Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

domingo, 4 de dezembro de 2011

[saborearte] Risoto de camarão com limão siciliano

 

Risoto de camarão com limão siciliano

Pois é... até agora estou tentando arrumar um motivo para falar novamente em um prato com camarão. Não vai demorar para aparecer alguém e pensar que tenho algum vínculo com as bancas de peixes e frutos do mar de Porto Alegre/RS. A realidade é que tenho uma queda declarada por estes simpáticos crustáceos que muito colaboram com seu excelente sabor e charme na hora de elaborar o prato. Neste preparo, o camarão - carnudo, suculento - em harmonia com a acidez e cor do limão formam um belíssima combinação. Esse preparo já é de conhecimento público (ou melhor, para ser honesto é um clássico), tendo sua receita amplamente divulgada por todo o mundo. Porém, cada um que faz este prato, imprime suas característica, sua marca própria. Aqui não foi diferente... Ficou curioso? veja a receita abaixo e se surpreenda.

Risoto de camarão com limão siciliano.
Rendimento: 4 porções - tempo de preparo: 30 minutos - dificuldade: baixa

Ingredientes:
150 g arroz tipo arbóreo (próprio para risotos)
200 g de camarão médio descascado.
600 ml de caldo de legumes ou de camarão.
1 limão siciliano.
1 cebola picada.
1 colher de sopa de manteiga.
1 cálice de vinho branco.
1/2 caixa de creme de leite.
50 gr de queijo parmesão.

Preparo:
Refogue os camarões rapidamente em fogo alto e reserve-os junto com o suco do limão. Corte a casca do limão (somente a parte amarela, dispensando a parte branca) em tirinhas bem finas, cozinhe em água por 5 min, coe e reserve a casca. Vamos ao risoto: refogue a cebola na manteiga. A seguir, acrescente o arroz e, após 2 minutos refogando, junte o vinho (sem dúvida esse momento é espetacular, pois não há como ficar indiferente ao sentir o aroma do vinho evaporando...). Aos poucos, acrescente o caldo e mexa sem parar até o final do processo. Quando o arroz estiver no ponto desejado, acrescente a mistura de camarão e limão siciliano e também as cascas. Misture tudo muito bem, acrescente o queijo seguido pelo creme de leite, homogenize e Bom Apetite.

Guilherme A. Kleinschmitt
buonissimacucina.blogspot.com


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
O que é melhor do que pagar pouco por algo que custa muito? Acesse Já.

Pode ter muita gente especial interessada em você! Deixe te conhecerem!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...