Coloridos e delicados, os docinhos franceses conhecidos como macarons têm se multiplicado nas vitrines de docerias e há até confeiteiros que passaram a se dedicar totalmente a eles. Com duas camadas que lembram um suspiro, o docinho é recheado com uma pasta que pode ser dos mais diferentes e inusitados sabores e é tema desta edição do Boa Vida.
A chef confeiteira Renata Fernandes, do atelier Folie, explica que a receita original leva farinha de amêndoas na massa e um corante alimentício que garante a graça dos docinhos. O recheio, afirma, é a parte que pode ser explorada. "Fazemos os mais diversos sabores, de beijinho a gin Tônica", diz.
A chef-confeiteira defende a receita, não é difícil, mas que há alguns macetes na realização. "O forno precisa estar bem regulado e a temperatura deve ficar o tempo todo entre 180 e 190 graus". Para quem não tem um forno que permite regulagem precisa, ela sugere o uso de um termômetro de forno.
"É um item fácil de ser encontrado e que pode ser usado para outros fins na cozinha".
Outros materiais necessários são o chamado saca-puxa (saco plástico utilizado por confeiteiros para manipular massa e recheios), um "tapete"de silicone (que serve para forrar a fôrma) um bico de confeiteiro tamanho oito, para pingar a massa.
Renata afirma que o macaron tradicional deve ficar um pouco úmido por dentro e apresentar uma "saia"--uma parte mais aerada nas extremidades de cada parte do biscoitinho que vai ser recheado. O docinho, segundo ela, tem sido requisitado especialmente em festa de casamentos e dados como presente em caixinhas --no lugar de bombons.
No vídeo, a chef ensina o preparo de um macaron recheado com ganache de pistache. Ela diz que prefere servir no dia seguinte do preparo, para que o doce fique mais molhadinho, mas não há nenhuma contra-indicação para aqueles que não conseguirem resistir e quiserem saborear o docinho em seguida.
Os macarons levam farinha de amêndoas na massa e um corante alimentício |
Macaron de pistache
Rendimento: 30 macarons
Ingredientes
Para a massa:
125 g de farinha de amêndoas
125 de açúcar de confeiteiro
100g de clara (equivalente a clara de três ovos grandes)
125 de açúcar
1 colher de chá de corante alimentício em gel
Para a ganache de pistache:
100g de chocolate branco
50g de creme de leite fresco
10g de pasta de pistache (encontrada em empório e lojas especializadas em confeitaria)
Modo de preparo
Misture a farinha de confeiteiro com a farinha de amêndoas e reserve. Em uma panela, leve a clara já misturada ao açúcar tradicional e deixe tempo o suficiente para que o açúcar derreta. Em seguida, leve essa mistura ainda morna à batedeira para bater por cerca de 30 minutos.
Acrescente a mistura da farinha de amêndoas com o açúcar nesse merengue e misture com uma espátula delicadamente para não desfazer as bolhas de ar. Por fim, agregue o corante de sua cor favorita e misture mais um pouco.
Aqueça o forno a 180o e, enquanto isso, prepare a forma cobrindo com um tapete de silicone, que vai ajudar a massa a não grudar. Com um saca-puxa e um bico redondo de confeiteiro tamanho oito, pingue a massa sobre o tapete formando pequenas bolinhas. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Depois de assado, retire do forno e deixe esfriar para somente depois tirá-lo do silicone.
Comece o preparo do recheio colocando o chocolate branco em uma vasilha. Numa panela, leve ao fogo o creme de leite e a pasta de pistache. Mexa até ferver. Então desligue o fogo e coloque sobre o chocolate e misture até que ele derreta totalmente. Se depois desse processo, o chocolate ainda não tiver derretido, leve ao microondas em potencia média por 10 segundos.
Coloque a ganache na geladeira por ao menos 15 minutos para ficar consistente. Separe os macarons em duplas, de acordo com aqueles que têm tamanhos e cores semelhantes.
Com um saca-puxa, pingue o recheio sobre o macaron, espere alguns segundos e cubra com a outra parte.
Veja o vídeo:
sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br
"O que preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons..."
0 comentários:
Postar um comentário