Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

sábado, 22 de outubro de 2011

[saborearte] 5 dicas para um bolo perfeito

 
----- Original Message -----
From: 
da Zuca..
-----
 
Subject: 5 dicas para um bolo perfeito

 
 
 
 

5 dicas para um bolo perfeito

Simone Ferrarezi, da Crazy for Cakes, revela os principais truques para não errar na hora de preparar uma receita em casa

Por Vanessa Lima
Shutterstock
Só abra o forno quando estiver próximo ao tempo indicado
pela receita
É final de tarde e aquele cheirinho de bolo invade a cozinha e se espalha pela casa toda. A sensação é uma das mais agradáveis mas pode ter o efeito totalmente inverso se na hora de abrir a porta do forno, você se deparar com uma das seguintes surpresas: a massa solou, não cresceu ou está queimada. Por mais que sigamos a receita ao pé da letra, nem sempre a aventura de preparar um bolo caseiro termina bem. Se você já passou – e ainda passa! – por situações parecidas, não se preocupe. Simone Ferrarezi, da Crazy for Cakes, é especialista no assunto. Aqui, ela dá cinco boas dicas para você não errar:

1. Guarde o fermento fora do refrigerador e preste atenção na data de validade. "Conservado na geladeira, ele sofre alterações e tem sua ação diminuída. Se estiver vencido, o bolo pode não crescer", diz Simone. "Ele deve ser o último ingrediente adicionado à massa", completa.

2. Utilize farinha sem adição de fermento, já que cada receita pede uma quantidade específica. "Procure peneirar este ingrediente para se certificar de que não há nenhum resíduo e para deixá-lo aerado", indica a especialista.

3. Prefira ovos frescos e procure mantê-los em um local arejado. "Você pode deixá-los na geladeira, mas na hora de utilizá-los, devem estar em temperatura ambiente", explica. Outra dica importante: antes de acrescentá-los à massa, quebre um a um em um recipiente separado, para ver se nenhum deles está estragado.

4. Procure bater a massa em velocidade baixa e alternar os ingredientes secos e líquidos. Se a receita indicar o uso das claras em neve, adicione-as por último. "Você precisa misturá-las delicadamente. São elas que fornecem o ar, dando leveza à massa", diz Simone.

5. Na hora de assar, preaqueça o forno por dez minutos, para que a temperatura interna esteja ideal para o cozimento. Mantenha uma média de 180 ºC e só abra a porta quando estiver bem perto do tempo indicado pela receita.
Shutterstock
Para que o bolo cresça, é importante manter os ovos e o fermento à temperatura ambiente


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 

 







"

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...