Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

sábado, 1 de outubro de 2011

[saborearte] Faça yogurt em casa....

 

 


Posted: 01 Oct 2011 03:00 AM PDT
Não sei se vocês perceberam, mas o iogurte natural tem aparecido com muita frequência por aqui. Isso só é possível porque eu faço iogurte em casa, gente, se eu tivesse que comprar essa quantidade toda que consumo ia ter que vender o almoço pra pagar a janta. Mas fazer iogurte em casa virou hábito mesmo, faço de noite, de manhã o danadinho já está prontinho pra ser consumido no café da manhã. Tem gente que acha difícil saber qual a temperatura certa para fazer iogurte, aí aprendi um trucão infalível: eu fervo só 400ml de leite. Assim que levanta a fervura, eu apago o fogo e misturo o restante do leite (tem que estar em temperatura ambiente) + 1 copo de iogurte natural (também em temperatura ambiente). Como eu tenho uma marmita térmica, coloco tudo dentro e tampo. Mas você pode colocar em uma panela, enrolar com um pano de prato e deixar dentro do forno. Outro truque mara é que se você quiser fazer com leite e iogurte desnatado, basta acrescentar 3 colheres de leite em pó pra que ele não fique tão ralinho - iogurte ralinho é ruim demais. Outra coisa que descobri que me fez investir na produção caseira foi o fato de poder substituir a quantidade de leite + óleo/manteiga nas receitas por iogurte. Em um bolo médio, por exemplo (que leve 2 xícaras de farinha de trigo), uso 1 xícara de iogurte natural no lugar do leite e da gordura (óleo/manteiga) e tá tudo certo. Fica mais saudável, mais leve... Então pedi pra Cris falar mais sobre tudo de bom que o iogurte pode fazer por nós, e olha só o que ela disse: "A Jú diz para mim: Cris, olha como eu faço iogurte... Aí eu respondo: Ah, meu bem!!! Você não está só nesse mundo!!! Digamos que eu tenho uma iogurteira (deve estar quebrada por falta de uso), mas prefiro essa forma caseira e interiorana (que optei em viver) de fazer. Fica muito bom o resultado e quem super agradece é o meu salário! Mas não é só questão financeira, não. A cada dia é legalizado quantidades cada vez maiores de corantes em alimentos e os iogurtes coloridos (infantis principalmente) estão liderando esse patamar. Eu não consigo confiar nessa alimentação exageradamente industrializada. E nem indico, pois não existem consensos no prejuízo que os corantes podem trazer a nossa saúde. Quanto ao sabor, acredito que a melhor maneira de fazer o iogurte é com leite de vaca in natura e batido com fruta e aveia. A maioria dos leitores quando criança a mãe sempre dava iogurte. É porque o iogurte é uma excelente fonte de cálcio e ajuda no crescimento e pelo mesmo motivo é importante para prevenção de osteoporose, então é para todas as idades, ok? Mantém um bom estado imunológico e ajuda na regulação intestinal. O iogurte não tem contra indicação: Para diabéticos - reduz o índice glicêmico dos alimentos (assim surgiu o sorbet de frutas! Uma maneira de um diabético comer abacaxi, banana...); e para intolerância à lactose. Fiquem à vontade e não deixem de incluir no café da manhã." Valores Nutricionais: Porção de 200mg Calorias: 134 Kcal Proteína: 7,8g Carboidratos: 12,6g Gordura: 5,8g Cálcio: 300mg Dá uma olhada em quantas receitas você pode fazer usando esse ingrediente:
Sorbet de frutas
Pão integral de espinafre
Pavê de banana com chocolate
Bolo de cenoura com chocolate
Posted: 30 Sep 2011 06:08 AM PDT
Sabe que eu morria de preguiça de facebook? Sei lá, acho que pra mim, que vivo na correria, um twitter já tava bom demais, mas aos poucos fui me rendendo, mexendo aqui e acolá, até que Anninha me convenceu a dar mais atenção a ele, e tô curtindo =) Essa semana chegamos aos mil "likes" caramba, mil pessoas se interessando pelo que é postado ali, isso merece no mínimo uma dedicação maior de minha parte né? Então resolvi fazer uma coisa que sempre tive vontade: publicar as receitas que deram errado. Ou que deram certo, mas acabei não publicando aqui porque a foto não conseguia expressar a essência da receita. Enfim, tenho vááááárias fotos de receitas que acabei não publicando e elas ficam aqui no meu arquivo, olhando pra mim e me perguntando: "o que será de mim?" Pois agora já têm destino certo: vão pra série #receitafail que vai rolar lá pela nossa fan page. Se eu fosse você corria pra descobrir porque essa foto foi parar lá... Quer ir pra fan page do Pitadinha? - clica aqui.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
Y! Ofertas. Conheça e tenha descontos de 50% em suas compras.

Pode ter muita gente especial interessada em vc! Deixe te conhecerem!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...