Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

sábado, 30 de abril de 2011

[saborearte] ENC:] Abóbora

 

 

 




Abóbora

 

 

 

 


Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos. A cor laranja vivo da abóbora encerra um elevado conteúdo de carotenos, particularmente o beta-caroteno, com acção antioxidante.

 

 

 

Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovóide ou oblonga. A casca é geralmente laranja mas pode apresentar outras colorações de acordo com a espécie. Os exemplares de tamanho médio ou pequeno são os mais comuns, mas os maiores podem atingir um peso de 30 kg. No seu interior encontra-se uma polpa geralmente alaranjada e as sementes, ambas usadas na alimentação.

Informação nutricional

A abóbora tem um valor energético muito baixo e é rica em água. O conteúdo de hidratos de carbono, proteínas e lípidos é também baixo. Destaca-se o teor em beta-caroteno (pró-vitamina A), bem como vitamina E e C. Quanto aos minerais, destaca-se o potássio.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

 

Abóbora crua

Energia (kcal)

9

Água (g)

96,6

Proteína (g)

0,3

Lípidos (g)

0,2

Hidratos de carbono (g)

1,7

Carotenos (µg)

962

Vit. E (mg)

1,0

Vit. C (mg)

12

Potássio (mg)

199

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina E = representada como α-tocoferol
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos.
Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e desvantagens

A cor laranja vivo da abóbora encerra um elevado conteúdo de carotenos, particularmente o beta-caroteno, com acção antioxidante. O beta-caroteno é depois convertido em vitamina A no organismo.

A investigação científica tem revelado que uma alimentação rica em alimentos que contém este antioxidante pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de cancro, ajuda a proteger contra as doenças cardiovasculares e pode ainda ajudar a prevenir doenças degenerativas. Além disso, o efeito benéfico que a vitamina A tem na pele e na visão é vulgarmente conhecido e comprovado cientificamente.

Como comprar e conservar

Prefira abóboras de tamanho pequeno ou médio, evitando as de grandes dimensões porque têm geralmente um interior mais oco. Assim, escolha aquelas com um peso elevado em relação ao tamanho porque é indicativo de uma polpa abundante no interior.

A abóbora não deverá apresentar amolgadelas ou golpes. Manuseie a abóbora com cuidado porque, apesar de parecerem resistentes, apodrecerão rapidamente se sofrerem danos na casca, mesmo que não sejam aparentes.

Poderá ser comercializada em fresco ou já descascada, cortada pedaços e embalada. Neste caso, assegure-se que esse produto esteja refrigerado, que a embalagem se apresenta integra e que a abóbora não apresente mazelas.

Poderá conservar a abóbora fresca num local fresco e seco, mas se já a tiver partido ou comprado já cortada conserve-a na geladeira. Poderá também congelá-la para usar posteriormente na sopa, por exemplo. Para congelar, corte a abóbora em cubos ou fatias. Faça um branqueamento, mergulhando-a água fervente por 3 minutos e depois acondicione num saco de plástico e coloque no congelador.

 




__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...