Sopa de caneca para os lanchinhos da tarde
Faça esses dois cremes e esquente-se no frio
Durante a tarde sempre bate aquela fominha e a gente acaba apelando para lanchinhos nem sempre saudáveis. E se no verão é comum sanduíches leves, com patês, frios e saladas, no inverno muita gente apela para a sopa instantânea, de saquinho. Mas nem é preciso dizer que elas não são lá a melhor opção para a sua saúde, não é?
Por isso, o Bom de Humor foi atrás de sopas mais cremosas, que são ótimas para tomar de caneca. Ano passado, a gente já deu as receitas das sopas de feijão e a borscht, que é de beterraba.
Dessa vez, é a vez das sopas de aspargos e de tomates. E a blogueira Márcia, do blog Açúcar com Canela, garante que creme de aspargos é a solução para quem está um pouco doente. Segundo ela, sua mãe sempre fazia essa sopa quando alguém não se sentia bem. Já a Michele, do blog Vegê Gourmê, achou a solução para que sua sopa de tomates não ficasse com gosto de molho de macarrão: assar os tomates antes de fazer a receita. Deu certo!
Creme de aspargos
Ingredientes
1 vidro de aspargos brancos em conserva
2 tabletes de caldo de galinha
1 gema
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Creme de leite (a gosto)
Salsa desidratada (para decorar)
Modo de preparo
Ferva a água com os tabletes de caldo de galinha. Escorra os aspargos em conserva. Separe e reserve as pontas. Ferva os talos de aspargo por 5 minutos no caldo de galinha. Desmanche a gema em um pouco de água fria. Adicione a farinha e misture. Junte um pouco do caldo de aspargos à mistura de gema para esquentá-la. Despeje a mistura de gema e farinha de trigo na panela onde se encontra o caldo de aspargos. Desligue a panela e bata o conteúdo no liquidificador ou no mixer. Volte a mistura batida para a panela, juntando as pontas dos aspargos e um pouco de creme de leite. Misture delicadamente. Não deixe ferver para não talhar o creme de leite. Polvilhe com a salsa na hora de servir.
Sopa de tomate
Ingredientes
4 colheres de sopa de azeite
1 kg de tomates vermelhos cortados ao meio
1 cebola fatiada finamente e em anéis
2 dentes grandes de alho cortados ao meio
Um punhado pequeno de ramos de tomilho
1 colher de chá de açúcar
Um punhado de ramos de manjericão
1 litro de caldo de vegetais
2 tomates secos
Sal e pimenta do reino
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno à temperatura de 220 graus. Despeje o azeite em uma assadeira e aqueça no forno até quase fumegar. Cuidadosamente, coloque os tomates, os anéis de cebola e o alho, depois misture tudo. Espalhe os ramos de tomilho por cima, polvilhe com o açúcar e tempere generosamente com sal e pimenta. Asse no forno por 20 a 25 minutos, ou até ficar bem caramelizado, mexendo uma ou duas vezes e adicionando o manjericão no final do cozimento.
Ponha os tomates assados e os temperos em uma panela com cabo, descartando os caules do tomilho. Ponha o caldo para ferver em outra panela, depois despeje sobre os tomates. Ferva,, adicionando os tomates secos e cozinhe por cinco minutos.
Escorra o caldo, reservando a mistura de tomates. Bata no liqüidificador ou no processador de alimentos, adicionando gradualmente o caldo, até obter uma mistura uniforme e cremosa. Passe a sopa por uma peneira, espremendo com as costas de uma concha e despeje em uma panela ou tigela limpa. Prove e ajuste o tempero.
0 comentários:
Postar um comentário