Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 21 de junho de 2010

[saborearte] Dicas e truques para um ótimo risoto

 

Tem coisa mais gostosa que um belo risoto com um vinho tinto e uma bela companhia

Quem tem receitas especias manda por favor..

PS: A bela companhia eu ja tenho...rssss

abraços

Frida

 

 

Dicas e truques para um ótimo risoto

 

Dicas e truques bem especiais para facilitar seu trabalho antes de servir um ótimo risoto

- nunca lave o arroz, o amido é essencial ao sabor

- prepare o risoto como de costume

- refogue a cebola na manteiga, acrescente o arroz e deixe tudo no fogo por dois minutos

- regue com vinho branco e deixe evaporar

- coloque um pouco de caldo

- cozinhe misturando até que o arroz absorva o líquido

- repita a operação e assim que o caldo for absorvido retire do fogo

- espalhe o arroz em uma assadeira

- deixe esfriar

- na hora de servir termine o risoto levando-o ao fogo novamente com mais caldo e com os ingredientes restantes

Risotto "al onda"?

Para que seu risoto fique à moda italiana:

- utilize um caldo de boa qualidade, de preferência caseiro

- acrescente o caldo ao arroz sempre concha-a-concha e com o líquido sempre fervente

- não deixe que o caldo seja totalmente absorvido

Qual o melhor arroz para risotos?

- o arroz deve ser italiano do tipo arbório, ou carnaroli ou ainda o vialone nano

 

Risoto: uma delícia que nasceu por acaso 

 

Um dos pratos típicos da cozinha italiana nasceu em Milão durante uma festa de casamento em 1574. O risoto com arroz branco ou Risotto alla Milanese foi inventado pela mão do mestre Valerio di Fiandra, responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão.

O artista era muito sábio no dosar e mesclar as cores em suas obras de arte e conhecido também por apreciar a boa comida e bebida de sua Terra. Fiandra ia seguido a uma taberna local onde podia apreciar um bom vinho. Sem imaginar, sempre que mestre Fiandra estava em meio aos vinhos e às delícias da cozinha italiana, sua filha observava escondida tudo o que acontecia naquele "local proibido".

Com o tempo, a jovem acabou apaixonando-se pelo filho do proprietário da taberna, e em setembro de 1574 os dois casaram-se. Durante os preparativos da festa de casamento, Fiandra deixou cair um pedaço de açafrão dentro do risoto. A lenda conta que a atitude de Fiandra foi uma demonstração de ciúmes pela filha. O resultado dessa mistura acidental foi conhecido no final da noite quando os convidados começaram a procurar o cozinheiro da saborosa invenção. Nascia o Risoto Branco ou Risoto alla Milanese (Risoto a milanesa), o mais tradicional de todos os risotos.

 

Risoto de camarão com casquinha de laranja

 

Ingredientes:

16 camarões médios limpos

4 colheres (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

4 colheres (sopa) de suco de laranja

4 xícaras (chá) de caldo de peixe

1 cebola média em cubos pequenos

2 xícaras (chá) de arroz carnaroli

1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja

sal a gosto

Modo de Preparo:

Leve ao fogo uma frigideira com a metade da manteiga, o azeite de oliva (reserve 1 colher de sopa) e os camarões. Frite por 3 minutos, ou até os camarões ficarem cozidos. Não deixe cozinhar demais para os camarões não ficarem borrachudos. Retire-os com uma escumadeira, coloque numa tigela, regue com o suco de laranja e reserve. Em uma panela, leve ao fogo o caldo de peixe até ferver. Reduza o fogo e mantenha aquecido. Em outra panela, de ferro fundido ou de fundo grosso, coloque o azeite de oliva reservado e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 2 minutos, ou até a cebola ficar transparente. Acrescente o arroz, as raspas de laranja e o sal. Refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 3 minutos, ou até os grãos ficarem brilhantes e agrupados. Adicione 1/2 xícara (chá) do caldo de peixe fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, por 1 minuto, ou até não ter mais líquido. Continue a cozinhar, despejando, aos poucos, o caldo de peixe. Acerte o sal, adicione a manteiga restante, os camarões e misture cuidadosamente. Retire do fogo e sirva.

Fonte: Revista Menu

 

 

Risoto doce de goiaba

 

Ingredientes:

6 goiabas vermelhas médias bem maduras e firmes

10 colheres (sopa) de açúcar

2 xícaras (chá) de leite

1 e 1/2 xícara (chá) de suco de goiaba concentrado

3 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de arroz arbóreo

raspas de casca de goiaba para decorar

Modo de Preparo:

Descasque as goiabas, parta-as ao meio e elimine as sementes. Pique em gomos e coloque-as numa panela. Polvilhe o açúcar, tampe a panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe, sem mexer, por 20 minutos, ou até as goiabas ficarem macias. Retire do fogo e reserve. Misture em outra panela o leite e o suco de goiaba, leve ao fogo baixo e deixe até ferver. Em outra panela, derreta a manteiga, junte o arroz e refogue, sem parar de mexer, por 3 minutos. Adicione, aos poucos (2 conchas de cada vez), a mistura de leite com suco de goiaba, sem parar de mexer. Cozinhe por 30 minutos, ou até o arroz ficar al dente. Raspe bem o fundo e as laterais da panela. Faltando 5 minutos para o término do cozimento, junte a calda da com¬pota de goiaba, misturando delicadamente. Retire do fogo. Distribua os gomos de doce de goiaba nos pratos e complete com o risoto. Decore com as raspas de casca de goiaba e sirva em seguida.

 

 

Risoto de laranja com peito de peru

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de suco de laranja pronto

1 colher (sopa) de margarina light

1 colher (chá) de cúrcuma em pó

200 g de peito de peru sem pele e sem osso cortado em cubos médios

1 alho-poró cortado em rodelas finas

1 xícara (chá) de arroz vialone nano

2 colheres (sopa) de raspas de casca de laranja

2 colheres (sopa) de salsinha crespa picada

sal a gosto

Modo de Preparo:

Leve ao fogo uma panela com o suco de laranja e 1 e 1/2 xícara de água até ferver. Retire do fogo e mantenha aquecido. Coloque em uma panela a margarina e a cúrcuma e leve ao fogo, sem parar de mexer, até aquecer. Em seguida, junte o peito de peru e o alho-poró e refogue, sem parar de mexer, até a carne ficar levemente dourada. Acrescente o arroz, as raspas de laranja e o sal e refogue, sem parar de mexer, por 3 minutos, ou até o arroz ficar brilhante. Adicione, aos poucos (1 concha de cada vez), o suco de laranja, sem parar de mexer, por 25 minutos ou até o arroz ficar al dente. Mexa bem no fundo e nas laterais da panela. Acerte o sal, junte a salsinha, misture e retire do fogo. Tampe a panela e sirva depois de 3 minutos.

Fonte: Revista Água na Boca

 

 

Risoto doce de cereja fresca

 

Ingredientes:

1/2 litro de leite

1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

1/2 xícara (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de arroz arbóreo

4 colheres (sopa) de vinho branco doce

200 g de cereja fresca partida ao meio sem caroço

chantilly para acompanhar

Modo de Preparo:

Leve ao fogo uma panela com o leite, o creme de leite e o açúcar até ferver. Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo. Junte o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos. Adicione o vinho e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 3 minutos, ou até o líquido evaporar. Acrescente, aos poucos (1 concha de cada vez), a mistura de leite, creme de leite e açúcar e cozinhe, sem parar de mexer, por 45 minutos, ou até o arroz ficar ¿al dente¿. Raspe bem o fundo e as laterais da panela. Se necessário, acrescente mais leite. No final do cozimento, junte as cerejas (e o caldo formado) e misture. Retire do fogo e deixe descansar por 3 minutos com a panela tampada. Distribua o risoto em pratos fundos ou taças, coloque o chantilly e, se preferir, decore com cereja e hortelã.

Fonte: Revista Menu

 

 

Risoto de funghi com maçã e damasco desidratados

 

Ingredientes:

20 g de funghi secchi

40g maçãs desidratadas picadas

100 g de damascos secos picados

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola média picada

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

1/2 xícara (chá) de vinho branco

3 colheres (sopa) de manteiga

sal a gosto

Modo de Preparo:

Numa tigela, coloque o funghi e 1/2 litro de água fervente. Cubra a tigela com filme plástico e deixe hidratar por 30 minutos. Em outra tigela, hidrate as maçãs e os damascos em 1/2 litro de água fervente. A seguir, retire os funghi, limpe-os, um a um, sobre a própria água em que ficaram de molho, retirando toda a sujeira. Seque, pique-os em tiras finas e reserve. Coe a água do molho numa peneira de malha bem fina ou forrada com um pano limpo. Escorra as frutas secas numa outra peneira e apare a água numa panela. Na mesma panela, junte a água em que os funghi ficaram de molho e leve ao fogo. Leve ao fogo uma panela de fundo grosso (ou de ferro) com o azeite, o funghi, as frutas desidratadas e a cebola e refogue até a cebola ficar bem macia. Acrescente o arroz e frite, sem parar de mexer, por 3 minutos. Despeje o vinho e cozinhe, sem parar de mexer, por 5 minutos, ou até evaporar quase todo líquido. Adicione, aos poucos e sem parar de mexer, o caldo fervente e acerte o sal. O arroz deve ficar al dente e quase sem líquido. Junte a manteiga e misture cuidadosamente. Deixe descansar por 2 minutos com a panela tampada antes de servir. Decore a gosto.

Fonte: Revista Menu

 

 

Risoto de limão com medalhão de filé mignon e shimeji

 

Ingredientes:

medalhão com shimeji

4 medalhões de filé mignon

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

200 g de shimeji limpo

4 colheres (sopa) de shoyu

sal e pimenta-do-reino a gosto

risoto

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola pequena picada

1 xícara (chá) de arroz arbóreo

raspas da casca e suco de 1 limão siciliano

2 colheres (sopa) de manteiga

sal a gosto

Modo de Preparo:

Risoto: leve ao fogo uma panela com 3 xícaras (chá) de água até ferver. Numa panela de ferro fundido ou de fundo grosso, coloque o azeite de oliva e a cebola. Leve ao fogo e refogue até a cebola ficar transparente. Junte o arroz e o sal e refogue, mexendo rapidamente e sem parar, até os grãos ficarem brilhantes e agrupados. Acrescente o suco e as raspas de limão e o sal e deixe cozinhar até secar um pouco. Sem parar de mexer, cozinhe até o arroz ficar al dente, adicionando a água fervente, aos poucos (1/2 xícara de chá a cada vez). O risoto estará pronto quando o grão ficar macio, mas firme. O resultado deve ser uma preparação úmida, mas sem caldo. Adicione a manteiga, acerte o sal, misture e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe descansar por 3 minutos antes de servir. Medalhão com shimeji: coloque os medalhões numa frigideira com o azeite de oliva bem quente. Frite até dourar de maneira uniforme. Tempere com sal e pimenta-do-reino, retire do fogo e mantenha os medalhões aquecidos. Na mesma frigideira, coloque o shimeji e refogue, salteando de vez em quando, por 3 minutos. Junte o shoyu, misture e, depois de 1 minuto, retire do fogo. Distribua o risoto nos pratos, coloque os medalhões ao lado e complete com os shimejis. Decore o risoto com fatias finas de limão e sirva em seguida.

Fonte: Revista Menu

 

 

Risoto de espumante com salsinha e hadoque

 

Ingredientes:

1/2 litro de espumante

3 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola média em pedaços bem pequenos

1 xícara (chá) de arroz arbóreo

folhas de 1 maço médio de salsinha picadas finamente

100 g de hadoque defumado

sal a gosto

Modo de Preparo:

Leve ao fogo uma panela com o espumante, deixe ferver e mantenha a panela no fogo. Em outra panela, coloque a manteiga, o azeite de oliva e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 4 minutos, ou até a cebola ficar macia. Junte o arroz e o sal e refogue, mexendo de vez em quando, por mais 3 minutos, ou até os grãos ficarem brilhantes. Aos poucos (uma a duas conchas de cada vez), adicione o espumante fervente, sem parar de mexer, para o arroz soltar o amido. Cozinhe por 25 minutos, ou até o arroz ficar al dente, com um caldo cremoso. No final do cozimento, misture a salsinha, acerte o sal e retire do fogo. Corte o hadoque em tiras finas e coloque nos pratos. Distribua o risoto e sirva, em seguida, acompanhado de Creme de Agrião com Espumante e Creme de Leite

Dicas:

Creme de agrião com espumante e creme de leite: coloque no liquidificador as folhas e talos macios de 1/2 maço médio de agrião, folhas de 2 ramos de hortelã, 1/2 xícara (chá) de espumante, 1/2 xícara (chá) de creme de leite e sal a gosto. Bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Despeje numa panela, leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até encorpar levemente. Retire do fogo e sirva.

Fonte: Revista Menu

 

 

Risoto de abóbora

 

Ingredientes:

1 tablete de caldo de legumes

1/2 abóbora japonesa pequena

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1/2 cebola picada

1 dente de alho amassado

1 xícara (chá) de arroz arbóreo

2 colheres (sopa) de salsinha picada

sal a gosto

Modo de Preparo:

Leve ao fogo uma panela com 2 e 1/2 xícaras (chá) de água e o tablete de caldo de legumes até ferver. Retire do fogo e mantenha aquecido. Lave a abóbora, descasque-a e retire as sementes. Lave-a novamente, seque com toalha de papel e pique-a em cubos médios. Reserve. Leve ao fogo em uma panela o azeite de oliva, a cebola, o alho e a abóbora e refogue, sem parar de mexer, até a abóbora murchar. Em seguida, acrescente o arroz e refogue, sem parar de mexer, por 3 minutos, ou até os grãos ficarem brilhantes. Adicione, aos poucos (1 concha de cada vez), o caldo de legumes, sem parar de mexer, por 20 minutos, ou até o arroz ficar al dente. Mexa bem no fundo e nas laterais da panela. Por último, adicione a salsinha e o sal e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e sirva depois de 3 minutos.

Fonte: Revista Água na Boca

 

 

Risoto de laranja com limão siciliano e pistache

 

Ingredientes:

1 limão siciliano

4 laranjas médias

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

3 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola média picada

1 xícara (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo

1/2 xícara (chá) de vinho branco seco

4 colheres (sopa) de pistache triturado

sal a gosto

Modo de Preparo:

Lave o limão, parta-o ao meio e reserve metade para decorar. Faça raspas da casca da metade restante e esprema o suco. Lave as laranjas, reserve uma para decorar, faça raspas de uma metade e reserve. Extraia o suco das outras laranjas e reserve. Leve ao fogo uma panela com os sucos de limão e de laranja e 1/2 litro da água, até ferver. Reduza o fogo e mantenha aquecido. Coloque numa outra panela, de fundo grosso, o azeite de oliva, 1 colher (sopa) de manteiga e a cebola. Leve ao fogo e refogue até a cebola ficar transparente. Junte o arroz sem lavar e refogue, mexendo rapidamente, por 5 minutos. Misture o vinho e o sal e cozinhe, sem parar de mexer, até o vinho evaporar. A seguir, adicione 1/2 xícara (chá) da água com os sucos de limão e de laranja fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, até não ter mais líquido. Continue a cozinhar e, a cada minuto, despeje 1/2 xícara (chá) da água fervente. Não pare de mexer até os grãos ficarem macios, mas firmes. Misture as raspas de limão e de laranja, a manteiga restante e acerte o sal. Retire do fogo, distribua o risoto nos pratos e decore com rodelas do limão e da laranja reservados. Salpique os pistaches e sirva em seguida.

Fonte: Revista Menu

 

 

Risoto primavera

 

Ingredientes:

1 tablete de caldo de legumes

1/2 cebola picada

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

200 g de presunto de peru defumado picado

2 xícaras (chá) de seleta de legumes congelada

1 xícara (chá) de milho em conserva

1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em cubos

1/2 xícara (chá) de pimentão verde cortado em cubos

6 tomates secos

1 xícara (chá) de arroz arbóreo

1/2 xícara (chá) de salsinha picada

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

sal e pimenta-do-reino preta moída grosseiramente a gosto

Modo de Preparo:

Leve ao fogo uma panela com 2 e 1/2 xícaras (chá) de água e o tablete de caldo de legumes até ferver. Retire do fogo e mantenha-o aquecido. Em outra panela, refogue a cebola no azeite de oliva até murchar. Adicione o presunto, a seleta de legumes, o milho, o pimentão e o tomate seco e refogue, sem parar de mexer. Em seguida, acrescente o arroz e refogue, sem parar de mexer, até os grãos ficarem brilhantes. Adicione, aos poucos (1 concha de cada vez), o caldo de legumes, sem parar de mexer, por 25 minutos, ou até o arroz ficar al dente. Mexa bem o fundo e as laterais da panela. Por último, adicione a salsinha, o queijo parmesão, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e sirva depois de 3 minutos.

Fonte: Revista Água na Boca

 

 

Risoto clássico

 

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara (chá) de arroz para risoto

1 cebola pequena picada

4 colheres (sopa) de manteiga

100ml de vinho branco seco

1,5 litro de caldo de legumes ou de carne

flores de abóbora (opcional)

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, refogue a cebola em 2 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga. Junte 1 concha pequena de água e deixe no fogo baixo por 5 minutos. Aumente o fogo e deixe tostar por 1 minuto, mexendo sempre com uma colher para não grudar no fundo da panela. Regue com o vinho e deixe evaporar completamente. Junte 2 conchas de caldo de legumes quente, mexa e deixe cozinhar por 16-18 minutos, adicionando o caldo à medida que o líquido de cozimento for secando. Enquanto isso, retire as flores de abóbora do pistilo, lave com cuidado e pique-as. Desligue o fogo, acrescente o queijo parmesão, as flores de abóbora e a manteiga restante picada em pedaços pequenos. Tampe a panela e deixe o risoto descansar por 1 minuto antes de servir.

Fonte: Revista Água na Boca

 

 

Risoto de lingüiça e cerveja preta

 

Ingredientes:

1/2 kg de lingüiça de pernil fresca

15 folhas de manjericão

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola média ralada

3 xícaras (chá) de cerveja preta

1 xícara (chá) de arroz arbóreo

1/2 xícara (chá) de queijo pecorino romano ralado

sal a gosto

Modo de Preparo:

Lave a lingüiça, retire a pele, separe a gordura e pique a carne. Lave as folhas de manjericão e rasgue-as com as mãos. Reserve. Coloque numa panela a gordura da lingüiça e frite, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, ou até dourar. Incorpore o azeite e a carne da lingüiça e refogue até dourar. Acrescente a metade da manteiga e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar transparente. Em outra panela, coloque a cerveja e 1/2 xícara (chá) de água, leve ao fogo e deixe ferver. Junte o arroz sem lavar e o sal na panela com a lingüiça e refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 4 minutos, ou até os grãos ficarem brilhantes e agrupados. Adicione 1/2 xícara (chá) da cerveja fervente e cozinhe, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, por 3 minutos, ou até não ter mais líquido. Repita a operação anterior até o arroz ficar ¿al dente¿. Mexa sempre e não se esqueça de raspar o fundo e as laterais da panela. Na última vez em que for colocar a cerveja, junte também o manjericão. Acerte o sal, incorpore o restante da manteiga, mexa delicadamente e retire do fogo. Polvilhe o queijo pecorino, misture cuidadosamente e sirva em seguida.

Fonte: Revista Água na Boca

 

 

Risoto de tomate seco, rúcula e mussarela

 

Ingredientes:

caldo de legumes

3 litros de água fria

80 g de cenoura em padaços

50 g de alho-poró em rodelas

1 maço de ervas aromáticas

sal e pimenta-do-reino a gosto

1 maço pequeno de rúcula picada

100 g de tomates secos em pedaços

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1 xícara (café) de vinho branco seco

1 colher (sopa) de cebola picada

1 colher (sopa) de manteiga

380 g de arroz carnaroli (ou arbóreo) sem lavar

1 e 1/2 litro de caldo de legumes

150 g de mussarela cortada em cubos

Modo de Preparo:

Em uma panela, refogue a rúcula e o tomate seco no azeite. Junte um pouco do vinho branco, deixe evaporar e reserve. Doure a cebola em metade da manteiga, acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o restante do vinho branco e deixe evaporar em fogo alto. Junte, aos poucos, o caldo de legumes quase em ponto de fervura e cozinhe por 17 minutos, mexendo de vez em quando. À medida que o arroz for secando, coloque mais caldo. Retire do fogo e junte a rúcula, o tomate seco, o restante da manteiga e a mussarela. Misture bem e sirva.

Caldo de legumes: Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo. Quando ferver, reduza o fogo, tampe a panela e deixe até o caldo reduzir pela metade. Retire do fogo, passe por uma peneira.

Fonte: Revista Água na Boca

 

 

Risoto de bacalhau, tomate seco e alho-poró

 

Ingredientes:

1/2 kg de bacalhau

100 g de tomate seco

2 alhos-porós médios

2 dentes de alho

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

Modo de Preparo:

Lave o bacalhau, corte em pedaços médios e coloque numa tigela com 2 litros de água fria. Deixe de molho na geladeira por 36 horas, trocando a água no mínimo 5 vezes. Escorra a água do bacalhau, coloque-o numa panela com 2 litros de água e cozinhe até ficar macio. Retire do fogo, reserve a água do cozimento (desde que não esteja salgada), mantendo-a aquecida. Elimine a pele e as espinhas do bacalhau, desfie finamente e reserve. Pique os tomates secos em tiras finas e reserve. Lave o alho-poró, elimine as raízes e as folhas verdes. Lave e corte os talos em rodelas finas e reserve. Descasque e amasse os dentes de alho. Reserve. Coloque numa panela o azeite de oliva, o bacalhau desfiado, o tomate seco, o alho-poró e o alho. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, até o bacalhau ficar levemente dourado. Em seguida, adicione o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, até os grãos ficarem brilhantes. Junte 1/2 xícara (chá) da água do bacalhau fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, até não ter mais líquido. Continue a cozinhar e, a cada minuto, despeje 1/2 xícara (chá) da água de cozimento do bacalhau. Não pare de mexer, raspando o fundo e as laterais da panela até o arroz ficar al dente. Retire do fogo e mantenha a panela tampada por 3 minutos antes de servir.

Fonte: Revista Água na Boca

 

 

Risoto de parmesão com ervas

 

Ingredientes:

5 xícaras de caldo de carne

1 maço de ervas amarrado

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

3 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola picada em pedaços bem pequenos

2 xícaras (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo

10 ramos de salsinhas picados

30 folhas de sálvia picadas

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora

sal a gosto

Modo de Preparo:

Coloque numa panela o caldo de carne e o maço de ervas. Leve ao fogo baixo por 5 minutos, ou até ferver. Retire do fogo e mantenha aquecido. Coloque em uma outra panela (de ferro fundido ou de fundo grosso) o azeite de oliva, a metade da manteiga e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar transparente. Junte o arroz sem lavar, a salsinha e a sálvia. Regue por 4 minutos, ou até os grãos ficarem brilhantes. Adicione 1/2 xícara (chá) de caldo fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar, limpando o fundo e as laterais da panela, até não ter mais líquido. Vá adicionando o caldo fervente quantas vezes for necessário, até o arroz ficar "al dente". Prove o arroz depois de 15 minutos de cozimento. O risoto estará pronto quando o grão ficar macio e firme, e a preparação úmida e sem caldo. No final, misture o queijo, a manteiga restante, acerte o sal e retire do fogo. Sirva depois de 3 minutos.

Fonte: Revista Água na Boca

 

 

Risoto de hortelã

 

Ingredientes:

30 folhas de hortelã

2 colheres (sopa) de manteiga derretida

1 cebola média picada em pedaços pequenos

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 e 1/2 xícara (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo

sal a gosto

Modo de Preparo:

Coloque as folhas de hortelã num pilão de mármore e, com o socador, triture-as até obter uma pasta. Misture a manteiga e reserve.Leve ao fogo uma panela com 3 e 1/2 xícaras (chá) de água até ferver. Em uma panela de ferro fundido ou de fundo grosso, refogue a cebola no azeite, até a cebola ficar transparente. Junte o arroz sem lavar e o sal e refogue, mexendo sem parar, até os grãos ficarem brilhantes e agrupados. Adicione 1/2 xícara (chá) de água fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela até não ter mais líquido. Continue a cozinhar e a cada minuto despeje 1/2 xícara (chá) de água fervente. Não pare de mexer, sempre raspando o fundo e as laterais da panela até o arroz ficar al dente. O risoto estará pronto quando o grão ficar macio, mas firme. O resultado deve ser uma preparação úmida, mas sem caldo. Quando faltar 2 minutos para o arroz ficar pronto, adicione a mistura de hortelã com manteiga. Misture bem, acerte o sal e retire do fogo. Sirva depois de 3 minutos, acompanhado de Salteado de Cogumelos com Vinho do Porto: leve ao fogo uma frigideira com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e 250 g de cogumelos pleurotus limpos, salteando de vez em quando, ou até os cogumelos ficarem ¿al dente¿. Junte as folhas de 1/2 maço médio de salsinha e sal a gosto. Salteie por mais 2 minutos, retire do fogo e distribua em dois pratos. Na mesma frigideira, coloque 1 xícara (chá) de vinho do Porto, 2 anises-estrelados e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Deixe no fogo por mais 6 minutos, ou até reduzir um terço do volume. Acerte o sal, retire do fogo, regue os cogumelos e sirva.

Dicas:

Um risoto básico, como este de hortelã, é uma ótima opção para acompanhar qualquer tipo de prato (carnes, aves ou peixe).

Fonte: Revista Água na Boca

 


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"O que preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons..."

.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...