Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

terça-feira, 13 de setembro de 2011

[saborearte] Bruschetta ao creme de berinjela e gorgonzola

 

Bruschetta ao creme de berinjela e gorgonzola

Lembranças e aprendizado.

Cresci tendo que comer berinjela contra minha vontade. Minha mãe dizia - ainda diz - que faz bem à saúde, o que de fato não deixa de ser uma verdade... Naquela época, minha querida mãe estava mais concentrada nos benefícios que a berinjela traria à saúde de seus pupilos, preparando-a ao seu modo, deixando todo sabor e esplendor desta simpática fruta em segundo plano. Hoje afirmo e comprovo que a berinjela é uma bênção, uma explosão de sabor e textura que só comendo se entende. Aliada ao gorgonzola, com seu amargor adocicado e a bruschetta despretenciosamente crocante, perfumada e dourada por fora e, em sua parte interna, macia e branca intocada, aprendi a respeitar e a idolatrar a berinjela.

Bruschetta ao creme de berinjela e gorgonzola.
rendimento: 4 pessoas - tempo de preparo: 1hr 30min - dificuldade: média

Ingredientes:
2 berinjelas médias
50 - 80 ml de azeite de oliva
1 cebola
2 dentres de alho
1 maço de manjerição
sal e pimenta
gorgonzola a vontade
pão italiano em baguete

Preparo:
Descasque as berinjelas e corte-as em pequenos cubos. Salgue e deixe dissorando (desidratando) por 40 min. Pré-aqueça o forno a 180º e, passado o tempo de dissoragem, leve os cubo de berinjela para assar por 30 min. Enquanto isso, refogue a cebola e o alho - reserve. Passado o tempo de forno, triture a berinjela com a cebola, alho e o majericão e azeite de oliva(OBS1). Adicione o gorgonzola e cubos e pronto - reserve por 20 minutos.

Vamos às bruschettas: aproveitando o forno ainda quente, ajuste a temperatura ao máximo. Corte o pão em fatias de 2-3 cm, esfregue o alho nas duas faces de cada fatia, passe manteiga e leve-as ao forno (OBS2).

Monte as bruschettas e sirva.

Bom apetite.

OBS 1 - a quantidade de azeite não é precisa tendo em vista o gosto pessoal de cada um. Se você aprecia o azeite de oliva, use-o conforme desejar. Só não fuja do recomendado (50 - 70 ml), pois o creme poderá ficar muito oleoso.
OBS 2 - para acertar o ponto da bruschetta você deve redobrar a atenção. Usando o forno na temperatura máxima, o pão ficará intencionalmente dourado e crocante por fora e macio e intocado por dentro.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
Y! Ofertas. Conheça e tenha descontos de 50% em suas compras.

Todas as ofertas dos clubes de compras em um só lugar. Clique aqui.

Y! Encontros. É hora de dar uma chance a quem quer te conhecer!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...