O pudim de leite, um dos maiores clássicos na mesa brasileira, tem sua origem em uma receita um pouco mais simples da culinária portuguesa, o Pudim de Priscos, receita de um abade português. À base de açúcar, gemas, água e toucinho de porco, o doce do religioso confeiteiro fazia sucesso aonde quer que fosse servido.
Entretanto, o abade jamais revelava suas receitas. Os ingredientes de seu pudim são conhecidos graças a uma competição pública. Para provar que ninguém conseguia reproduzir suas criações com tamanha perfeição, o abade desafiou um confeiteiro profissional para um duelo de pudins. A vitória, obviamente, coube ao pároco. Porém, seu caderno de receitas sumiu sem deixar rastros após a sua morte.
O pudim é uma das sobremesas mais básicas da gastronomia no mundo todo, e que serve para todas as horas. Cremosos, refrescantes e super fáceis de preparar.
PUDIM DE LEITE
Ingredientes:
Calda
1 xícara (chá) de açúcar
Pudim
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata) de leite
3 ovos
Modo de preparo:
Calda
Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Adicione meia xícara de água quente e mexa. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre uma fôrma de furo central com a calda e reserve.
Pudim
Bata o leite condensado, leite e ovos no liquidificador e despeje na fôrma. Asse em banho-maria, em forno médio (180º C), por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por pelo menos seis horas.
Desenforme gelado e sirva!
0 comentários:
Postar um comentário