Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

terça-feira, 13 de março de 2012

[saborearte] Cozinha Indiana

 

Cozinha Indiana

Dhal ( sopa de ervilhas )

Dhal ( sopa de ervilhas )
Dhal ( sopa de ervilhas )
Um tipo de sopa, feito de diferentes leguminosas tais como ervilhas, lentilhas, mung dhal (minúsculo feijão de cor verde), urad dhal (minúsculo feijão de cor amarela), etc. Deve ser bebido numa caneca ou numa pequena tigela.
Ingredientes
1 xícara de ervilhas
2 batatas médias
1 colherinha de curry
1 colherinha de pimenta-do-reino
Manteiga, margarina (conforme preferência) ou mesmo azeite
Sal
Modo de Preparar
Deixar as ervilhas de molho durante a noite. Cozinhar com sal a gosto. Cozinhar as batatas. Quando estiverem cozidas juntar às ervilhas e passar no liquidificador, adicionando água até ficar com a consistência de uma sopa. Numa frigideira, derreter uma colher de sopa de manteiga, fritar o curry e a pimenta-do-reino. Despejar na panela com a sopa, adicionar um pouco de água se neces- sário e deixar em fogo brando até ferver. Servir quente.

Subji (vegetais cozidos)

Subji (vegetais cozidos)
Subji (vegetais cozidos)
Vegetais cozidos recebem essa denominação genérica. Podem ser de diferentes vegetais, legumes ou combinações destes.
Ingredientes
1 cabeça de couve-flor média
2 batatas
1 berinjela pequena
1 colherinha de curry
1 colherinha de feno grego
Manteiga, margarina ou azeite (conforme preferência)
Sal a gosto
Modo de Preparar
Cortar a couve-flor em pedaços pequenos, as batatas e a berinjela em cubos pequenos. Cozinhar no vapor. As batatas e a couve têm o mesmo tempo de cozimento. A berinjela deverá colocada na mesma panela cinco minutos após, aproximadamente. Em uma frigideira, fritar os temperos em uma colher de sopa de manteiga, margarina ou azeite ( conforme preferência ) deixar dourar e acrescentar aos vegetais, colocar o sal. Servir quente.

Pulao ( Arroz )

Pulao ( Arroz )
Pulao ( Arroz )
Prato principal na alimentação oriental. Servido geralmente com limão que espremido sobre o deve ser arroz; o bhasmati é a mais famosa variedade de arroz pelo gosto e aroma deliciosos. È produzido na Índia e Nepal.
Ingredientes
1 xícara de arroz
1 colherinha de sementes de coentro
Sal
Modo de Preparar
O arroz deve ser cozido segundo a fórmula clássica de duas medidas de água para cada medida de arroz (no caso de arroz branco) e duas e meia medidas de água no caso de arroz integral. Colocar uma colher de sopa de manteiga, margarina ou óleo (conforme preferência) numa panela, fritar por um ou dois minutos as sementes de coentro moídas, adicionando sal a gosto, despejar o arroz, misturar e cozinhar até secar toda a água.

Chutney de Abacaxi ( doce apimentado )

Chutney de Abacaxi ( doce apimentado )
Chutney de Abacaxi ( doce apimentado )
Doce apimentado que acompanha o arroz. Pode ser feito de abacaxi, tomates vermelhos ou verdes, maçãs ou manga. O chutney feito com mangas verdes é muito tradicional.
Ingredientes
1 Abacaxi descascado e picado
1 xícara de água
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
3 pimentas fortes amassadas
1/2 colherinha de cominho
1/2 colherinha de curry
1 colher de sopa de gengibre ralado
200 gramas de açúcar
Modo de Preparar
Coloque numa panela o abacaxi com a água em fogo brando, deixe cozinhar mexendo de vez em quando para não deixar queimar. Deixe cozinhar até o abacaxi ficar amolecido e secar toda a água. Em uma frigideira, coloque a manteiga, deixe derreter, acrescente as pimentas, o cominho, o curry, o gengibre e deixe tudo fritar até dourar. Despeje na panela com o abacaxi, leve ao fogo para apurar por 10 minutos e ao final acrescente o açúcar. Servir quente ou frio.

amosa ( Pastel de vegetais )

Samosa ( Pastel de vegetais )
Samosa ( Pastel de vegetais )
O pastel mais famoso da culinária indiana. Uma delícia à parte
Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo
200 gramas de ervilhas partidas
1 couve-flor pequena
2 a 3 batatas médias
1 xícara de água morna
3 colheres de manteiga derretida
1 colherinha de cominho
1/2 colherinha de feno grego
1/2 colherinha de gengibre ralado
1/2 colherinha de curry
Modo de Preparar
Massa
Numa tigela, coloque a farinha de trigo, três colheres de sal e a manteiga derretida. Misture com as pontas dos dedos, acrescentando água devagar. Sove até obter uma massa homogênea e leve. Deixe descansar enquanto prepara o recheio.
Recheio
Cozinhe as ervilhas (deixadas de molho durante a noite) até desfazerem-se. Cozinhe as batatas e a couve-flor de preferência ao vapor. Quando estiver tudo cozido, junte em uma panela à parte. Em uma frigideira coloque duas colheres de sopa de manteiga deixe derreter, acrescente sal a gosto, os temperos e deixe dourar, despejando em seguida na panela sobre a ervilha, a batata e a couve-flor, mexendo para misturar.
O recheio deve ficar com consistência cremosa. Faça pequenas bolas com a massa, abra em círculos, coloque o recheio, feche como um pastel, molhando as bordas com água e apertando com um garfo para selar. Pode-se também fazer como mostra a figura ao lado (quadros 4, 5 e 6), juntando os lados e dobrando-os com os dedos para dar o efeito da foto acima. Em fogo brando, frite as samosas em uma panela com óleo vegetal, em quantidade suficiente para as cobrir por completo. Escorra sobre toalhas de papel para tirar o excesso de óleo. Se preferível, podem ser assadas em forno. Para isso devem ser colocadas em fôrma untada e polvilhada com trigo para não grudar ou queimar.

Chapatis (pão assado na chapa)

Chapatis (pão assado na chapa)
Chapatis (pão assado na chapa)
Tradicional pão feito sem fermento. Presente sempre na refeição principal. Pode-se colocar uma porção de subji e arroz enrolados dentro do chapati. Também cortados em pedaços com a mão e utilizado para pegar os alimentos como se fosse uma colher.
Ingredientes
200 gramas de farinha de trigo integral
100 gramas de farinha de trigo branca
1 pitada de sal
Água morna
Manteiga ou margarina
Modo de Preparar
Numa tigela junte as farinhas de trigo e o sal, acrescentando água aos poucos. Sove a massa até ficar lisa e firme. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos. Forme bolinhas de 4 cm de diâmetro e abra cada uma até obter círculos de mais ou menos 15 cm de diâmetro e 3 mm de espessura.
Aqueça uma chapa de ferro (fig. 5) ou uma frigideira de fundo grosso e coloque sobre ela o chapati por 1 ou 2 minutos. Quando estiver ressequido pegue-o com um pegador, tipo pinça, e leve diretamente ao fogo ( para isso é recomendado dois "bicos" do fogão acessos). Um para fazer o chapati inflar e o outro bico para tostar as bordas (fig. 6). Ao terminar cada chapati espalhe a manteiga ou margarina no mesmo. Deixe-os cobertos com um pano seco e em uma pilha (um sobre o outro) para mantê-los quentes.

Pao indiano

Ingredientes
1 xícara de chá de farinha de trigo integral;
1 xícara de chá de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
3/4 de xícara de chá de água morna;
3 colheres de sopa de manteiga.
Modo de Preparar
Em uma vasilha, misture as farinhas e o sal. Depois adicione a água e trabalhe bem a massa até que não grude nas mãos. Se a massa ainda estiver muito seca, acrescente aos poucos, mais água morna para que a massa fique bem fofa. Em uma superfície lisa polvilhe farinha de trigo e trabalhe a massa até que fique elástica. Faça uma bola, coloque em uma vasilha untada com óleo e cubra com um pano úmido. Deixe descansar por 30 minutos. Mais uma vez, em uma superfície lisa, polvilhe farinha de trigo, trabalhe a massa e divida ela de 10 a 12 bolas. Abra as bolinhas em discos bem finos com um rolo de macarrão.
Aqueça uma frigideira antiaderente grande, coloque os discos, um por vez, e cozinhe-os até que inche, aproximadamente 1 minuto. Vire-os e cozinhe mais uns segundos até dourar. Espalhe manteiga em um dos lados do pão e coloque em uma cestinha. Cubra com um pano para mantê-los aquecidos até à hora de servir.

Bolo Indiano

Ingredientes
300 gramas de nozes picadas
250 gramas de frutas cristalizadas picadas
200 gramas de uvas-passa sem sementes
8 ovos
2 xícara de chá de manteiga
2 xícara de chá de água
2 xícara de chá de leite
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de canela em pó
1 quilo de farinha de trigo, aproximadamente
1 pitada de noz moscada ralada
1 quilo de açúcar mascavo
1 pitada de sal
Modo de Preparar
1. Misture o Açuca com o leite e leve ao fogo até ferver e depois coe em uma peneira.
2. Junte a manteiga, os ovos e mexa bem juntando aos poucos o fermento, sal e a farinha peneirada até que a mistura fique com consistência de bolo.
3. Junte o gengibre a canela e mexa bem.
4. Por último junte as frutas cristalizadas, as nozes, a noz-moscada e as passas e misture bem.
5. Unte e enfarinhe 2 formas, coloque a massa do bolo nelas e leve ao forno por cerca de 50 minutos.

Maionese Indiana

Ingredientes
3 colheres de suco de limão
2 cebolas grandes picadinhas
1 colher de sopa de tempero verde picado
1 colher de sopa de mostarda
1 lata de creme de leite
1 colherinha de sal
pimenta a gosto
Modo de Preparar
1. Misture bem o creme de leite com o suco de limão, mostarda, sal e pimenta.
2. Acrescente a cebola e a salsa e então torne a misturar.

Dhal

Ingredientes
2 batatas médias
1 xícara de ervilhas
1 colherinha de curry
1 colherinha de pimenta-do-reino
Manteiga, margarina ou azeite (como você preferir)
Modo de Preparar
1. Deixe as ervilhas de molho de um dia para o outro.
2. Cozinhe-as com sal a gosto.
3. Cozinhe as batatas e quando estiverem cozidas junte as ervilhas e passe-as no liquidificador, vá adicionando água até que fique com consistência de sopa.
4. Derreta uma colher de manteiga em uma frigideira e frite o curry e a pimenta do reino nela e logo após adicione a mistura na panela com a sopa.
5. Leve ao fogo e acrescente água se necessário e deixe em fogo brando até ferver.

Lassi de laranja

Ingredientes
1 copo de iogurte natural
1 litro de suco de laranja
Açúcar a gosto
Modo de Preparar
1. Em um liquidificador, misture o suco de laranja, o iogurte e adoce a gosto.
2. Sirva gelado

Garam Masala

Ingredientes
100 g de sementes de coentro
25 g de sementes de cominho
25 g de sementes de pimenta do reino em grãos
15 g de gengibre seco
6 g de cada de cardamomo
6 g cravo
4 g de canela em pó
4 g folhas de louro
Modo de Preparar
1. Com exeção da canela e do gengibre, toste todos os ingredientes até ficarem bem secos.
2. Após deixá-los esfriar acrescente os ingredientes que restam e bata no liquidificador ou processador para obter um pó.
3. Armazene-o tampado longe da luz e do calor.

Lentilha à Moda da Índia

Ingredientes
450 gramas de lentilha
20 milímetros de óleo de soja
6 dentes de alho
5 gramas de açafrão
4 gramas de sal
2 pimentas malaguetas
1 litro de água
1 cebola
Meio grama de cominho em grão
Modo de Preparar
1. Separe bem a lentilha retirando todas as impurezas e lave-as em água corrente.
2. Em uma panela, ferva a água com a lentilha, o açafrão, três dentes de alho picados, a pimenta bem picada e o sal.
3. Deixe cozinhar até a lentilha ficar bem mole e a reserve.
4. Quando for servir frite no óleo, três dentes de alho cortado em fatias, o comilho e a cebola picada e com a mistura ainda bem quente, despeje sobre a lentilha.

Palak Raita

Ingredientes
3 xícaras de iogurte natural ligeiramente batido
2 xícara(s) de folhas de espinafre
2 pimenta(s) malagueta verde picada(s)
1 colher(es) de chá de sementes de cominho
1 colher(es) de chá de pimenta vermelha em pó
1 colher(es) de sopa de manteiga derretida (ghee) / óleo sal à gosto
Modo de Preparar
1. Lavar bem as do espinafre e cozinhar em pouca água por 5 minutos para que as folhas fiquem macias.
2. Após esfriar e bata no liquidificador com a pimenta malagueta.
3. Misture bem o purê de espinafre, o iogurte e o sal.
4. Aqueça a manteiga por 2 minutos em uma panela e adicione as sementes de cominho deixando lá até que elas inchem.
5. Adicione a pimenta vermelha em pó e frite um pouco em fogo baixo.
6. Adicione o tempero à mistura de iogurte e espinafre Misturando bem, Mantenha refrigerado.

Dhokla

Ingredientes
250g de farinha de grão-de-bico (besan) de mercearias indianas
250g de iogurte batido, até ficar bem mole
250ml de água morna
1/2 colher de chá de açafrão-da-Índia moído
1 colher de chá sal
1 colher de chá de pimenta verde fatiada
1 colher de chá de gengribre fresco ralado
1 colher de chá de óleo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Suco fresco de meio limão
Modo de Preparar
1. Em uma tigela coloque a farinha de grão de bico e vá adicionando o iogurte e a água morna, batendo até obter uma massa.
2. Salpique o sal, cubra a massa e deixe descansar por aproximadamente 4 horas até que a massa crie algumas bolhas.
3. Unte as formas (quantas necessário) e reserve.
4. Misture a pimenta, o açafrão e o gengibre com a massa que havia reservado anteriormente.
5. Misture o óleo, o bicarbonato de sódio e o suco de limão em uma tigela e depois derrame a mistura na massa.
6. Misture bem a massa com os outros ingredientes e derrame-a sobre as formas untadas deixando espaço para a massa crescer.
7. Coloque-as para cozinhar no vapor por aproximadamente 11 minutos, até que a massa fique firme ao toque e quando estiver frio corte em quadrados na travessa
8. Para o tempero, aqueça, em uma panela, o óleo e jogue as sementes de mostarda e a assafétida, fritando-as até as sementes começarem a estalar então adicione as sementes de gergelim e cozinhe até que fiquem ligeiramente tostadas. Coloque o óleo temperado sobre a Dhokla. Sirva Morno

Kebabs de cordeiro

Ingredientes
500g cordeiro magro, móido
4 dentes de alho amassados
2 colheres de chá de cominho
2 colheres de chá de coentro em pó
2 colheres de chá de garam masala
2 pimentas verdes picadas
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
1 cebola grande, bem picada
1 ovo batido Sal a gosto
Uma porção grande de coentro fresco picado
Modo de Preparar
1. Com exeção do ovo, coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture-os com as mãos.
2. Adicione o ovo para dar liga na mistura.
3. Molde-as para que pareçam com salsichas pequenas
4. Coloque os Kebabs em uma assadeira e leve ao forno em fogo médio por cerca de 12 minutos, até q fiquem dourados, virando-os uma vez.
5. Sirva com Chapatis ou pão de farinha de trigo integral.

Arroz à Indiana com Pimentões

Modo de Preparar
Dourar o arroz em azeite fervendo com uma cebola cortada em pedaços, salSa e um dente de alho; uma vez dourado o arroz, juntar três pimentões, já fritos à parte; mexer com colher de pau, condimentando fortemente com pimenta vermelha, regando levemente com caldo de carne e mantendo no fogo até o cozimento.

Arroz à Indiana

Ingredientes
1 xícara (chá) de amêndoas peladas, tostadas e picadas
2/3 xícara (chá) de passas pretas sem caroço
3 xícara (chá) de arroz
1 colher (sopa) cheia de manteiga
1 colher (sopa) de curry em pó
2 cebolas médias
sal e pimenta
Modo de Preparar
Dourar as cebolas batidinhas na manteiga e refogar o arroz. Quando começar a frigir, molhar com 6 xícaras (chá) de água quente, mexer bem e temperar com sal, um pouquinho de pimenta e o curry. Cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando. O arroz deve ficar solto e "al dente". Misturar então com as passas, mas só acrescentar as amêndoas no momento de servir, para que permaneçam crocantes.

Arroz Indiano

Ingredientes
1 colher (café) de cominho em semente
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 xícara (chá) de arroz
2 pedaços pequenos de canela em pau
5 sementes de cardamomo com casca
água suficiente para cozinhar o arroz
1 cebola pequena picada
sal a gosto
3 cravos
Modo de Preparar
Refogar a cebola na manteiga até ficar transparente. Acrescentar os outros temperos e refogar por mais 2 minutos. Juntar o arroz e continue refogando por mais 2 minutos. Adicionar água, o sal e deixar cozinhar.
Dica
Acompanhe com coxas e sobrecoxas de frango refogadas com pimenta.

Bolo Indiano

Ingredientes
1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
2 xícara (chá) de manteiga
2 xícara (chá) de água
2 xícara (chá) de leite
1 quilo de farinha de trigo, aproximadamente
200 gramas de uvas-passa sem sementes
250 gramas de frutas cristalizadas picadas
1 pitada de noz moscada ralada
300 gramas de nozes picadas
1 quilo de açúcar mascavo
1 pitada de sal
8 ovos
Modo de Preparar
Misturar todo o açúcar no leite e levar ao fogo até levantar fervura. Coar numa peneira. Juntar a manteiga, os ovos inteiros e mexer. Juntar aos poucos farinha peneirada com o fermento e o sal, até obter uma consistência de massa de bolo comum. Adicionar a canela em pó e o gengibre e bater bem. Enfim, juntar as nozes, a noz moscada, as passas e as frutas cristalizadas. Mexer bem. Divida em 2 formas untadas (com manteiga e farinha de trigo) e levar ao forno por 45 a 50 minutos.

Camarões Vermelhos Picantes

Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
1 maço pequeno de coentro com as folhas separadas e picadas fino
3 tomates grandes sem pele, sem sementes e picados
16 camarões crus, sem casca e limpos
Marinada
2 colheres (chá) de gengibre fresco picado fino
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de suco de limão
8 pimentas frescas vermelhas ou verdes picado fino
6 dentes de alho picados fino
sal
Modo de Preparar
Para fazer a marinada, misturar bem em um vasilha o alho, o gengibre, as pimentas, o suco de limão, o açúcar e temperos, com sal, a gosto. Cobrir e deixar marinar na geladeira por 15 a 20 horas. No processador de alimentos ou no liquidificador, bater os tomates até obter uma pasta lisa. Em um wok ou frigideira grande, aquecer o óleo. Reduzir o fogo, juntar os camarões marinados e o molho e refogar, mexendo sempre, por 2 a 3 minutos. Passar os camarões para uma panela, adicionar os tomates e o coentro e misturar bem. Cobrir e assar por 30 minutos.

Chicken Makanvala

Ingredientes
1 colher (chá) de alho e gengibre em pasta
1 colher (chá) de salsinha picada
1 colher (chá) de páprica picante
½ colher (chá) de curry em pó
1 colher (chá) de páprica doce
2 colheres (sopa) de óleo de soja
½ colher (chá) de curcuma
½ colher (chá) de garan massala (folha de louro, cardamon, cravo em flor e canela em rama, levar ao microondas por 30 segundos e bater no liqüidificador até ficar em pó) 100 ml água
30 gramas castanha de caju (crua) em pasta
300 gramas filé de frango em cubos pequenos
3 lascas pequenas de canela em rama
½ cebola média em cubos
2 tomates maduros em cubos
½ pimentão verde em cubos
¼ maçã em fatias finas
100 ml creme de leite fresco
10 sementes de cardamomo
5 cravos em flor
5 folhas de louro
10 gramas nozes
Sal
Modo de Preparar
Levar uma panela ao fogo com o óleo para aquecer. Adicionar sementes de cardamomo, cravo, canela, alho e gengibre e metade da curcuma e das pápricas doce e picante. Refogar por 2 minutos. Adicionar o tomate e sal a gosto para preparar o molho e deixar cozinhar bem até desmanchar o tomate. Esperar resfriar o molho para bater em liqüidificador. Passar o molho numa peneira e cozinhar novamente, acrescentando a castanha de caju e, em seguida, o creme de leite. Refogar a cebola, a maçã e o pimentão, adicionando o restante da curcuma e da páprica, colocar os cubos de frango e a água para refogar. Em seguida, colocar o molho para cozinhar junto com o frango por 10 minutos. Acrescentar garan massala, misturar bem e passar para uma cumbuca para servir. Decorar com pequenos pedaços de nozes e salsinha.

Chutney de Hortelã

Ingredientes
12 colheres (sopa) de suco de limão
6 colheres (chá) de açúcar
3 colheres (chá) de sal
6 xícaras de folhas de hortelã
pimenta-do-reino a gosto
24 cebolinhas verdes
Modo de Preparar
Picar muito bem a hortelã e a cebolinha verde. Colocar numa vasilha e acrescentar os ingredientes restantes. Misturar bem.

Curry (Condimento)

Ingredientes
pimenta vermelha
páprica picante
páprica doce
gengibre
coentro
cominho
curcuma
Modo de Preparar
Colocar todos os ingredientes em uma panela ou frigideira (de preferência antiaderente) e deixar torrar. Moer e guardar.

Frango Indiano

Ingredientes
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
½ colher (chá) de colorau
4 colheres (chá) de sal
½ xícara de suco de limão
1 e ½ quilos de frango em pedaços
1 iogurte natural
pimenta em pó
alho picado
Modo de Preparar
Lavar e secar o frango. Misturar o suco de limão com sal e esfregar no frango. Bater no liquidificador, o alho, o gengibre, iogurte e a pimenta até formar um creme. Acrescentar sem bater o colorau. Cobrir o frango em pedaços com a mistura e deixar na geladeira por umas 8 horas. Colocar numa forma e cobrir com pedaços de manteiga por cima. Assar virando sempre os pedaços. O frango estará pronto quando espetar e não sair um líquido rosado.

Maionese Indiana

Ingredientes
1 colher (sopa) de tempero verde picado
1 colher (sopa) de mostarda
3 colheres de suco de limão
2 cebolas grandes picadinhas
1 lata de creme de leite
1 colherinha de sal
pimenta a gosto
Modo de Preparar
Misturar bem o creme de leite com o suco de limão, a mostarda, o sal e a pimenta. Acrescentar a cebola, a salsa e tornar a misturar.

Quiabos Fritos e Batatas

Ingredientes
¼ colher (chá) de manga em pó (opcional)
¼ colher (chá) de açúcar mascavo
¼ colher (chá) de cominho em pó
¼ colher (chá) de coentro em pó
¼ colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de páprica
250 gramas de quiabos sem as pontas e cortados em pedaços de 5 mm
1 maço de coentro fresco com as folhas separadas e picado
250 gramas de batatas cortadas em cubos
óleo para fritar
sal
Modo de Preparar
Em um wok ou frigideira grande, aquecer o óleo até dourar um cubo de pão em 50 segundos. Acrescentar os quiabos e as batatas e fritar por 5 a 7 minutos ou até os quiabos estarem crocantes, com as bordas castanhas, e as batatas estarem bem cozidas e douradas. Remover da frigideira os quiabos e as batatas e escorrer em papel absorvente. Colocar os quiabos e as batatas em uma travessa de servir. Misturar o cominho, o coentro em pó, o gengibre, a páprica e o açúcar, a manga em pó e sal a gosto. Acrescentar os legumes a mistura de temperos e o coentro fresco e misturar bem.

Torta de Brócolis

Ingredientes
Massa
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
½ de água
farinha integral o suficiente
1 ovo
Cobertura
2 colheres (sopa) de azeite
1 tomate descascado e picado
1 molho de brócolis
1 cebola
Modo de Preparar
Misturar tudo e forrar uma forma com essa massa. Colocar uma panela no fogo com água. Assim que ferver acrescentar um pouco de sal e o brócolis. Deixar cozinhar durante 2 minutos e escorrer. Refogar a cebola picada no azeite e acrescentar o brócolis, deixar no fogo durante alguns minutos. Bater no liquidificador 2 ovos, ½ xícara de água, 3 colheres de queijo ralado, 1 colher (sopa) de amido de milho.
Montagem Final
Untar um tabuleiro e colocar a massa, sobre esta o brócolis e depois a mistura batida no liquidificador. Levar para assar em forno quente.
voltar
 
"A comida sem tempero é como a vida sem paixão: não tem sabor e desconhece-se o prazer." Fingalwills
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
No Zoom você encontra os melhores preços de produtos. Dê um Zoom!

O amor não cai do céu. Comece sua procura agora mesmo!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...