Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

[saborearte] Romã

 


 

Estudo revela que romã tem poder antioxidante maior que o vinho

Publicada em 13/02/2011 às 08h41m

Antônio Marinho
  
RIO - Ela surgiu na região do sudoeste asiático, entre o Mediterrâneo e o Irã, e, nos textos bíblicos, é associada às paixões e à fecundidade.
Na crença popular nacional, atrai dinheiro.
Para pesquisadores, as sementes e a polpa da romã, o fruto da romãzeira, têm muito mais poderes: um alto teor de flavonoides (antocianinas) e outros potentes antioxidantes, como vitamina C, e ação de proteção contra câncer.
Tanto que especialistas da Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com a Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), e a UFRJ iniciaram estudos visando melhorar a produção do fruto no Brasil e estimular o seu consumo entre os brasileiros.
E eles têm bons motivos para apostar nessa pesquisa.
Estudos prévios, realizados na Universidade de Baroda, na Índia, já mostraram que a romã tem três vezes mais capacidade antioxidante que o vinho e o chá verde - tradicionalmente os mais incensados por tal característica.
E, apesar de os médicos ainda não recomendarem seu consumo para prevenir ou tratar doenças da próstata, inclusive o câncer na glândula, uma investigação da Universidade da Califórnia indicou que o suco de romã diminui a velocidade de aumento do antígeno prostático específico, o PSA, um marcador para o tumor maligno.
Segundo os primeiros resultados, a bebida ajudaria a reduzir a multiplicação de células cancerígenas.
Nessa pesquisa, apresentada há dois anos no Congresso Americano de Urologia, médicos acompanharam 48 pacientes por seis anos.
Eles bebiam cerca de 240ml de suco de romã por dia.
Entre 15 e 60 meses depois, 60% dos pacientes apresentaram redução do PSA.
Isso é bem provável, afirma Regina Isabel Nogueira, coordenadora da pesquisa com a romã na Embrapa.
 Até porque as propriedades antiinflamatórias e vermífugas do fruto são conhecidas há bastante tempo:
- A romã pode ser considerada um dos melhores alimentos funcionais, isto é, além de nutrir, ela traz benefícios à saúde.
É um potente antioxidante que auxilia na eliminação de excesso de radicais livres no organismo, as moléculas que em grande quantidade aceleram o envelhecimento e favorecem o aparecimento de doenças.
O problema é que há poucas áreas no Brasil, como o semiárido nordestino, onde o fruto pode ser cultivado em grande quantidade e com qualidade.
Daí a importância do estudo da Embrapa.
Os pesquisadores buscam produzir o melhor fruto - adaptado ao solo e ao clima brasileiro - entre espécies selecionadas lá fora, e usá-lo de diferentes maneiras.
Tudo será aproveitado.
- Precisamos ver, por exemplo, se a atividade antioxidante encontrada no fruto cultivado aqui será tão boa quanto o produzido lá fora.
Trouxemos espécies de diferentes países e estamos analisando vários aspectos.
Por exemplo, algumas frutas são mais doces, outras nem tanto - diz Regina. - Ainda não sabemos qual vai se adaptar melhor e terá o sabor mais agradável ao paladar brasileiro.
Consumo também em forma de suco
A romã pode ser consumida em forma suco (inclusive em pó).
Já o seu óleo é obtido por prensagem das sementes.
 A pesquisa ainda prevê a opção de cristalizar a casca, expondo-a em contato com a calda de açúcar para reduzir em até 50% o teor de água.
Com isto, aumenta-se o tempo de conservação da fruta e seu peso e volume diminuem, gerando economia no custo de transporte, além de adocicar seu sabor levemente ácido.
- Esse processo é simples e pode despertar o interesse de produtores.
A romã poderá ser consumida de forma semelhante ao gengibre cristalizado - explica.
- O mercado para produtos extraídos da romã é grande em todo o mundo.
Porém, in natura, ainda é um fruto caro para a maioria da população.
Cerca de um 1kg sai por quase R$ 15.
Porém se conseguirmos uma boa mistura, de qualidade, o consumidor não precisará comprar tantos frutos para ter seus benefícios.
No Brasil, o chá à base de casca de romã tem sido consumido como antibiótico, mas isso ainda precisa ser mais bem pesquisado, assim como os benefícios de outras formas de preparo da fruta.
Sementes, casca e polpa estão sendo estudados.
                  
 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...