Pages

Novidades

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

[saborearte] Antepasto de berinjela


 
 Antepasto de berinjela   (repasso)

 

 
Beringela Aperitivo
 

Descasque 2 berinjelas grandes e corte fatias no sentido do comprimento. O ideal é que sejam fatias bem fininhas tá? Depois, acomoda as fatias uma em cima da outra sob uma tábua e corte em tirinhas, também no sentido do comprimento. Vá acomodando as tirinhas já cortadas em um escorregor de macarrão e intercalando as camadas com bastante sal. Vamos explicar…
Você não vai cozinhar essa berinjela e esse processo do sal é que vai fazê-la reduzir e soltar aquela água escura, por isso o uso do escorredor, entendeu?
Ok. Você faz isso com as 2 berinjelas e deixa lá no sal por umas duas horinhas.

Em uma panela você coloca azeite honesto, bastante alho picado em pedaços grandes e umas duas cebolas em tiras. Deixa dourar, mistura um pimentão verde e um vermelho cortados em tirinhas também (o pimentão é opcional tá? eu usei dessa vez mas também faço apenas com a beringela). Refoga e acrescenta meia xícara de vinagre branco ou vinho. Espera o álcool evaporar, junta um punhado de alcaparras, folhas de louro, uvas passas brancas e pretas sem semente, azeitonas picadas, pimentinha de cheiro sem semente picada e bastante orégano. Refogue tudo até que os pimentões estejam cozidos.

Enquanto esse refogado está no fogo, pegue sua berinjela que a essa altura já soltou bastante água e lave bem em água corrente – é importante lavar bem tá?
Em um pano limpo, coloque a berinjela e aperte/esprema até tirar toda a água que restou. Desligue a panela do refogado e junte lá a berinjela.

Espere esfriar, coloque em um vidro e cubra toda a berinjela com azeite, cuidando para que não fique nada fora do azeite para que não embolore.
Pronto! Agora é só guardar na geladeira e tirar sempre um pouco antes de servir.
Conservando sempre coberto com azeite esse antepasto dura bastante tempo mas, vá por mim, uma receita dessa não dá nem para o cheiro!

Eu costumo fazer para as reuniões aqui em casa e sirvo com torradas e fatias de pães frescos. É uma coisa que todo mundo gosta.








0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...