Sorvete de ZabaglioneSorvete de Zabaglione Rendimento: 1,2 lts - tempo de preparo: 2 hrs + tempo de congelador - dificuldade: alta Ingredientes: 50 ml de vinho Marsala (OBS1) 5 gemas 5 gotas de essência de baunilha 150 gr açúcar 1 l de leite integral 500 g de creme de leite. Preparo: Primeiramente devemos fazer o creme inglês, a base do sorvete. Leve o leite ao fogo até ferver. Enquanto o leite ferve, faça uma gemada. Verta o leite, aos poucos (OBS2), ainda quente sobre a gemada mexendo continuamente e homogenizando. Acrescente a essência de baunilha. Ao fim, leve a mistura de gemada e leite ao fogo baixo até o ponto de nape (OBS3). Deixe esfriar, leve à refrigeração. Bata o creme de leite até firmar, agregue ao creme inglês e leve a mistura toda ao frezer. Após estar completamente congelado, leve a massa à batedeira, em velocidade máxima, para aerar (OBS4), misture o vinho marsala e por fim, retorne ao congelador. Repita o processo, ao menos 3 vezes, antes de finalizar. Na montagem, usei para decorar coulis de mirtilo e farofa de avelãs. Bom apetite. OBS1 - o zabaglione é um preparo legitimamente italiano e como tal deve ser preparado com vinho marsala (vinho italiano nato). Você pode fazer com outros tipos de vinhos como o porto, verde, madeira que ficará muito bom também. No entanto a receita original preza pelo marsala. OBS2 - O leite deve ser misturado ao poucos pois, do contrário, talhará as gemas e o creme inglês estará prejudicado. OBS3 - Ponto de Nape é quando, às costas da colher, há uma tênue camada viscosa do preparo. OBS4 - Todo sorvete que se preze deve ser leve, cremoso e aerado. Assim sendo, o uso da batedeira se faz necessário para garantir a aeração. Guilherme |
__._,_.___
Moderadores:
sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br
"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".
Mahatma Gandhi
sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br
"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".
Mahatma Gandhi
.
__,_._,___
0 comentários:
Postar um comentário