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terça-feira, 13 de dezembro de 2011

[saborearte] ENC: : O pódio das frutas

 

 

 

 

 

 

 

 

O pódio das frutas

As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidades), caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades)

As menos energéticas: melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade)

As mais ricas em fibras: açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade)

As mais ricas em carotenóides: manga (3600 mcg em 1 unidade), caqui (1800 mcg em 1 unidade)

As mais ricas em vitamina E: abacate (230 mg em 1/2 unidade), açaí (90 mg em 1 tigela pequena)

As mais ricas em potássio: banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara)

As mais ricas em vitamina C: goiaba (370 mg em 1 unidade) e morango (110 mg em 1 xícara)

As mais ricas em cálcio: açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade)

As mais ricas em magnésio: abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade)

As mais ricas em ferro: açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio)

Frutas para esportistas

Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutas

Anemia: açaí, amora, carambola Artrite: abacaxi, ameixa e maçã

Cãibras musculares: banana, laranja e melão

Diarréia: maçã sem casca e banana-maçã

Digestão pesada: combinar as refeições pesadas com o abacaxi

Prisão de ventre: maçã com casca, ameixa e figo

Fadiga: banana, uva e figo

Retenção de líquidos: a maioria das frutas, por possuir potássio, pode provocar maior perda de líquido.

Baixar o colesterol: maçã, pêra, abacaxi e pêssego

Ameixa, tônico antiestresse

Contém alta quantidade de fibra sorbitol que estimulam o movimento intestinal e favorecem a evacuação.  Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitaminas que possuem pode variar: as claras são as mais doces e ricas em carotenos, e as com coloração escura contêm mais ferro.

Sua riqueza em vitaminas B e C torna essa fruta uma aliada contra o estresse e o suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.

Damasco, a fruta da pele

Tem alto teor de caroteno (provitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos, e favorece o bronzeado.  É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C.  Um verdadeiro coquetel contra a fadiga.  E só tem 47 kcal.

Figo, para os ossos

Tem cálcio, por isso, é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose.  Contém benzaldeido, um agente anticancerígeno, flavonóides e uma enzima chamada ficina que ajuda a digestão das proteínas.  Além disso, possui ferro, potássio e fibra.  As avós utilizavam o látex branco (líquido que sai da planta ao ser cortada) para eliminar as verrugas.  Na ásia, o figo é considerado um afrodisíaco natural.

Maçã, o presente de Eva a saúde

Ela é rica em fibra solúvel, regula o colesterol, protege o coração e equilíbra a função intestinal, tanto no caso de diarréia como de prisão de ventre.  Contém vitamina C, potássio e é hidratante.

Banana, a barrinha energética

É o alimento dos campeões.  Uma comida rápida, ideal para recarregar as energias.  Quanto menos maduras, mais ricas em amido.  A banana previne as cãibras musculares por sua riqueza em potássio.  Também tem magnésio e vitamina B6, vital para levantar seu ânimo e ajudar no metabolismo do corpo.

Melão, o diurético mais natural

É típico das frutas de verão.  É rica em potássio (diurético), betacaroteno, vitaminas e com poucas calorias.  Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos - responsáveis pelo cuidado de sua pele, melhorando também o seu bronzeado.  É considerada uma fruta anticoagulante e um aliado na prevenção de trombose e infartes.

Pêssego, a fruta saborosa

Rica em vitamina C e potássio.  Regula o intestino, pois é rico em fibras. Tem baixo teor calórico.

Açaí, o pentacampeão

Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportivos, sem dúvida nenhuma é pura energia!  Rico em vitamina E, o açaí pode ser considerado um poderoso antioxidante.  Além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na efetiva contração muscular.  O alto teor de fibras pode ser ainda maior quando na tigela de açaí vai granola misturada.

Nectarina, o pêssego de pele suave

É uma fruta muito parecida com o pêssego.  Contém provitamina A, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fibra.  Ajuda a regular o colesterol.

Pêra, para refrescar

A pêra é uma fruta que deve ser ingerida madura.  É rica em pectina, fibra que regula o intestino melhorando a flora intestinal; contém minerais como o selénio (antioxidante), zinco (aumenta a imunidade) e potássio (diurético e hipotensor).  Para os esportistas é uma fruta muito completa.

Abacaxi, para digestão

A cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi porque favorece a digestão das proteínas.  Essa fruta tem uma enzima chamada bromelina.  É rica em vitamina C.

Melancia, menos calorias

Se seus problemas são os quilinhos a mais, encha sua geladeira de melancia .  Você vai poder comer quantos pedaços quiser, pois é a fruta que tem menos calorias (18 kcal/100 g).  É rica em água, fibra , potássio (diurético), vitaminas A, B6 e C e magnésio.

Uva, limpa seu corpo das toxinas

Uma das frutas que trazem mais benefícios para a saúde.  É remineralizante, diurética, depurativa, energética.  Contêm taninos adstringentes, polifenois, resverastrol (principalmente nas uvas escuras) e substâncias com capacidade antitumoral.  Uma alimentação rica em uvas garante boa saúde e limpa seu organismo de toxinas.

Agora, gente, um bom proveito disso, ok?

 

 

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