Pages

Novidades

Print Friendly and PDF

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

[saborearte] Mais pimenta na dieta

 

Mais pimenta na dieta   
Pimenta pode ajudar na perda de peso 

 

Se você está fazendo dieta, talvez seja a hora de colocar mais pimenta nas suas refeições. Isso porque, o alimento, pouco consumido pela maioria, funciona como um termogênico, aumentando a temperatura corporal e auxiliando no gasto calórico. "Os alimentos termogênicos são aqueles que têm a capacidade aumentar o gasto energético do seu organismo durante o processo digestivo e metabólico", explica Luciana Harfenist, nutricionista da Funcionali Nutrição Funcional Personalizada.
Segundo Luciana, a termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e  algumas interferências neste sistema  podem ajudar no emagrecimento e também no controle da obesidade. Na prática isso significa que aliar uma dieta saudável e rica em exercícios com o consumo da pimenta potencializa o gasto calórico, acelerando aqueles resultados tão esperados.
No entanto, não adianta pensar que apenas incluir a pimenta no cardápio irá mudar muita coisa. Ou seja, ela deve funcionar como um complemento, nunca como agente principal. "De acordo com algumas pesquisas, além de aumentar a temperatura do corpo, o consumo de pimenta também liberaria catecolaminas, que diminuiriam o apetite, auxiliando na perda de peso", conta a nutricionista Karine Nunes Costa Durães.
O gosto ardido do alimento é gerado pela capsaicina, que além de servir como termogênico possui outras funções benéficas para o organismo. "Estudos conseguiram comprovar que a capsaicina possui também propriedades antioxidantes, moduladora da inflamação, anticarcinogênicas e antimutagênicas", explica Luciana. Além disso, o alimento também é fonte de vitamina C, ácido fólico, licopeno e outras diversas substâncias.
Mas diferente de outros termogênicos, como canela e chá verde é preciso moderação na ingestão de pimenta, isso porque, alguns de seus ingredientes podem causar irritação estomacal e agravar outras doenças. "Pessoas que possuem patologias como úlcera, gastrite, hemorroida ou algum desconforto gástrico relacionado ao consumo da pimenta devem evitá-la", diz Karine.
Caso você não tenha costume de consumir o alimento em suas refeições, a dica é começar aos poucos, ou seja, antes de se entregar de vez aos benefícios da pimenta, é preciso saber qual a sua tolerância para o alimento. Uma dica da nutricionista Luciana é ir aumentando a quantidade aos poucos, para então conhecer o seu limite de tolerância.
De acordo com Karine, ainda não existe uma quantidade determinada de ingestão para que o alimento faça algum efeito positivo no organismo. Mas pesquisas realizadas neste sentido mostram que 3 gramas diáriasjá ajudam a turbinar os efeitos da dieta.
Para evitar o gosto ardido na boca, que desagrada muita gente, as duas nutricionistas sugeriram opções distintas. "Uma alternativa é solicitar ao nutricionista uma suplementação com a substância, para que a mulher não sinta o ardor", explica Karine. Já existe no Brasil cápsulas de termogênicos em pó, que podem fazer esta função, mas é importante consultar com um profissional para saber sobre os efeitos do remédio. A nutricionista Luciana sugere misturar a pimenta em molhos e temperos.
================
Receitas:

Para te ajudar nesta missão, seguem duas receitas elaboradas pela nutricionista Luciana

Tempero base para marinadas de carne e frango

Ingredientes:
- 1kg de cebolas
- 1 xícara de azeite
- 1 xícara de vinagre
 - 4 colheres (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de pimenta
- 1 colher de cúrcuma

Modo de preparo:
Liquidificar tudo e guardar em um vidro na geladeira. Serve para todo tipo de prato salgado. Usar uma base de oito colheres (sopa) por quilo de carne.
----------------------
Azeite com Pimentas (tempero para saladas ou para uso em diversas receitas)
 
Esse azeite fica muito saboroso e picante, podendo ser usado com carnes de aves ou carnes vermelhas.

Ingredientes:
- 300 ml de azeite de oliva
- 200 ml de óleo de girassol
- 4 pimentas malaguetas 

Modo de preparo:
Lave as pimentas e seque-as, cuidadosamente, sem retirar os pedúnculos. Coloque os óleos e as pimentas em uma garrafa esterilizada e completamente seca, deixe por alguns dias antes de usar.
(validade aproximada de 1 mês)
=====================



__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Moderadores:

sandrinne2@gmail.com
frida78br@yahoo.com.br



"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula".

Mahatma Gandhi
Pode ter muita gente especial interessada em você! Deixe te conhecerem!
.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...