Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

[saborearte] Adeptos da alimentação crua defendem sua dieta exótica com unhas e dentes

 

Se você tira o arroz, o feijão, o bife e a batata frita do seu cardápio, o que sobra?

Aprenda receita de linguado cru com pimenta e limão

Rafael Andrade/Folhapress
A artista plástica Ines Braconnot, 58, se alimenta apenas de alimentos crus há 10 anos
A artista plástica Ines Braconnot, 58, se alimenta apenas de alimentos crus há 10 anos

Mais de 5.000 espécies de legumes, frutas e sementes, dizem os crudívoros, adeptos de uma dieta que leva apenas alimentos crus.

Superpopular nos EUA, em especial na Califórnia, onde surgiu nos anos 90, o movimento "raw food" cresce, agora, por aqui. Seus seguidores dizem que alimentos crus ou aquecidos abaixo de 46ºC mantêm enzimas e nutrientes essenciais, que se perdem com o cozimento.

Quem segue à risca afirma que a dieta traz benefícios, a começar pela maior facilidade de digestão.

"Gosto do sabor e das texturas, da forma de comer sem sujar coisas e sem gastar energia. Adotei o pacote completo", diz a carioca Inês Braconnot, que há dez anos virou, além de vegetariana, 100% crudívora.

Assim como ela, a maioria dos seguidores não come nada de origem animal. Mas poucos conseguem aposentar o fogão definitivamente. "Prefiro falar em um cardápio com 80% de alimentos crus. Isso é suficiente para melhorar a qualidade de vida. Seguir 100% é muito limitante", diz o gastroenterologista Alberto Gonzalez, autor do livro "Lugar de Médico é na Cozinha" (Alaúde, 300 págs., R$ 49,90).

Inês reconhece que não é nada fácil viver em um mundo cheio de pizzarias e restaurantes por quilo. Em seu blog, "O Diário de uma Krud", ela conta as peripécias que faz para comer fora (quando tem coragem).

Como no dia em que, numa casa de bruschettas, pediu para que substituíssem o pão por fatias de abobrinha. "Toparam, mas falaram para, da próxima vez, eu avisar com antecedência", lembra.

Só nos EUA são mais de 300 restaurantes de comida crua. A estimativa é do chef Matthew Kenney, um dos pioneiros no ramo e autor de quatro livros sobre o assunto.

"A raw food tem mais intensidade e integridade de sabor do que qualquer outra culinária", disse ele à Folha. Kenney acredita de verdade que é possível existir alta gastronomia mesmo nunca conjugando o verbo cozinhar.

FORÇA NA GRANOLA

O hábito de comer comida crua não tem nada de novo: quase toda culinária tem seu momento fresco e rústico, para não falar, obviamente, na cozinha japonesa, ou na peruana -que está na moda no mundo.

A "raw food" está mais popular, segundo a chef Carla Pernambuco. Em seu último livro, "Dez x 10 -100 receitas para comer de joelhos" (Leya Brasil, 246 págs., R$ 74,90), ela dedicou um capítulo só para receitas cruas tradicionais. "Sem cozinhar, o sabor dos ingredientes é aproveitado ao máximo", diz.

Aqui, há poucas pessoas trabalhando com raw food. Uma delas é Tiana Rodrigues, 90% crudívora, chef do restaurante Universo Orgânico. "Nos dias de folga, como arroz integral e tomo uma sopa quente".

Nos outros dias, a chef crudívora almoça no próprio restaurante. No menu, hambúrguer de cogumelo e macarrão cabelo de anjo feito com tiras de abobrinha. Tudo feito a menos de 40ºC.

Engana-se quem pensa que o preparo é mais fácil. A granola crua, por exemplo, demora 48 horas para desidratar. Alguns pães feitos no sol podem ficar prontos só depois de quatro dias.
Para quem segue a chamada alimentação viva, a comida não basta estar crua.

"Todos os pratos precisam ter uma semente em germinação ou um broto", explica Maria Luiza Branco, médica e coordenadora do projeto Terrapia, da Fiocruz.

Criado há 13 anos, o trabalho difunde a prática da alimentação viva em aulas de culinária e oficinas de "contato com a natureza" que incluem aquelas vivências onde você pisa na grama e abraça árvores.

A coordenadora do projeto é adepta da filosofia desde 1996. Tudo o que ela come sempre tem algum broto ou semente germinada. "São alimentos que carregam a energia da vida", justifica.

Nesse tipo de culinária, não há uma preocupação com o valor nutricional dos alimentos. Para Maria Luiza, "a vida alimenta a vida" e isso basta. Vitamina, diz, é coisa de nutricionista.

"Eles acreditam que a natureza é completa e dificilmente vão aceitar tomar algum suplemento", analisa o nutrólogo Eric Slywitch da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).

De acordo com o médico, manter a dieta crua a longo prazo pode causar deficiência de vitamina B12, presente apenas em proteínas.

Além do mais, não existe nenhuma comprovação de que as enzimas dos alimentos ajudem na digestão. "Também não há uma alteração significativa na quantidade de fibras nem de vitaminas". O cozimento só reduz vitaminas solúveis em água, especialmente a C e a B9.

Apesar de não ter comprovação científica, a dieta crudívora traz benefícios à saúde pelo simples fato de ter muitos vegetais.

Quem comprovou isso é a violinista Ana Paula Machado de Lima, 34, hoje 50% crudívora e com planos de chegar aos 80%.

"Em dois meses, fiquei curada de uma esofagite e emagreci seis quilos". O segredo, acha ela, foi tirar os doces e acrescentar o suco verde feito com frutas, folhas e sementes germinadas. "Chocolate? Nem no xampu, mais."

Inês Braconnot, 58, artista plástica

Desjejum: Água de coco
Café da manhã: 2 bananas, 1 fatia de mamão, passas, nozes e iogurte de leite de coco feito em casa
Almoço: Salada de folhas com maionese de gergelim, abacate e tomate sobre torradas de linhaça, chucrute de repolho roxo com maçãs verdes e ervas
Lanche: Barrinha de cereais feita em casa com banana, castanha-do-pará, maçã desidratada e uva-passa
Jantar: Sopa de cenoura com pão especial (feito no desidratador com trigo germinado) e pasta de amêndoas
Ceia: 1 banana bem madura com água de coco e cardamomo

Ana Paula Machado de Lima, 34, violinista

Café da manhã: 1 ou 2 fatias de pão integral tradicional e meio mamão, ou 2 bananas amassadas
Almoço: Caldeirada de frutos do mato (cenoura, abobrinha, berinjela e abóbora picadas, aquecidas a 40ºC e temperadas com orégano e sal). Uma porção de arroz integral sete grãos cozido ou arroz com feijão comum
Lanche: 1 copo de suco verde de folhas (foto), legumes e sementes germinadas
Jantar: Castanha-do-pará, nozes, uva-passa e manga

Tiana Rodrigues, 48, chef de cozinha

Café da manhã: Suco feito com couve, broto de alfafa, maçã, gengibre e capim-limão
Lanche: Frutas com granola e barras energéticas feitas a 40ºC
Almoço: Salada de tomate, folhas e brotos germinados, legumes feitos no vapor e arroz integral
Lanche: Suco de agrião com manga batido com água de coco
Jantar: Sopa de batata-baroa batida no liquidificador

O APRESSADO COME MAL

Risco

Intoxicação
Carne, peixe e frango podem ser contaminados por vírus, fungos ou bactérias se não forem refrigerados na temperatura correta. A contaminação pode resultar em uma intoxicação alimentar, gastroenterite ou diarreia.

Contaminação
Ovos de tênia ou os populares vermes são os maiores riscos do consumo de legumes e carne crua. A contaminação pode acontecer na produção e na manipulação dos alimentos

Agrotóxicos
Legumes, frutas e verduras comuns têm agrotóxicos, alguns mais do que outros. Os campeões são o tomate, o morango e o pimentão

Solução

Bem guardado
Não misture carnes com vegetais. Prefira os potes de vidro em vez dos de plástico. As proteínas precisam ficar em temperaturas abaixo de 5ºC e, se forem manipuladas, não devem ser consumidas após três dias.

Higiene
Deixe os vegetais por 15 minutos em uma solução com dez gotas de água sanitária por litro de água. Procure um fornecedor confiável de carne e tome cuidado na hora do preparo

Orgânicos
Os agrotóxicos não saem nem com cozimento. Uma alternativa é tirar a casca, mas nela fica a maioria dos nutrientes. Prefira orgânicos

Fonte: Daniela Jobst, nutricionista


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
ESTÁGIO Remunerado Clique AQUI! São mais de 10.000 vagas.

Veja os imóveis mais procurados em São Paulo no Yahoo! Imóveis

Está solteiro? Aqui você vai encontrar a pessoa certa!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...