...Um bom livro é um grande amigo.....
Em minha modesta opinião, um dos melhores presentes que se pode dar (e receber, é claro!) é um livro. Ganhei recentemente de meus colegas de trabalho o livro A Itália de Jamie, de Jamie Oliver (ed. Globo). Lendo as histórias de Jamie e imaginando suas experiências gastronômicas, descobrindo novos sabores, ingredientes, preparos, etc, etc, etc... percebe-se muitas receitas que quase saltam às páginas do livro. (prometo fazê-las em outra oportunidade)
No entanto, uma receita, mais uma vez, demonstra a maleabilidade da cozinha italiana, quando o assunto é massa. Assim, o poste de hoje é dedicado ao rondelli de abóbora, espinafre e frango, onde a adoçura da abóbora, a cor do espinafre e a textura e sabor do frango formam uma bela e deliciosa opção para uma memorável refeição.
Rondelli de abóbora, espinafre e frango.
Rendimento: 2 porções - tempo de preparo: 1h30 min - dificuldade: média
Ingredientes:
1 receita de massa fresca (100 g de farinha de sêmola e um ovo)
100 g de sobre-coxas de frango
1 maço de espinafre
100 g de abóbora cabotiá
50 g de mussarela
50 g de ricota
4 tomates secos
q.b. de ervas diversas (usei tomilho, sálvia e manjerona)
azeite de oliva
sal e pimenta moída na hora.
molho de tomates frescos.
Preparo:
Misture o ovo e a farinha e amasse até obter uma massa homogênea, lisa e elástica. Leve a massa à geladeira por, no mínimo, 30 minutos. Enquanto isso, desfie o frango grosseiramente tempere com sal e pimenta e refogue em azeite de oliva - reserve. Com a abóbora, cozinhe-a até
al dente e corte em pedaços - reserve. Já com o espinafre, branquei-o (OBS1) e esprema até extrair o
máximo possível de líquido, então pique-o e reserve.
Voltando à massa.... abra a massa em um quadrado de aproximadamente 30 x 30 cm e disponha o frango, o espinafre, a abóbora, os queijos, os tomates secos, as ervas e o sal e pimenta. Enrole a massa de forma a envolter todo o recheio no centro (deve ficar semelhante a um rocambole). leve para cozinha em molho de tomate (OBS2).
Ao fim do cozimento, corte o rolo em fatias e disponha no prato sobre uma "cama" de molho de tomates.
Bom Apetite.
OBS1. Branquear - técnica de cozinha que consiste em submeter um vegetal a fervura por um breve período de tempo e, após, dar submeter a banho de água gelada.
OBS2. Ao cozinhar o rondelli em molho de tomate, torne o molho mais aguado, pois esse excesso de água irá evaporar (a massa também absorve a água) e ao final do cozimento a massa estará cozida e o molho espesso e saboro).
0 comentários:
Postar um comentário