Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

[saborearte] AS CALDAS

 



AS CALDAS

 

As Caldas são os molhos das mesas mais pobres, pois a concistência é sempre a mesma, o tempo de elaboração é sempre pouco e o resultado é sempre um sucesso.

Mas hoje em dia, uma calda não é só um soberbo adereço como complemento de muitas sobremesas, utilizando-se para variadas aplicações culinárias como é o caso das conservas de frutos e mesmo na elaboração da Confeitaria. Outro pobre primo das caldas é o xarope que é menos denso que uma calda, serve para preservar licores, bebidas e regar sorvetes.

 

 

Calda Bêbada

 

Ingredientes:

1 litro de vinho tinto maduro

180ml de mel

2 cravos da Índia

½ colher (café) de gengibre ralado

1 pau de canela (opcional)

6 folha de hortelã fresca

 

Preparo:

Num tacho leve ao fogo o vinho e deixe ferver durante 10 min., para que seja eliminado o teor de álcool. Acrescente então o mel, os cravos, o gengibre e a canela. Deixe reduzir a calda para ¼ do líquido inicial e adicione as folhas de hortelã. Logo que reduza, retire do fogo e deixe esfriar. Tire a canela e a folha de hortelã.

 

Utilização:

Esta calda destina-se ao cozimento de peras e maçãs que deverá introduzir na confecção da própria calda.

 

 

Calda de Caramelo

 

 

Ingredientes:

300g de açúcar granulado

5 colheres (sopa) de água

1 colher de sopa de vinho do Porto

180g da mistura de frutos secos

Preparo:

Coloque num tacho o açúcar e a água. Leve ao fogo médio até obter o ponto do caramelo. Retire do fogo. Adicione os frutos secos.

 

Utilização:

Essa calda tem dois fins possíveis: retire com uma escumadeira os frutos secos cobertos de caramelo e aplique, ou pode aplicar, a calda com os frutos diretamente sobre a sobremesa escolhida.

 

 

Calda de Rosas

 

Ingredientes:

50 ml de água de rosas

180g de açúcar

1 xícara de água

Pétalas de rosas

 

Preparo:

Coloque a água num tacho com as pétalas e leve ao fogo só até ferver. Retire do fogo e deixe descansar até esfriar completamente. Passe por um processador, coe numa peneira bem fina, passe para outro tacho e adicione a água de rosas e o açúcar. Leve ao fogo baixo até obter um ponto de fio fraco. Aplique-o.

 

Utilização:

Regar ou pincelar bolos, tortas, crepes, profiterolis, pão–de-ló, roscas, tranças, doces.

 

Segredo:

Pode aplicar em pétalas de rosas para decoração, mas tenha atenção que algumas mancham.

 

 

Calda Erótica

 

Ingredientes:

60 ml de vinho do Porto

30 ml de espumante Moscatel

30 ml de vinho madeira

1 colher (sobremesa) de xerez

180g de mel de flores de boa qualidade

2 paus de canela

2 estrelas de anis

 

Preparo:

Coloque todos os ingredientes num tacho de fundo grosso e leve ao fogo baixo.; Vá mexendo de vez em quando. Deixe cozinhar durante 10 min., aproximadamente. Assim que os ingredientes e os aromas se misturarem e tenham fervido o tempo indicado, retire do fogo e deixe esfriar. Retire os paus de canela e as estrelas de anis, momentos antes de utilizar a calda.

 

Utilização:

Aplicação desta calda é a mesma  que todas as outras.

 

 

Calda para Flambar Frutos

 

Ingredientes:

80g de manteiga sem sal

250ml de Brandy Velho

250ml de Triple Seco (Licor Cítrico sabor laranja)

1 xícara de geléia de cereja

 

Preparo:

Coloque numa frigideira a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando estiver derretida frite nela as frutas que selecionou, mas nunca deixe que a manteiga aqueça demais para que não adquiram o tom ou o cheiro de queimado. Adicione o Brandy com algum cuidado e sempre na direção do centro da frigideira e flambe as frutas. Retire por alguns segundos do fogo e junte a geléia e o triple seco. Leve novamente ao fogo e agite a frigideira até reduzir um pouco o líquido. Retire do fogo. Com a escumadeira retire as frutas e passe o molho por uma peneira. Regue as frutas e sirva em seguida, quanto mais quente melhor.

 

Utilização:

Para regar e flambar frutas.

 


Desejo a todos os (as) colegas de comunidade um Natal com muita Luz e Amor nos corações e um Novo Ano de Esperança e Fé com muita força de vontade e equilíbrio para que possamos promover  mudanças que nos façam crescer.

 

Ao Cheff Jurandyr Affonso,que faz parte dessa comunidade,meu padrinho de profissão, meu muito obrigado!  Você trouxe muita luz aos meus caminhos. Eu te acho um ser fantástico!!!

 

Feliz Natal e um grande abraço a todos.

 

Fabiana Villar

 

 

 

 



" Quando a voz e a visão interior se tornar mais profunda, clara e alta do que as opiniões do exterior, você dominou a sua vida."

Fabiana Villar

 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
Hotels.com - Las Vegas por menos de R$ 29

ESTÁGIO Remunerado Clique AQUI! São mais de 10.000 vagas.

Está solteiro?Hoje pode ser seu último dia, crie seu perfil!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...