Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

terça-feira, 26 de abril de 2011

[saborearte] Crepe com queijo, presunto, tomate seco e azeitona

 

Crepe com queijo, presunto, tomate seco e azeitona

Ingredientes

Para os crepes:

1 e 1⁄4  de xícara (chá) de leite integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1⁄2 xícara (chá) de creme de leite
2 ovos grandes
4 colh (chá) de açúcar
uma pitada de sal
1 colh (sopa) de manteiga sem sal
400 g de queijo cheddar branco ralado
60 g de queijo feta esmigalhado
3⁄4 de xícara (chá) de tomate seco em conserva de óleo, escorrido e finamente fatiado
1⁄2 xícara (chá) de azeitona preta sem caroço fatiada
6 fatias finas de presunto cru cortadas em bocados

Para a salada:

1⁄4 de xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
3 colh (sopa) de vinagre de vinho tinto
sal e pimenta-do-reino moída na hora
4 xícaras (chá) de folhas frescas de rúcula
1⁄4 de pepino raspado, cortado ao meio ao comprido e depois fatiado na transversal
8 tomates-cereja cortados ao meio
2 colh (sopa) de manjericão fresco picado
Modo de preparo

Os crepes:

Ponha no liquidificador o leite, a farinha, o creme de leite, os ovos, o açúcar e o sal e bata até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma tigela média e deixe descansar por 30 minutos.
Preaqueça o forno a 90 °C. Aqueça uma frigideira antiaderente de 20 cm em fogo médio-baixo. Esfregue um pouco da manteiga num pedaço de papel de cozinha e unte com ele a frigideira. Ponha 3 colheres (sopa) da massa no centro da frigideira e gire-a para cobrir o fundo com uma camada fina da massa. Cozinhe até as bordas da massa ficarem ligeiramente marrons – cerca de 1 1⁄2 minuto. Com uma espátula, solte as bordas e, cuidadosamente, vire o crepe. Salpique sobre metade do crepe um pouco de queijo cheddar, depois um pouco de queijo feta, tomate seco, azeitona e presunto. Cozinhe até que as bordas comecem a formar manchas marrons e o queijo derreta – cerca de 1 minuto. Dobre a metade livre do crepe sobre a recheada, transfira para uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno para mantê-lo aquecido enquanto você faz os outros crepes, repetindo a operação com o restante da massa e do recheio, untando a frigideira com manteiga sempre que for necessário. Você terá 8 crepes no total.

A salada:

Bata o azeite e o vinagre em uma tigela e tempere o vinagrete com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma tigela grande, misture a rúcula, o pepino, o tomate. e o manjericão com parte do vinagrete. Tempere a salada com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Faça um montinho de salada em cada prato. Ponha dois crepes em cada um ao lado da salada. Regue tudo com o restante do vinagrete e sirva.
Dica

Os crepes são veículos para levar sabores maravilhosos. Os recheios ficam por sua conta, e podem ser tão fantásticos quanto este ou simples como queijo e presunto ou creme de avelã com chocolate e banana fatiada. Se você tiver muitos convidados para o almoço, servir crepes é uma boa maneira de deixar cada um alimentado de acordo com suas necessidades dietéticas e preferências.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...