Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

terça-feira, 27 de julho de 2010

[saborearte] Economia e praticidade, monte o cardápio da semana de sua família

BEGIN:VCARD
VERSION:2.1
N:;*antibanner
FN:*antibanner
EMAIL;PREF;INTERNET:antibanner@antibanner
REV:20100727T120344Z
END:VCARD

 

Economia e praticidade, monte o cardápio da semana de sua família

Jantar de família

Olá hoje falaremos sobre o cardápio da semana, afinal seja no final de semana, quando vamos ao varejão, supermercado ou feira, temos que ter pelo menos em mente o que pretendemos fazer durante aquela semana para alimentar a família, para evitar as perdas e ou sobras.

Sei que isso não é tarefa fácil, pois cada um gosta de uma coisa, e pior quando têm horários diferentes, uma loucura! Então é importante ter pratos que possam ser re-aquecidos e não percam a boa a aparência, sabor e textura. Parece muito simples pra uns e complicadíssimo para outros, no final não há nada que bom senso e um pouco de prática possam fazer.

Tenho ouvido muitos comentários sobre as dificuldades para fazer o almoço nosso de cada dia. Afinal quem trabalha o dia todo e chega correndo tentando fazer um milagre na cozinha na hora do almoço ou jantar sabe do que estou falando. Não adianta tentar fazer comidas elaboradas em 5 minutos, o dia a dia é básico, mas nem por isso não pode ser gostoso. Comece montando um cardápio básico com o que as pessoas da sua casa mais gostam e pode variar toda semana.


*SEMANA 1 (segunda-feira;  terça-feira; quarta-feira; quinta-feira; sexta-feira; sábado e domingo)

Café da manhã
Leite, café, pão, queijo branco, suco de laranja, mamão com mel e aveia, presunto/peito de peru, banana com mel e granola, requeijão, ovos mexidos,  waffles com geléia de frutas e frutas.

Almoço
- Arroz com cenoura, feijão, file de frango grelhado, salada verde;
- Purê de batatas, file ao molho madeira com champignon, legumes na manteiga;
- Arroz branco, feijão preto, bife a milanesa, batata assada e saladinha de tomate e pepino;
- Arroz branco, strogonoff de frango com batata palha, quiche de queijo e salada de alface com tomate;
- Arroz branco, caldo de feijão (feijão batido no liquidificador) polenta no forno com queijo molho vermelho e almôndegas e salada de alface e tomate;
- Arroz branco, bife a parmegiana, salada de alface e tomate e batata frita;
- Frango assado, macarrão e molho, salada completa (aquelas tipo restaurante, alface, agrião, tomate, rúcula, ovo cozido, cenoura ralada, beterraba, rabanete, pepino e tudo mais que acabou sobrando na geladeira.).

Lanche tarde
Iogurte; chá; bolo; suco; biscoito e pão de queijo.

Jantar
- Sopa creme de aspargos com croutons de ervas;
- Quiche de espinafre, salada verde;
- Sopa de cenoura, brusqueta de tomate e manjericão;
- Salada de legumes, filé de badejo gralhado com alcaparras, limão e manteiga;
- Sopa de ervilha;
- Omelete de legumes;
- Pasta de grão de bico, pão sírio;
- Panqueca de carne, batata assada com parmesão, salada verde com molho de hortelã e iogurte.

Ceia
Chá com torradas.

Para facilitar a nossa vida, graças à tecnologia temos à mão equipamentos que agilizam nosso trabalho na cozinha, seja uma máquina de fazer o arroz (http://www.clubedolar.com.br/produtos.aspx?p=667), enquanto cozinha o arroz, o vapor produzido cozinha os legumes, essa mesma panela faz sopas e as mantém quentes, eu adoooooro.

*selecionar os alimentos e dividí-los na semana


 

Cozinheira

O micro-ondas, que aquece sem grudar no fundo da panela. E cozinha tudo muito rápido. Imagina fazer uma baked potato em casa em apenas 7 minutos. Para agilizar o tempo na cozinha para preparar as refeições durante a semana, alguns atalhos são necessários, tipo: Cozinhar o feijão uma vez por semana, e separá-lo em potinhos a porção que consumimos em uma refeição, congele, ai durante a semana é só tirar a porção que vou fazer antes de ir trabalhar...

Alguns legumes podem ser cozidos e guardados em potinhos na geladeira como beterraba, cenoura... Cozinhe uma vez na semana e reserve...

Folhas como alface, couve, salsa, cebolinha, escarola, brócolis, outros, podem ser lavadas, e após bem secas guardadas em potes tampados... As carnes podem ser compradas uma vez por semana para o cardápio da semana, quando chegar em casa separe as porções e embrulhe em filme plástico ou em embalagem que possa ser congelada, ai é só descongelas a porção do dia.

Molhos tipo madeira, tomate, podem ser congelados e retirados do freezer no dia que for utilizar. Comida congelada pode ser um ótimo aliado na cozinha quando se pensa em praticidade e saúde. À noite, enquanto você toma banho, a torta esquenta no forno.

Ou aquele arroz com legumes pode ser preparado rapidinho. Basta colocar o arroz para cozinhar e adicionar os legumes retirados diretamente do freezer na água fervente. Simples assim.

E é bem melhor do que aquela cenoura meio murcha que estava na geladeira e não dava ser aproveitada numa salada e acabou indo para a sopa. Ela, coitada, já estava velhinha e só encheu sua barriga, não adicionou muitas vitaminas ou nutrientes à sua refeição. Independentemente de como a comida foi congelada, a vantagem desse tipo de comida é a praticidade para descongelar. Sopas, feijão, carne com vegetais e cozido de legumes vão direto do freezer para a panela ou micro-ondas.

Tortas, quibes, carne assada, lasanha e filés à parmegiana, entre outros, vão para o forno (convencional, elétrico ou micro). A idéia de que tudo o que vai ser consumido deve ser descongelado na geladeira antes de ir para a panela serve para carnes vermelhas, aves e peixes e frutos do mar crus. "O correto é levá-los à geladeira 24 horas ou pelo menos 12 horas antes do consumo".

Para barrar as bactérias, mantenha sempre na embalagem. O descongelamento também pode ser no micro-ondas. Informe ao equipamento se é carne, peixe ou ave e seu peso e "ouça" o aparelho. "Quando ele emite o primeiro sinal sonoro, é um aviso para virar a carne do outro lado."

Dependendo da pressa, pode-se fazer o descongelamento "forçado". Encha uma bacia com água e coloque o peixe, ave ou carne ainda na embalagem. Sem a embalagem há maior risco de contaminação por bactérias, além da perda das vitaminas, que são solúveis em água e vão ficar todas na bacia. Agora se sobrou feijão? Se você for comer em 10 ou 15 dias, basta colocar num pote e congelar.

Porém, se é para deixar mais tempo no freezer, ferva novamente a comida e faça o resfriamento colocando o pote em uma bacia ou travessa com água gelada até amornar, separe as porções em recipientes, coloque na geladeira por duas horas e depois leve ao freezer.

Só o calor de uma nova fervura mata as bactérias que se proliferaram na comida enquanto ela estava na mesa. A validade média desses alimentos no freezer é de três meses. Outra situação é quando preparamos um prato com a intenção de congelá-lo. Nesse caso a comida não deve ser cozida até o ponto certo de servir, porque durante o descongelamento no micro-ondas ou forno convencional ela termina de cozinhar.

É importante colocar menos temperos do que o normal, já que eles acentuam no congelamento. Deixe esfriar na pia por cerca de 20 minutos com o pote coberto, leve à geladeira por uma hora e em seguida ao freezer.

Um aspecto que deve ser levado em conta quando você se propõe a cozinhar pratos prontos para congelar é ser criativo. Se preferir, sente meia hora com a família e prepare o cardápio da semana, sua vida ficará um pouco mais fácil, e acabará economizando um bocado, evitando as perdas.

Até a próxima!!!

 

http://inblogs.com.br/amelias/

 

 

 

 

 

 


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...