradose obtém do risoma de uma planta tropical da família do gengibre. 
 

Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita. 
É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.

 

AIPO OU SALSÃO 

 

Planta de caule grosso e fibroso, com grandes folhas verdes. Tem aroma e sabor bem fortes.
Dele são usados a raiz, o caule, as folhas e as sementes.

Use em pequenas quantidadespois seu óleo tem aroma muito forte que se mistura aos alimentos durante o cozimento.Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos.

Boa fonte de potássio, ajuda a equilibrar a pressão arterial e baixar o colesterol.
Favorece o funcionamento dos rins, alivia dores articulares principalmente em casos de gota.

Tem poucas calorias.
 

ALCAPARRABotão da flor de alcaparreira. tem um sabor picante e acre. 
Guarda seu aroma e sabormesmo depois do cozimento.Utilizada na forma de conserva em vinagre.
Se mistura muito bem com a cebola e azeitonas,em molhos frios, carnes frias, peixes cozidos e saladas.Indispensável no molho tártaro e no steak tartare.digestivo e afrodisíaco.suas raízes possuem qualidades diuréticas, adstringentes e calmantes.
ALECRIMErva aromática de sabor forteligeiramente canforado. Deve ser adicionada inteira ou picada no final do cozimento, para evitar a evaporação de seus óleos aromáticos.Apresenta-se desidratada ou em pó. 
 
Utilizada para perfumar carnes, aves e peixes grelhados,principalmente, de porco, carneiro, cabrito, cordeiro e de vitela. Também usada em sopas, molhos, legumes, arroz e saladas. Acrescenta um sabor delicioso à maionese.

Diurético,antimicrob iano, cicatrizante, tônico, cardiotônico, anti-reumático, estimulante, digestivo,anti- espasmódico, anti-reumático. Combate dores musculares, ativa as funções do pâncreas e é anti-convulsivo.

ALFAVACA OU MANJERICÃOErva da família do manjericão.Pode ser utilizada fresca e secaSuas folhas secas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos e ensopado de lagosta. Fresca usa-se nopreparo de saladas, pizzas, massas, e carnes. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco.Analgésico, diurético (frutos) e antiespasmódico
ALHORaiz, cujo bulbo se constitui de vários dentes, de sabor picante e aroma forte. É um dos condimentos mais utilizados na culinária mundial. Pode ser utilizado em grãos, em pó ou flocos.

 
Os dentes dalho, depois de descascadossão utilizadosesmagados, picados ou fatiados. Podem ser usadoscrus, grelhados, assados ou fritos. Nunca utilize um alho queimado, pois  ele incorpora ao prato um sabor ácido e desagradável.antibiótico, anticoagulante,
 controlador de colesterol, anti-inflamató rio, vermífugo, anti-séptico, diurético
e anti-térmico. Símbolo da saúde e fertilidade.
ALHO PORRÓPlanta da família da cebola e do alho, de
folhas verdes e o bulbo branco
coberto por uma película brilhante. 
Maior que a cebolinha verde, tem sabor semelhante ao alho, porém mais suave.
É utilizado em saladas, sopas, sopas, cremes, carnes e molhos.É indicado para quem faz regime por possuir poucas calorias.

ANETO

ou DILL

ou ENDRO

ou FUNCHO DOCE

Planta pouco conhecida,

de odor agradável e forte,fresco e picante.

O sabor é quente e seu uso é bastante variado. Na tradução do inglês, DILL é o nome dado às sementes do Aneto. Semelhante à erva-doce.

Usado na culinária, é indispensável no preparo carnes, peixes, camarões, moluscos, omelete, molhos, conservas de pepinos, pimentão, marinados, sopas, pães, massas, queijos, salada de batata, vegetais cozidos e no arroz, pastelaria e para tempero de hortaliças.

Usam-se as sementes inteiras ou moídas.As folhas frescas são usadas para temperar peixes,

carnes e frangos. Também usado para fazer licor.

 Usa-se o bulbo para fazer saladas. É usada fresca na culinária para tempero de saladas, pizzas, sopas e gratinados. Em pó é usada no preparo de biscoitos, bolos, bolachas, pães, queijos, peixes, frutos do mar, molhos para saladas efrutas em calda.

ANIS OU ERVA DOCE OU ERVA DOCE DE CABEÇA

Planta da família dasApiaceae, anteriormente chamadas Umbelliferae. Sua fruta, em forma de semente, consiste em dois pistilos unidos e tem um sabor aromático forte e um odor poderoso. Os caules se parecem com os do aipo na textura e são mais suave no sabor do que os frutos.

Sua fruta, em forma de semente, é usada na culinária, em confeitaria e em licor (como anisete, zammù, uzo) A semente de anis também é usada em alguns caris e pratos com frutos do mar.Todas as partes que ficam acima do solo de uma planta jovem de anis também são comidas como vegetal.A semente é eficiente contra mal hálito e como ajudante digestivo.

Destilando a fruta extrai-se um óleo volátil de anis, útil no tratamento de flatulência e cólicas infantis. Pode ser dada como Aqua Anisi, em doses de uma onça ou mais, ou como Spiritus Anisi, em doses de 5-20 gotas.

O constituinte primário do óleo (até 90%) é a anetol, Também contem methil cavicol, aldehido anísico, ácido anísico e terpene.

ANIS ESTRELADOEspeciaria que tem a forma de uma estrela, com 8 pontas. 
Deve ser utilizada seca e em pouca quantidade, pois é tóxica.
Usada na preparação de carnes de porco, pato, peixes, frutos do mar, pães, biscoitos, doces, geléias e gelatinas. Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas.Facilita a digestão e elimina gases intestinais.

ARTEMISIA

OU ESTRAGÃO

OU SÁLVIA

O folclore a descreve como erva dos cem gostos, mas é conhecida como sálvia.

Tem sabor marcante, parecido com o anis.

As folhinhas são muito parecidas com as de erva-doce. 

 

            

Na culinária usar as folhas paracarnes vermelhas, de porco, frangos, galinhas, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Para aromatizar vinagres, salsichas,queijos e pães.

Dá um toque especial a vinagres, picles, molhos, maionese e saladas.

Ótimo bem picadinho junto commanteiga derretida, para derramar sobre aspargos, vagem, beterraba, ervilha ou espinafre ou ainda para passar sobre bifes prontos.

Seu chá é bom para gengivasinflamadas, aftas, dores de garganta e problemas de mucosas, alivia diabetes e sintomas da menopausa.

Além de diminuir suor excessivo, restaurar a energia e ter poder tonificante sobre o fígado. Usadotambém para dores de ovário, icterícia, depressão, tremores, vertigens e até mesmo contra impotência sexual.Misturada com a margarina light, por exemplo, pode ser usada para preparar carnes, e é ainda anti-séptica, fungicida, contém estrógeno e ajuda a combater a diarréia.

AZEITONA

Espremidas fornecem o óleo de oliva, o mais sadio de todos os óleos comestíveis.

Entra na composição de muitos pratos e molhos e antepastos. Muito usada como complemento nas saladas e nos recheios.Em alguns casos, alivia a sensação de azia.

B

NOME

ORIGEM &

CARACTERÍSTICAS

USO

PROPRIEDADES
BAUNILHAPlanta que pertence à família das orquídeas, encontrada em fava e mais facilmente como essência. Muito aromática e de coloração marrom escuro.Utilizada para perfumar doces, bolos, cremes, mingaus, pudins, fios de ovos, marrom glacê, bebidas com leite e gemadas.Aromatiza medicamentos de gosto ruim, como xaropes e tinturas.

BICARBONATO DE AMÔNIA OU

SAL DE AMONÍACO

Fermento utilizado no preparo de pães, bolos e biscoitos, para dar crocância.Faz crescer a massa e por ser volátil, seu aroma desaparece no forno sem deixar sabor. 
BICARBONATO DE SÓDIOFermento em pó . As primeiras bebidas de soda foram produzidas pela adição de bicarbonato de sódio na limonadaUtilizado no preparo de bolos e biscoitos.Usado para absorver umidade e odores. Usado como antiácido no tratamento da indigestão.
BOUQUET GARNI

Bouquet de ervas aromáticas frescas ou secasamarradinho com barbante ou linha.  Para ervas secas, faça um sachê com um pedaço de gase e amarre com um fio de algodão.
O que você junta e a quantidade, depende da receita e do volume que será preparado.

O bouquet garni clássico leva salsinha, louro e tomilho. 
Outras combinações: 
salsinha, louro e alecrim;
salsinha, louro e cebolinha verde; salsinha, louro, cebolinha verde e tomilho;
salsinha, louro, tomilho e aipo; salsinha, tomilho e majerona; salsinha, louro e orégano, salsão, louro, tomilho e alho porró;
salsão, louro, tomilho, alho-poró e alecrim; sálvia, louro, tomilho, alecrim, sálvia e dill.

Usado quando você quiser temperar, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet e remova no final da preparação. 

C

NOMEORIGEM & CARACTERÍSTICASUSOPROPRIEDADES

CANELA

 Dá um toque oriental e misterioso mesclada no tempero de carne de carneiro ou cabrito.

 

Usada  para aromatizar doces, como arroz-doce e curau. É maravilhosa sobre banana cozida.Dizem ter propriedades afrodizíacas

CEBOLA

Um dos temperos mais utilizados na cozinha. No Brasil são cultivadas as brancas, mais suaves, e asroxas, mais fortes e picantes.

Indispensável nas saladas ou para dar consistência a certos molhos. 

D

NOMEORIGEM & CARACTERÍSTICASUSOPROPRIEDADES

DENDÊ

Da polpa e da amêndoa do fruto extraí-se o azeite de dendê.

Usado na composição da maioria dos pratos da culinária baiana 
DILL------------ -----VER ANETO------- ---------

E

NOMEORIGEM & CARACTERÍSTICASUSOPROPRIEDADES
ENDRO------------ --------- VER ANETO ------------ ------

ERVA CIDREIRA

OU

MELISSA

 

Tem um ótimo aroma e sabor

 

utilizada como condimento alimentar, em sopas, aves, peixes, frutos do mar, saladas, e bebidas à base de frutas. Somente deve sercolocada no final do cozimento, pois perde o sabor quando cozida. Usam-se as folhas e flores que devem ser secas rapidamente e conservada em separado.Pode ser encontrada fresca, em pó ou desidratada.Também é conhecida como Melissa.
ERVA DOCE------------ --------- VER ANIS ------------ --------

ERVA DOS VERMES

------------ --------- ---VER LOSNA------- --------- -------

ESTRAGÃO------------ --------- ---VER ARTEMISIA--- --------- --------- -

F

NOMEORIGEM & CARACTERÍSTICASUSOPROPRIEDADES

FUNCHO DOCE

------------ --------- -VER ANETO ------------ -----

G

nomeorigem & característicasusopropriedades

gengibre

Presente na composição docurry.

Muito usado num tipo de cerveja e para aromatizar destilados.

Tempero  básico do nosso  quentão caipira.

Na cozinha acrescenta frescor e aroma a peixes, carnes e molhos.

 

GERGELIM

Sementes com sabor muito semelhante ao das amêndoas.  

Usado na cozinha árabe, cru   ou levemente tostado, com sabor mais forte, no tempero de saladas, queijos, ensopados de peixes, aves ou carnes. Dá um sabor especial quando acrescentado ao arroz integral já cozido.Bom nas massa de pães, pãezinhos, biscoitos, roscas, e em certos tipos de bolo. Ótimo polvilhado sobre peixe, galinha, ou macarrão, antes de ir ao forno.O gergelim dá um óleo com alto teor de gordura.

H

nomeorigem & característicasusopropriedades

HORTELÃ OU MENTA

 Existe uma enorme variedade de sabores e de aromas de hortelã. As espécies  mais conhecidas no Brasil são a hortelã-pimenta e a hortelã comum. Também é conhecida como menta.

Na culinária a hortelã é muito usada no preparo de molhos, para aromatizar pratos salgados, além de dar um sabor especial a bebidas e sobremesas.

A culinária árabe faz muito uso da hortelã. Por exemplo, no quibe, no tabule e pratos feitos à base de carne de cordeiro. Suas folhas frescas dão aroma especial a saladas, caldas e pratos feitos à base de carne e de peixe.

 

L

nomeorigem & característicasusopropriedades

LOSNA

OU

ABSINTO

OU

ERVA DOS VERMES

Planta herbácea, perene (cultivada muitas vezes como anual), que alcança de 1 a 1,20 m. de altura. Produz folhas recortadas, de coloração verde-acinzentada e flores amarelas, bem miúdas e reunidas em pequenos cachos. Em algumas regiões do Brasil a floração da planta é difícil, principalmente em locais muito quentes ou com sol intenso; por isso, para finalidades medicinais costuma-se utilizar mais as folhas do que as flores.
Popularmente, a losna também é conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa- margarida, sintro e erva-dos-vermes.

Na culinária, para dar sabor a vinhos, licores e aperitivos.

Na medicina em infusões ou como chá.

As propriedades aperitivas (estimulante do apetite), vermífugas e estomacais explicam o uso da planta no preparo do vermute e do licor de absinto. Em virtude da presença de uma substância tóxica - a tuinona - pode produzir efeitos altamente perigosos. Em doses elevadas, os chás e outros preparados a partir desta planta podem provocar tremores, convulsões, tonturas e até delírios. Quando utilizado na produção de licor obtido pela maceração do absinto em álcool tem efeito alucinógeno e não com finalidades medicinais.

LOURO

Árvore originária do Mediterrâneo. Varia entre 5 e 10 m podendo atingir até 20 m de altura. Suas folhas são vistosas e têm odor forte e paladar amargo. O seu fruto é do tipo baga e quando maduro tem cor negra. A madeira dessa árvore é de excelente qualidade.

Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais. Esse costume também foi herdado na Roma na época dos Césares. Por isso o termo laureado deriva justamente do gêneroLaurus.

Na culinária,ideal no preparo de molhos, legumes, assados, caldos, ensopados, frutos do mar, em massas e conservas.  amassando as folhas seu óleo essencial é liberado lentamente, tornando perfeito a cozimentos longos. Uma folha apenas pode dar vida ao feijão e algumas verduras. Indispensável na vinhad'alhos e no tempero de carnes. A folha deve ser retirada antes de se servir a refeição, pois é ruim de mastigar e torna o prato deselegante.

 Possui propriedades medicinais para reumatismo, estômago, etc.

O chá das suas folhas é indicado em caso de problemas com a digestão.

 Na ilha da Madeira, o óleo obtido da baga do loureiro endêmico, possui propriedades anti-inflamató rias, sendo utilizado localmente como remédio caseiro para diversos males.

M

nomeorigem & característicasusopropriedades
 MANJERICÃO OU ALFAVACAErva da família do manjericão. Pode ser utilizada fresca e secaSuas folhas secas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos e ensopado de lagosta. Fresca usa-se nopreparo de saladas, pizzas, massas, e carnes. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco.Analgésico, diurético (frutos) e antiespasmódico

 MELISSA OU ERVA CIDREIRA

Da família da erva-cidreira. È também um tempero aromatizante.Em caldos e carnes dá certo e acrescenta um agradável sabor de limão aos pratos de peixes, saladas e frangos. Mas, é nas sobremesas, especialmente nas de frutas, e em sucos, que é utilizada.No preparo de chás que a água de melissa  sempre se usou como calmante.

MENTA OU HORTELÃ

erva comestível apreciada por seu aroma refrescante.Bastante utilizada na cozinha. Planta aromática, de flores rosadas ou brancas, utilizada para aromatizar licores, caramelos, etc.Seu consumo produz uma sensação de frio na boca. Ótima para as vias respiratórias e o seu aroma é um estimulante do apetite.

MOLHO INGLÊS

OU

WORCESTERSHIRE

 

Tempero líquido de cor escura e sabor característico, feito de vinagre de malte, melaço, açúcar, cebola, alho,tamarindo, cravo, essência de anchova e extrato de carne.

Utilizado na culinária para temperar carnes, aves, sopas, molhos, caldos, caças, ensopados, recheios de sanduíches.

 

S

nomeorigem & característicasusopropriedades

 SALSÃO  OU AIPO

 

Planta de caule grosso e fibroso, com grandes folhas verdes. Tem aroma e sabor bem fortes.
Dele são usados a raiz, o caule, as folhas e as sementes.

Use em pequenas quantidades pois seu óleotem aroma muito forte que se mistura aos alimentos durante o cozimento. Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas.Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos.

Boa fonte de potássio, ajuda a equilibrar a pressão arterial e baixar o colesterol.
Favorece o funcionamento dos rins, alivia dores articulares principalmente em casos de gota.

Tem poucas calorias.
 

    

 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"O que preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons..."

Querendo vender seu imóvel? Não perca tempo, acesse agora Y!Imóveis!

Solteiras! Mulheres carentes que buscam um companheiro.

Procurando Um Novo EMPREGO Em 2010? Faça Já Uma Busca de Vagas Aqui!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...