Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

sábado, 31 de dezembro de 2011

[saborearte] Curta as festas sem passar mal por causa dos alimentos

 


CURTA AS FESTAS SEM PASSAR MAL POR CAUSA DOS ALIMENTOS:
Culinarista Mauro Rebelo
 
Escrevi esse texto para auxiliar quem não tem muita prática em dias de festa.  Quem lembrar de mais dicas, deixei aqui.
 
- Sobre a geladeira em dias de festa - faça uma limpeza na geladeira tirando tudo que não serve mais e higienize bem. Coloque a geladeira na temperatura máxima. Se você não tem 2 geladeiras para reservar uma apenas para as bebidas, compre gelo e isopor para colocá-las.   Não é adequado, em dias de festa, as pessoas ficarem abrindo e fechando toda hora a geladeira para pegar as bebidas.
 Embalagens como caixa de leite, refrigerantes, cervejas, caixas de suco, molhos... devem ser lavadas antes de entrar na geladeira.
 
- Ambiente limpo para trabalhar- Não deixe animais soltos no local que você estiver cozinhando.  Limpe o chão da cozinha e passe uma solução de água com água sanitária.
 Higienize também utensílios, vasilhas plásticas, pirex...
 Cuidado com ventilador de teto ou portátil. Se eles não estiverem limpos contamina o ambiente novamente.
 
- Salpicão, salada de maionese ... - Higienize tudo que vai no salpicão incluindo as passas.  Evite colocar nozes e sementes que você compra nos mercados porque você não sabe como é o estoque nas lojas desses produtos.  Leve toda a salada a geladeira em um pote bem lavado (com tampa) e misture a maionese na hora que for servir. Misture apenas uma porção que você sabe que será consumida na hora. O restante deixei na geladeira fechadinho.  Se sobrar o salpicão  da mesa do natal, jogue fora. Não aproveite para o dia seguinte.
- Receita para higienizar frutas, verduras e legumes - Lave bem em água corrente para tirar toda a sujeira visível. Se tiver alguma parte estragada, retire na lavagem.
 Coloque tudo em uma bacia com a seguinte solução: 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. Deixe por 15 minutos e escorra.
 
 - Sobremesas -  Não deixe sobremesa fora da geladeira.  Tire só na hora de consumir e volte para a geladeira. Se você não tiver muito espaço na geladeira, faça apenas 1 sobremesa gelada e escolha outras opções que não precisem de geladeira assim como docinhos, bolos de frutas (sem recheios)...  Acontece muito das pessoas deixarem as comidas durante toda madrugada na mesa. Isso não é correto.
 
- Fim de festa -  Quando a festa terminar, certifique-se que tudo está guardado na geladeira. Lave a louça, limpe o chão e deixe todo o lixo fechado dentro de sacos. Assim você evitará visitas inesperadas de animais e insetos em sua cozinha.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
Pode ter muita gente especial interessada em você! Deixe te conhecerem!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...