Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

[saborearte] Culinária

 

Culinária

   O Círio de Nazaré é conhecido como o "Natal dos Paraenses". No segundo domingo de outubro, as famílias se reúnem e fazem uma grande confraternização no tradicional almoço do Círio. À mesa, não podem faltar pratos típicos, como a maniçoba e o pato no tucupi.
 
   O preparo dessas iguarias requer cuidados especiais. A maniçoba, por exemplo, é feita a partir da maniva (folha extraída da mandioca) moída e deve passar cerca de sete dias no fogo, antes de estar pronta para comer. É que essa folha possui o ácido cianídrico, que pode levar à morte por intoxicação, se ingerido in natura. Depois de cozida, ela é temperada com ingredientes semelhantes aos de uma feijoada completa.
 
   Inspirado na tradição indígena, o pato no tucupi segue um ritual minucioso de preparação. Tudo começa com o preparo do tucupi. Depois de ralada e descascada, a mandioca é depositada num instrumento cilíndrico chamado tipiti, que fica pendurado para que todo o líquido escorra. O líquido precisa ficar em repouso por cerca de 24 horas. A parte mais pesada da solução fica no fundo da panela e o "soro" amarelado que fica em cima, depois de fervido, vira o famoso tucupi. Os outros ingredientes são o jambu e, claro, o pato.
 
Culinária típica
- Pato no tucupi
Ingredientes:
1 Pato de tamanho médio
2 litros de tucupi
3 maços de jambu
1 maço de chicória
1 maço de alfavaca
Condimentos como sal, alho, pimenta-do-reino, pimenta de cheiro, vinagre, louro
 
Modo de preparar:
Primeiro, limpe bem o pato e fure-o ligeiramente com um garfo. Depois, deixe-o temperado de um dia para o outro, com alho, sal, louro, pimenta-do-reino, cominho e vinagre. Após este tempo, coloque o pato numa assadeira e cubra com fatias de bacon, cebola e tomate. Regue com óleo e leve ao forno moderado, deixando assar até que o pato fique corado e macio. Enquanto isso, coloque o molho de tucupi para ferver numa panela grande, adicionando sal, chicória, alfavaca, alho e pimenta de cheiro. Quando estiver fervendo, coloque os pedaços de pato, mantendo-os na fervura até que fiquem macios. Depois de escaldado com sal, coloque o jambu junto ao pato no tucupi.
Fontes:
www.gastronomia.com
www.patooseloverde.com.br
 
- Maniçoba
Ingredientes:
3 kg de maniva moída (folha da mandioca-brava)
1/2 kg de toucinho
1/2 kg de carne-seca
1/2 kg de lingüiça portuguesa
1/2 kg de paio
1/2 kg de lombo de porco
1/2 kg de orelha de porco
1/2 kg de rabo de porco
Alho e pimenta-de-cheiro a gosto  
Modo de preparar:
Num panelão com bastante água, coloque a maniva moída ao fogo brando, por sete dias, apagando só durante a noite. Mexa de vez em quando para que as folhas não grudem na panela e coloque água para que a massa não fique seca. Depois de três dias, acrescente o toucinho e deixe ferver por 48 horas. No quinto dia, vá acrescentando as carnes salgadas já refogadas e deixe ferver por mais um dia inteiro. Após o sexto dia,   corte o paio, o chouriço e a lingüiça em rodelas. No sétimo dia, a maniçoba já está pronta. E a cor da maniva que era verde bem vivo fica quase preta.
Dica: sirva com arroz branco e farinha de mandioca. 

 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
Está sozinho? Hoje pode ser seu último dia, crie seu perfil!

Maior Classificado de Empregos na Internet. Teste por 7 dias GRÁTIS!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...