Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

sábado, 12 de março de 2011

[saborearte] A importancia da alimentação

 


 
     

Click here to play the thumbs up Bandoo Emoticon!


                                A Importancia da Alimentação
 
Apesar de vivermos num mundo onde metade da população sofre de carência alimentar e quase 1/5 vive em situação de miséria , cresce a consciencia da importancia  de uma dieta mais natural , composta por produtos puros , integrais , organicos ou livres de contaminação química , aditivos e agrotóxicos. Embora não seja possivel manter uma dieta sómente nessas bases , já se valoriza muito esse tipo de alimentação . Há muitos movimentos pró-vegetarianismo por todo o mundo e cresce o número de entrepostos de alimentos naturais e produtos afins. Pode-se dizer que esse movimento ou essa conscientização começou na decada de 60 com os ensinamentos de Georges
Ohsawa
, o mestre da macrobiótica.

Há várias décadas observa-se o crescimento da consciencia médica holistica , onde a alimentação e as dietas curativas representam a sua viga mestra. A nova medicina ensina que a maior parte dos desequilibrios, degenerações e doenças origina-se da alimentação comum rica em toxinas , e que uma dieta saudável é a base de uma boa saude , além de ser um método preventivo aficaz contra as moléstias.

Um entendimento semelhante está sendo aplicado para o tratamento de doenças cardiacas , que só agora estão sendo ativamente discutidas pelos médicos convencionais. No tratamento das doenças cardíacas tenta-se atuar sobre um  coração já debilitado de modo a melhorar seu funcionamento por meios farmacológicos e cirurgicos. Nos ultimos anos, foram feitas tentativas de criar um ambiente metabólico melhor para o coração através de modificações  alimentares que estimulem a perda do peso e a redução dos niveis de  colesterol , obviamente combinadas à eliminação do habito de fumar e de  programas bem elaborados de exercicios fisicos. No principio, poucos  métodos ortodoxos acreditaram que uma modificação na dieta poderia reverter  a arteriosclerose. Todavia , quando morreu Nathan Pritikin , o defensor da  aplicação da dieta vegetariana para cardiacos , a autópsia do seu corpo  confirmou suas alegações . Pritikin já tivera antes um problema que fora  disgnosticado como arteriosclerose . Um cateterismo coronário havia  confirmado o grau de estreitamento de seus vasos sanguínios. Entretanto , depois de várias décadas de rigorosa modificação em sua dieta , a autópsia  do seu corpo revelou que as coronárias de Pritikin estavam abertas e livres de obstrução. Além do mais , o nível de colesterol em seu sangue estava  extremamente  baixo para a sua idade. Isso era resultado de uma dieta com  pouca gordura e baixos niveis de colesterol.

A utilização de modificações no estilo da vida para tratar e prevenier doenças é mais uma das abordagens holisticas que começaram a conquistar espaço na medicina convencional . O fato de muitos médicos estarem agora  aconselhando seus pacientes a fazerem alterações na dieta e no nivel de atividade física demonstra como a medicina tradicional , lentamente , está  adotando idéias antes defendidas pela escola holistica.

Entre aqueles que se dedicam à pratica da medicina holistica  há quase unanimidade quanto à importancia de se associar uma dieta mais natural , pura e inteligente  a qualquer tipo de tratamento. Isto não poderia ser diferente para o caso das terapias com flores , na aromaterapia , na homeopatia, etc .

Um organismo mais purificado , livre de toxinas e de energias deletérias ,  óbviamente responderá muito melhor ao estimulo curativo promovido pelas  flores . Experiencias com o efeito Kirlian realizadas na California ,  mostraram que as pessoas essencialmente carnivoras e que se alimentam mal,  ingerindo sanduiches , molhos fortes , doces em demasia, etc., apresentam  maior redução do campo energético , ao mesmo tempo em que seus canais de  energia vital ( ou nadis ) , mostram-se obstruidos por  cascões  energéticos. Ao contrário, os vegetarianos , macrobióticos e  naturistas em geral , apresentam maior exuberancia energética e canais mais  livres. A resposta destes às terapias florais é mais intensa, pelo que se percebe maior sensibilidade à presença da força curativa floral; em outras  palavras , estes ultimos "sentem " mais a presença e os efeitos da energia  de cura, bem como as transformações sutis que ocorrem no seu corpo e nas suas mentes.

Tanto os alimentos industrializados quanto as carnes animais condicionadas ( linguiças, salchichas, presunto , carne de porco, etc ), além de exauridos de energia vital , possuem um padrão vibratório muito denso que altera o organismo e permmanece ligado ou enraizado às areas mais enfraquecidas , contribuindo para o surgimento e a manutenção das doenças , principalmente o cancer e o reumatismo. Estas toxinas energéticas agem também a nível psíquico ou mental determinando sensações ou reações de diversos tipos; comumente são responsáveis pela irritabilidade, preguiça , cansaço , falta de memória , procrastinação, lascivia e dores de cabeça , além de outros problemas.

Portanto , uma dieta rica m cereais integrais, frutas da estação, verduras e legumes puros , raizes , tubérculos, mel , castanhas , misso , tofu ( queijo de soja ) , e outros , constituem um método alimentar seguro e saudável , que deve acompanhar os tratamentos florais.


   

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...